Estrela solitária? 7 famosos que Dudu irá encontrar no futebol do Qatar
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Depois de cinco anos defendendo o Palmeiras, Dudu está de casa nova. A partir do dia 3 de agosto, quando abre a janela de transferências no Qatar, ele será jogador do Al-Duhail, líder do campeonato nacional.
A transferência, a princípio, é por empréstimo de um ano. Mas, em junho de 2021, o clube asiático poderá exercer a opção de compra e permanecer com o atacante. Caso essa cláusula seja acionada, o negócio movimentará um total de 13 milhões de euros (R$ 78 milhões).
Apesar da fama construída no Brasil, Dudu não chega ao país-sede da próxima Copa do Mundo como o protagonista do futebol local. Afinal, há algumas outras estrelas com vivência em grandes clubes da Europa vivendo por lá.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete nomes bastante conhecidos no cenário internacional da bola que estão atualmente no futebol qatariano e farão companhia ao ex-camisa 7 do Palmeiras.
XAVI HERNÁNDEZ
Técnico
40 anos
Espanhol
Al-Sadd
O maior nome do futebol qatariano na atualidade não está dentro de campo, mas sim no banco de reservas. Campeão da Copa do Mundo de 2010 com a seleção espanhola e "dono" do meio-campo do Barcelona nos melhores anos da "era Messi", Xavi Hernández migrou para o Oriente Médio em 2015 e defendeu durante quatro temporadas o Al-Sadd. Assim que se aposentou, no ano passado, iniciou a carreira de treinador no próprio clube e por lá permanece até hoje, apesar dos frequentes rumores de que pode ser o próximo comandante do Barça. Ainda como jogador, ele foi campeão nacional em 2019 e tem três títulos de diferentes copas conquistados em 2017.
NIGEL DE JONG
Volante
35 anos
Holandês
Al-Shahania
Adversário de Xavi na final do Mundial da África do Sul, há uma década, o truculento volante holandês segue medindo forças contra o espanhol... e levando a pior. De Jong, que já passou por Milan e Manchester City, está em sua segunda temporada no Qatar e vai sofrendo com o Al-Shahania. O lanterna da competição só venceu uma das 17 partidas que disputou nesta temporada e somou míseros dez pontos até o momento. De Jong participou dos 90 minutos de todos os jogos e até já se arriscou como meia-atacante para tentar mudar a sorte do time.
SANTI CAZORLA
Meia
35 anos
Espanhol
Al-Sadd
Bicampeão da Euro com a Espanha em 2008 e 2012, o veterano meio-campista acabou de se despedir do Villarreal, onde é ídolo, para se juntar ao elenco do Al-Sadd e melhorar as opções de Xavi. O camisa 8, que também defendeu o Arsenal, é a principal cara nova do Campeonato Qatariano para sua próxima temporada do futebol no país, que começa em setembro. Ele deve se apresentar ao novo clube no início de agosto, após um curto período de férias.
MEHDI BENATIA
Zagueiro
33 anos
Marroquino
Al-Duhail
O defensor marroquino será o companheiro mais famoso de Dudu no Al-Duhail. Benatia esteve na última Copa do Mundo, defendeu Roma, Bayern de Munique e Juventus e até assistiu do banco de reservas a uma decisão de Liga dos Campeões da Europa (em 2017, quando fazia parte do elenco da Juve). Benatia se transferiu para o Qatar em janeiro do ano passado, foi vice na temporada de estreia e atualmente é o líder da defesa menos vazada da primeira divisão.
GABRIEL MERCADO
Zagueiro
33 anos
Argentino
Al-Rayyan
Ex-River Plate e Sevilla, o argentino esteve no Mundial da Rússia, há dois anos, e 12 meses depois trocou o futebol europeu pelo Qatar. No Oriente Médio, Mercado tem sido uma figura importante na luta do Al-Rayyan pelo título. A equipe dirigida pelo uruguaio Diego Aguirre ocupa a segunda colocação da Stars League e tem quatro pontos de desvantagem para o Al-Duhail. Restam cinco rodadas para o fim da temporada.
YACINE BRAHIMI
Meia-atacante
30 anos
Argelino
Al-Rayyan
Terceiro colocado na artilharia do Campeonato Qatariano, com 11 gols, o meia-atacante que se destacou durante cinco temporadas com a camisa do Porto é um raro exemplo de jogador de alto nível na Europa que se transferiu para a Ásia ainda no auge da forma física. Brahimi assinou com o Al-Rayyan no ano passado, ainda antes de virar "trintão". Como ainda tem potencial de revenda, o camisa 8 tem a maior cláusula rescisória do futebol do país: 60 milhões de euros (R$ 360 milhões).
MARC MUNIESA
Zagueiro
28 anos
Espanhol
Al-Arabi
Formado nas categorias de base do Barcelona, era tratado como o "novo Carles Puyol" logo que subiu para o time profissional e fez parte do elenco que ganhou a Champions nas temporadas 2008/2009 e 2010/2011. Mas o início foi também o auge da carreira de Muniesa. Depois de deixar o Barça, o zagueiro ainda atuou no Stoke City, da Inglaterra, e voltou à Espanha para defender o Girona. Em agosto passado, aceitou convite para jogar no Al-Arabi, time de meio de tabela no Qatar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.