Por onde andam os vencedores do prêmio de melhor do mundo na década de 70?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Eles fizeram gols decisivos, protagonizaram jogadas deslumbrantes, ajudaram seus times a conquistar os títulos mais importantes do planeta e acabaram recompensados com a maior honraria individual do futebol: foram eleitos o melhor do mundo.
Hoje, estão aposentados e vivem o futebol de uma forma completamente diferente do que quando eram eles reis do gramado e os ídolos da multidão que ama a modalidade.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo os paradeiros atuais de todos os jogadores que ganharam durante a década de 1970 a Bola de Ouro, prêmio concedido pela revista "France Football" ao melhor jogador do ano.
Como naquela época o troféu era exclusivo para atletas europeus, foi preciso tomar uma licença poética para inserir o verdadeiro craque do planeta de um dos anos daquela década: 1978, quando a Argentina se sagrou campeã mundial pela primeira vez.
Mas, afinal, o que será que esses craques andam fazendo da vida atualmente?
FRANZ BECKENBAUER
Ex-líbero
74 anos
Alemão
Bola de Ouro em 1972 e 1976
Maior nome da história do futebol alemão fez parte da geração que colocou o Bayern no mapa internacional da bola, com a conquista de três títulos consecutivos da Liga dos Campeões (1974, 1975 e 1976) —em dois desses anos, ficou com a Bola de Ouro. Ex-companheiro de Pelé no New York Cosmos, Beckenbauer fez um pouco de tudo depois de pendurar as chuteiras. Foi treinador (e ganhou a Copa-1990 pela Alemanha), presidiu o comitê organizador da Copa-2006, trabalhou como comentarista e fez parte do comitê executivo da Fifa. Investigado por corrupção, chegou a ser proibido de exercer qualquer atividade ligada ao futebol. Hoje, com a saúde debilitada, responde a inquérito por supostas falcatruas na organização do Mundial de 14 anos atrás.
OLEG BLOKHIN
Ex-atacante
67 anos
Ucraniano
Bola de Ouro em 1975
Artilheiro máximo da seleção soviética, ganhou a Bola de Ouro ao ser o protagonista do título da Recopa Europeia conquistada pelo Dínamo de Kiev em 1975. Como jogador, Blokhin disputou duas edições da Copa do Mundo e até hoje é lembrado como um dos grandes nomes da história do futebol do Leste Europeu. Depois de aposentado, cumpriu dois mandatos como deputado na Ucrânia e treinou a seleção que tinha Andriy Shevchenko como estrela em seu primeiro Mundial como nação independente (2006).
ALLAN SIMONSEN
Ex-atacante
67 anos
Dinamarquês
Bola de Ouro em 1977
Um dos jogadores menos conhecidos que já ganharam a Bola de Ouro, Simonsen defendeu o Barcelona e atuou na Inglaterra. Porém, foi no Borussia Mönchengladbach, que viveu o auge de sua carreira. Em 1975, dois anos antes de ser eleito o craque da Europa, o dinamarquês foi campeão alemão e da Copa da Uefa pelo clube. Simonsen até teve uma carreira de treinador, mas não obteve sucesso. Seus trabalhos mais conhecidos foram as passagens pelas seleções de Luxeburgo e Ilhas Faroe. Desde 2013, está aposentado dos bancos de reservas.
MARIO KEMPES
Ex-atacante
65 anos
Argentino
Craque da Copa do Mundo de 1978
Por ser argentino, não pode ganhar a Bola de Ouro. No entanto, foi o grande nome do futebol em 1978. Naquele ano, o então jogador do Valencia foi campeão, artilheiro e craque da Copa do Mundo. O sucesso fez Kempes virar até nome de estádio (ele batiza a casa do Talleres e do Belgrano, em Córdoba). O argentino até tentou ser treinador depois da aposentadoria, mas deu certo mesmo como comentarista esportivo. Atualmente, o ex-atacante faz parte da equipe da ESPN latino-americana e empresta sua voz para as versões anuais do game Fifa.
KEVIN KEEGAN
Ex-atacante
69 anos
Inglês
Bola de Ouro em 1978 e 1979
Idolatrado pela torcida do Liverpool, ajudou os Reds a ganharem três títulos ingleses e um europeu. Mas, curiosamente, Keegan só conseguiu conquistar a Bola de Ouro depois que se transferiu para o Hamburgo, clube onde venceu apenas uma edição da Bundesliga (1978/79). O ex-atacante foi um treinador importante do futebol inglês entre as décadas de 1990 e 2000 e até chegou a comandar a seleção na Euro-2000. Ele também dirigiu Newcastle e Fulham.
KARL-HEINZ RUMMENIGGE
Ex-atacante
64 anos
Alemão
Bola de Ouro em 1980
Segundo maior artilheiro da história do Bayern de Munique, ganhou a Chuteira de Ouro de 1980 ao vencer a Euro com a seleção da Alemanha Ocidental. Após a aposentadoria, trabalhou em duas Copas do Mundo (1990 e 1994) como comentarista antes de retornar ao gigante bávaro como político. Presidente do conselho diretivo do Bayern, Rummenigge é hoje o homem forte do futebol do maior time da Alemanha. É ele quem manda nos treinadores e decide quais jogadores serão contratados e negociados.
JOHAN CRUYFF
Ex-atacante
Morreu em 2016, aos 68 anos
Holandês
Bola de Ouro em 1971, 1973 e 1974
Tricampeão do prêmio europeu, foi o grande nome do futebol mundial na década de 1970. Cérebro que comandava dentro de campo a seleção holandesa vice-campeã mundial de 1974, Cruyff popularizou a ideia de futebol total e defendeu essa bandeira até o fim da vida. Ainda quando jogador, o holandês introduziu esse estilo de jogo no Barcelona. Já como treinador dos catalães, entre 1988 e 1996, montou um esquadrão que ficou conhecido coo "Dream Team". No total, Cruyff ganhou quatro edições da Liga dos Campeões: três como atleta do Ajax (1971, 1972 e 1973) e uma dirigindo o Barça (1992).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.