Por onde andam 7 ex-Flamengo que estão "escondidos" no exterior?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O que aconteceu com aquele jogador que vestiu a camisa do seu time de coração, talvez até tenha conquistado algum título por lá, aceitou uma proposta para jogar no exterior e simplesmente desapareceu do radar da imprensa brasileira?
É bem provável que ele esteja "escondido" em algum cantinho do mundo que não sejam os principais campeonatos nacionais da Europa (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão ou Francês) e nem tenha o prazer de disputar a Liga dos Campeões.
Desde o mês passado e durante 13 semanas, o "Blog do Rafael Reis" está mergulhando na caça desses atletas para apresentar a vocês, leitores, os paradeiros de alguns deles.
Neste quinto episódio, mostramos hoje o que andam fazendo da vida sete jogadores que passaram recentemente pelo Flamengo e hoje estão "perdidos no mundo"... Ou melhor, estavam, já que encontramos todos eles.
VÁGNER LOVE
Atacante
36 anos
Kairat Almaty (CAZ)
O "artilheiro do amor" teve duas passagens pelo Flamengo. Em 2010, foi emprestado pelo CSKA por apenas seis meses e acabou como goleador do Estadual do Rio. Dois anos depois, teve seus direitos econômicos comprados pelo clube retornou à Gávea para dividir os holofotes da equipe com Ronaldinho Gaúcho. A parceria, no entanto, não rendeu nenhum título, e Love foi embora no começo de 2013. Sete anos mais tarde, o agora já veterano atacante é um dos protagonistas do futebol do Cazaquistão e já meteu três gols nesta temporada pelo Kairat Almaty, líder do campeonato nacional.
GUSTAVO CUÉLLAR
Volante
27 anos
Al-Hilal (ARA)
O colombiano foi um dos principais jogadores do Flamengo entre 2016, quando chegou ao Brasil, e o primeiro semestre do ano passado. Mesmo assim, optou por sair quando recebeu uma proposta do Al-Hilal, em agosto de 2019. O adeus a um time que acabaria conquistando os títulos brasileiro e da Libertadores não foi bem digerido pela torcida, que atacou bastante Cuéllar nas redes sociais. Em um ano na Arábia Saudita, o volante já faturou uma taça do campeonato nacional e também a Liga dos Campeões da Ásia (porém não entrou em campo na conquista continental).
ANDERSON PICO
Lateral esquerdo
31 anos
Metal Kharkiv (UCR)
Dono de um potente chute na perna esquerda e de um físico pouco comum para um lateral, Pico chegou ao Flamengo em 2014 e permaneceu vinculado ao clube durante duas temporadas. Depois da passagem pelo Rio, nunca mais conseguiu atuar em equipes do primeiro escalão. Nos últimos anos, jogou por times pequenos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Na semana passada, selou o retorno para a Europa. Mas o Metal Kharkiv, clube que o contratou, disputa apenas a terceira divisão do Campeonato Ucraniano.
HENRIQUE DOURADO
Atacante
31 anos
Henan Jianye (CHN)
Tirado do arquirrival Fluminense depois de ter sido artilheiro do Campeonato Brasileiro, o centroavante não brilhou tanto assim com a camisa rubro-negra. Apesar dessa certa "decepção", foi o goleador do Fla em 2018 e conseguiu uma lucrativa transferência para a China por 5,2 milhões de euros (R$ 33,5 milhões). Após um empréstimo ao Palmeiras na temporada passada para recuperar a forma física depois de uma grave lesão, Dourado voltou a se destacar no Henan Jianye. Apesar da péssima campanha do segundo pior time da temporada chinesa, o centroavante já meteu seis bolas nas redes em 11 partidas que disputou.
MURALHA
Volante
27 anos
Al-Hazem (ARA)
Formado nas categorias de base do Flamengo, foi campeão da Copa São Paulo de 2011 e teve um bom início de trajetória na equipe principal, o que lhe rendeu até mesmo uma proposta da Udinese, da Itália. Mas Muralha rejeitou a oferta, acabou também perdendo espaço no time rubro-negro e passou a ser emprestado para clubes menores, como Portuguesa, Bragantino (antes da era Red Bull) e Luverdense. Em 2016, transferiu-se para a Coreia do Sul. Depois de dois anos no Pohang Steelers, mudou de país na Ásia. Na temporada passada, foi rebaixado com o Al-Hazem para a segunda divisão da Arábia Saudita.
KAYKE
Atacante
32 anos
Qatar SC (QAT)
Apesar de ter se profissionalizado no Flamengo, o centroavante só foi ter uma quantidade razoável de chances pelo clube em 2015, quando já tinha 27 anos e havia rodado por vários clubes do Brasil e do exterior. Mesmo não sendo um primor técnico e nem titular absoluto da equipe (era mais um reserva do peruano Paolo Guerrero), Kayke chegou a ter algum destaque na Gávea e é lembrado com carinho pela torcida. No Oriente Médio desde o ano passado, é o principal homem de frente e o responsável por mais de 30% dos gols marcados pelo Qatar SC, time de meio de tabela do país-sede da próxima Copa do Mundo.
MATTHEUS
Meia-atacante
26 anos
Sporting (POR)
Filho do tetracampeão mundial Bebeto, era tratado como craque na base do Flamengo e passou por todas as seleções brasileiras inferiores. Mas, depois que se profissionalizou, Mattheus nunca mais mostrou que era "tudo isso". Ele até teve algumas chances no time que o revelou antes de ser emprestado e depois cedido em definitivo ao Estoril Praia. Há cinco anos e meio em Portugal, o meia-atacante até está em um dos grandes do país, mas não joga praticamente nunca. Na temporada passada, foi relacionado apenas duas vezes pelo Sporting. E, em ambas oportunidades, nem saiu do banco de reservas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.