Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores do Grêmio que estão "escondidos" no exterior?

Fernandinho fez gol pelo Grêmio na final da Libertadores e hoje joga na China - Lucas Uebel/Grêmio
Fernandinho fez gol pelo Grêmio na final da Libertadores e hoje joga na China Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

28/10/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O que aconteceu com aquele jogador que vestiu a camisa do seu time de coração, talvez até tenha conquistado algum título por lá, aceitou uma proposta para jogar no exterior e simplesmente desapareceu do radar da imprensa brasileira?

É bem provável que ele esteja "escondido" em algum cantinho do mundo que não sejam os principais campeonatos nacionais da Europa (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão ou Francês) e nem tenha o prazer de disputar a Liga dos Campeões.

Desde agosto e durante 13 semanas, o "Blog do Rafael Reis" está mergulhando na caça desses atletas para apresentar a vocês, leitores, os paradeiros de alguns deles.

Neste nono episódio, mostramos hoje o que andam fazendo da vida sete jogadores que passaram recentemente pelo Grêmio e hoje estão "perdidos no mundo"... Ou melhor, estavam, já que encontramos todos eles.

FERNANDINHO
Atacante
34 anos
Chongqing Dangdai Lifan (CHN)

Peça importante na conquista da Libertadores-2017, o atacante marcou um dos gols da vitória sobre o Lanús, na decisão do torneio, e caiu nas graças do torcedor gremista. Cerca de um mês depois da conquista, deixou o clube para tentar a sorte na China. Desde então, veste a camisa do Chongqing Dangdai Lifan. Nesta temporada, levou o time até as quartas de final da Superliga, um resultado bem importante para quem está acostumado a ocupar a parte de baixo da tabela. O jogador, que tem mais um ano de contrato na Ásia, já afirmou que pretende voltar a defender o Grêmio antes da aposentadoria.

MARCELO GROHE
Goleiro
33 anos
Al-Ittihad (ARA)

Marcelo Grohe - Edison Vara/Reuters - Edison Vara/Reuters
Imagem: Edison Vara/Reuters

Um dos maiores ídolos do Grêmio nesta década, também fez parte do time campeão da Libertadores há três anos e chegou à seleção brasileira graças às atuações que teve com a camisa tricolor. Cria das categorias de base do clube, Grohe passou 13 anos defendendo a meta gremista até ser negociado com o futebol da Arábia Saudita no fim de 2018. Desde então, joga no Al-Ittihad, um gigante do país, mas que anda mal das pernas nos últimos tempos. Seu último título nacional foi em 2009 e, na temporada passada, terminou o campeonato nacional só na 11ª posição.

JAEL
Atacante
31 anos
Matsumoto Yamaga (JAP)

Jael - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Centroavante à moda antiga, conseguiu entregar os gols que o Grêmio precisava mesmo sem ser um primor do ponto de vista técnico. Assim como Fernandinho e Grohe, ajudou a equipe gaúcha a ser a melhor equipe da América do Sul em 2017. Jael permaneceu no clube até fevereiro do ano passado, quando foi vendido para o FC Tokyo, do Japão. Como decepcionou em sua primeira temporada no Oriente, acabou emprestado para o Matsumoto Yamaga, que disputa a J-League 2. Mas seu desempenho na segunda divisão nipônica também está longe do ideal. Jael só foi a campo em nove das 29 rodadas já disputadas da competição e marcou apenas um golzinho.

MILER BOLAÑOS
Meia-atacante
30 anos
Shanghai Shenhua (CHN)

Miler Bolaños (Grêmio) - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Uma das contratações mais caras da história do Grêmio, custou 4,5 milhões de euros (R$ 30 milhões, na cotação atual) e chegou a Porto Alegre com status de grande reforço pelo que vinha fazendo no Emelec e na seleção equatoriana. Mas a estadia de Bolaños no Brasil não foi das mais agradáveis. Prejudicado por problemas físicos e sem render tudo que podia, passou longos períodos afastado do time. A passagem só não foi completamente desastrosa porque ele marcou um dos gols da decisão da Copa do Brasil-2016, conquistada pelo Grêmio. Depois de dois anos no México, o equatoriano assinou há menos de um mês com o Shanghai Shenhua, da China.

LUCAS BARRIOS
Atacante
35 anos
Gimnasia La Plata (ARG)

Barrios - Jefferson Bernardes/AFP - Jefferson Bernardes/AFP
Imagem: Jefferson Bernardes/AFP

O atacante nascido na Argentina, mas que optou por defender a seleção paraguaia, chegou ao Grêmio depois de uma passagem cheia de altos e baixos pelo Palmeiras. Mas, no sul do Brasil, rendeu bem mais do que no time anterior. Barrios fez seis gols na campanha vitoriosa na Libertadores-2017 e foi o vice-artilheiro do time dirigido por Renato Gaúcho. Mas, depois do Mundial de Clubes, decidiu retornar para sua terra natal e assinou com o Argentinos Juniors. Quase três anos depois da transferência, o centroavante ainda atua no futebol Hermano, mas seu clube atual é o Gimnasia La Plata, onde é dirigido por Diego Maradona.

FRICKSON ERAZO
Zagueiro
32 anos
9 de Octubre (EQU)

Frickson Erazo (Grêmio) - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

O equatoriano rodou bastante pelo futebol brasileiro e também defendeu Flamengo, Atlético-MG e Vasco. No Grêmio, permaneceu durante apenas uma temporada (2015) e foi importante em um período em que a dupla Pedro Geromel/Walter Kannemann ainda não havia sido formada. Erazo retornou ao Equador no ano passado e jogou durante 12 meses no Barcelona de Guayaquil, um dos times mais importantes do seu país. Em fevereiro, no entanto, transferiu-se para o 9 de Octube, que disputa a segunda divisão local.

LÉO JARDIM
Goleiro
25 anos
Boavista (POR)

Léo Jardim (Grêmio) - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Revelado na base gremista, era reserva de Marcelo Grohe e foi negociado com o exterior depois de ter apenas algumas poucas oportunidades no time principal. Primeiro, Léo Jardim foi emprestado ao Rio Ave, de Portugal. Na temporada passada, transferiu-se para o Lille, onde voltou a ser opção de banco. Em busca de mais minutos, acabou cedido para o Boavista, penúltimo colocado do Campeonato Português. O brasileiro até assumiu a titularidade da equipe do Porto, mas já sofreu 12 gols em apenas cinco partidas.