Topo

Rafael Reis

7 brasileiros veteranos que estão no exterior para seu time repatriar

Thiago Silva, zagueiro do PSG, em jogo contra o Olympique de Marselha - Bertrand Guay/AFP
Thiago Silva, zagueiro do PSG, em jogo contra o Olympique de Marselha Imagem: Bertrand Guay/AFP

22/04/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No futebol atual, idade muitas vezes é um número que não significa muita coisa. Principalmente, quando estamos falando de jogadores de alto nível técnico e que construíram carreiras das mais interessantes no primeiro escalão do futebol mundial.

É por isso que os clubes brasileiros precisam ficar de olhos bem abertos nos jogadores já trintões nascidos por aqui e que estão há anos e mais anos no exterior. Talvez esse seja o momento ideal para repatriá-los.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete veteranos brasileiros que atuam na Europa ou na Ásia que seriam reforços bastante plausíveis para os times do futebol pentacampeão mundial no segundo semestre deste ano e no começo de 2021.

THIAGO SILVA
Zagueiro
35 anos
Paris Saint-Germain (FRA)

Veterano de três Copas do Mundo e capitão da seleção em 2014, o zagueiro brasileiro mais bem sucedido da década defende o Paris Saint-Germain desde 2012 e já tem mais de 300 partidas disputadas pelo clube francês. Seu contrato mais recente foi assinado há três anos e vence no fim desta temporada. Antes da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o PSG não mostrava intenção de renová-lo. Agora, com a dificuldade que deve ter para contratar novos jogadores, o cenário mudou. Mesmo assim, caso Thiago Silva queria um acordo válido por mais de um ou dois anos, o melhor é buscar um novo clube... talvez até no Brasil.

ROBINHO
Atacante
36 anos
Istambul Basaksehir (TUR)

O atacante brasileiro vive um dos piores momentos de sua carreira. Na atual temporada, passou a maior parte do tempo no banco e não fez sequer um golzinho em 18 partidas. A última vez que balançou as redes, aliás, está prestes a completar aniversário de um ano. Para completar, seu contrato com o Basaksehir chega ao fim nesta temporada. A soma tudo isso é o cenário perfeito de mais uma volta de Robinho ao Brasil. O favorito para contratá-lo, como não poderia ser diferente, é o Santos. O presidente do clube, José Carlos Peres, tem admitido seguidamente desde o segundo semestre do ano passado ter interesse em repatriar o atacante.

TAISON
Meia-atacante
32 anos
Shakhtar Donetsk (UCR)

Taison - David Ramos - FIFA/FIFA via Getty Images - David Ramos - FIFA/FIFA via Getty Images
Imagem: David Ramos - FIFA/FIFA via Getty Images

Depois de uma década atuando no futebol europeu e sete temporadas vestindo a camisa do Shakhtar Donetsk, o meia-atacante está construindo seu retorno ao Brasil. Na semana passada, Taison fez uma live no Instagram e afirmou que, "se Deus quiser", será novamente jogador do Internacional no próximo ano. O clube gaúcho, onde ele iniciou a carreira, pretende repatriá-lo assim que seu contrato com o Shakhtar terminar, no meio de 2021. No entanto, como o vínculo já está perto do fim, é possível descolar um belo desconto para contratá-lo já na próxima janela de transferências.

MIRANDA
Zagueiro
35 anos
Jiangsu Suning (CHN)

Outro exemplo de jogador que está há muito tempo afastado do Brasil, Miranda atua no exterior desde 2011. Depois de passar por Atlético de Madri e Inter de Milão, o defensor se transferiu no ano passado para a China. Seu contrato com o Jiansu Suning vai até o meio de 2021. No entanto, é totalmente possível negociar com os chineses para conseguir uma liberação mais cedo. Apesar de já ter 35 anos e não caber mais na seleção, Miranda ainda tem futebol suficiente para ser titular em praticamente todos os clubes do futebol brasileiro.

HULK
Atacante
33 anos
Shanghai SIPG (CHN)

O atacante fortão, que defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo-2014, vive um longo namoro com o Palmeiras, seu time de coração. A equipe alviverde tem a expectativa de contratar Hulk no começo do próximo ano, quando seu contrato com o Shanghai SIPG chega ao fim. No entanto, há uma cláusula no acordo que prevê sua renovação automática por mais 12 meses caso ninguém se manifeste ao contrário. Ou seja, se quiser vir para o Brasil em 2021, para jogar no Palmeiras ou em qualquer outra equipe, Hulk precisa avisar os chineses e anular essa renovação, o que ele ainda não fez.

LUIZ GUSTAVO
Volante
32 anos
Fenerbahce (TUR)

O volante disputou 40 partidas pela seleção e esteve na Copa-2014. Mesmo assim, anda um tanto quanto esquecido pelo torcedor brasileiro. Aos 32 anos, o ex-jogador do Bayern de Munique está em sua primeira temporada no Fenerbahce e tem desempenhado um papel razoável na Turquia. Mesmo assim, trazê-lo de volta ao Brasil não é uma missão impossível. Como nunca atuou em um clube grande daqui, Luiz Gustavo provavelmente seria seduzido por uma boa proposta financeira que lhe proporcionasse essa oportunidade.

MARIANO
Lateral direito
33 anos
Galatasaray (TUR)

Mariano, lateral do Galatasaray - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Mais um nome que não costuma ser tão lembrado por aqui, o ex-lateral direito do Fluminense teve uma carreira bastante sólida na Europa, onde defendeu Bordeaux e Sevilla, e continua sendo importante em um time que bate cartão na Liga dos Campeões da Europa. Mas, apesar de titular absoluto do Galatasaray, Mariano também tem uma boa motivação para vir jogar no Brasil. Como seu contrato termina no fim desta temporada e ele já tem 33 anos, não dá mais para desperdiçar alguma proposta interessante que lhe apresente a chance de assinar um vínculo maior.