Depois de 22 anos, Champions volta a ter final com 2 campeões nacionais
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Pela primeira vez nos últimos 22 anos, a Liga dos Campeões da Europa terá uma decisão que justifica totalmente o nome da competição.
A vitória por 3 a 0 sobre o Lyon, nesta quarta-feira, não só colocou o Bayern de Munique como adversário do Paris Saint-Germain no jogo que vale o título continental, como também deu ao torneio uma final entre dois vencedores dos seus campeonatos nacionais.
Isso é algo muito raro na história moderna da Champions. A última vez que a competição foi decidida entre dois times que haviam sido campeões nacionais no ano anterior foi na temporada 1997/98, quando o Real Madrid, melhor da Espanha, desbancou a Juventus, número um da Itália.
Aquele também foi o primeiro ano em que a competição interclubes mais badalada do mundo se abriu para times que não haviam conquistado o título das suas ligas e permitiu a entrada de vice-campeões nacionais (e, posteriormente, de terceiro ou quarto colocados).
Ou seja, se ainda adotasse os mesmos critérios de classificação que vingavam até meados da década de 1990, a Champions teria tido decisões diferentes em todos os anos entre 1999 e 2019.
Na temporada passada, por exemplo, a final europeia reuniu Liverpool, que se classificou para o torneio por ter sido quarto colocado no Campeonato Inglês de 2017, e Tottenham, terceiro na mesma edição da Premier League.
Mas, desta vez, é diferente. PSG e Bayern não só venceram suas ligas nacionais no ano passado, como renovaram seus títulos nos últimos meses e construíram hegemonias em seus países.
Os bávaros ganharam todas as últimas oito edições da Bundesliga, enquanto os parisienses faturaram sete troféus da Ligue 1 desde 2013. Ambos são verdadeiros campeões, que agora vão se enfrentar para escolher quem é o campeão dos campeões da Europa.
PSG e Bayern decidem no domingo, a partir das 16h (de Brasília), no estádio da Luz, em Lisboa, capital de Portugal, quem será o sucessor do Liverpool no posto de melhor equipe de futebol da Europa.
O clube francês busca seu primeiro título da Champions e a consagração de um projeto iniciado em 2011, quando foi comprado por um fundo de investimentos ligado ao governo do Qatar, que visava colocá-lo entre os times mais poderosas do planeta.
Já os bávaros, que fazem parte desse primeiro escalão da bola desde a "era Beckenbauer", lá na década de 1970, querem levantar a "Orelhuda" pela sexta vez. Eles ganharam a competição em 1974, 1975, 1976, 2001 e 2013.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.