Campeonato Inglês volta hoje e pode ter campeão já no domingo; veja cenário
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Depois de quase 100 dias de paralisação em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Campeonato Inglês retoma suas atividades hoje (17) com duas partidas e uma certeza: o Liverpool encerrará um jejum de 30 anos e ficará com o título.
Faltando nove rodadas (além de alguns jogos atrasados pelo caminho) para o fim da competição, a equipe dirigida por Jürgen Klopp tem 25 pontos de vantagem para o vice-líder, Manchester City.
Por isso, a grande questão da volta da Premier League é quando os Reds poderão novamente gritarem que são campeões ingleses, algo que aconteceu pela última vez lá na temporada 1989/1990, quando boa parte do atual elenco nem havia nascido?
Para ajudar o torcedor do Liverpool a se programar para a festa, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo uma série de simulações que mostram as principais possibilidades de data exata para a conquista do título.
Vamos começar pelo cenário mais benéfico aos Reds. Nessa projeção, Roberto Firmino, Mohamed Salah, Alisson e companhia podem faturar a taça já no domingo e contra seu arquirrival de cidade, o Everton.
Para que isso aconteça, o Liverpool torcer para que o City seja derrotado pelo Arsenal, hoje, e vencer o clássico no fim de semana. Assim, abriria 28 pontos para o segundo colocado, que só poderia somar mais 27 até o fim do campeonato.
Mas, mesmo que o time dirigido por Pep Guardiola vá vencendo todos os compromissos que surgirem pela frente, a disputa pela taça não deve permanecer aberta por muito tempo.
Afinal, se o Liverpool derrotar o Everton, será campeão inglês com uma nova vitória na rodada seguinte, sobre o Crystal Palace, na próxima quarta-feira, independente dos resultados obtidos pelo City.
Nessa situação, os virtuais vencedores da temporada 2019/2020 chegariam a 88 pontos, e o segundo melhor time da Inglaterra no momento poderia atingir no máximo 87 até o encerramento do campeonato.
Mesmo que tropece em uma das duas próximas rodadas, o Liverpool ainda terá uma chance de ouro de liquidar a fatura no dia 2 de julho. Seu terceiro compromisso pós-quarentena será justamente o clássico contra o City.
E uma vitória no confronto direto, se a disputa ainda não estiver encerrada até lá, deve colocar um ponto final na corrida pela taça.
O Reino Unido, do qual a Inglaterra faz parte, foi um dos países da Europa mais afetados pela pandemia. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o vírus infectou pelo menos 295 mil pessoas e causou mais de 41 mil mortes por lá.
Próximos jogos
Aston Villa x Sheffield Unites (17/06, às 14h)
Manchester City x Arsenal (17/06, às 16h15)
Norwich x Southampton (19/06, às 14h)
Tottenham x Manchester United (19/06, às 16h15)
Watford x Leicester (20/06, às 8h30)
Brighton x Arsenal (20/06, às 11h)
West Ham x Wolverhampton (20/06, às 13h30)
Bournemouth x Crystal Palace (20/06, às 15h45)
Newcastle x Sheffield United (21/06, às 10h)
Aston Villa x Chelsea (21/06, às 12h15)
Everton x Liverpool (21/06, às 15h)
Manchester City x Burnley (22/06, às 16h)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.