7 jogadores famosos que ainda não estrearam nesta temporada europeia
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A temporada 2020/21 do futebol europeu já começou há quase três meses. Mas não para todos os jogadores que atuam em clubes do primeiro escalão dos principais campeonatos nacionais do Velho Continente.
Devido a problemas físicos, questões mal resolvidas com dirigentes ou simplesmente decisões de treinadores, há vários atletas bem conhecidos do grande público que ainda não disputaram sequer uma partida oficial nesta temporada.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores que ainda aguardam a primeira oportunidade de ir a campo na atual temporada... pelo menos, por equipes principais dos clubes que defendem.
MESUT ÖZIL
Meia
32 anos
Alemão
Arsenal (ING)
Vencedor da Copa 2014 com a seleção alemã e dono do maior salário do elenco do Arsenal (cerca de 20 milhões de euros, ou R$ 126 milhões, por temporada), Özil está vivendo uma espécie de férias (muito bem) remuneradas em Londres. O meia entrou em atrito com Arteta e com o diretor de futebol, Edu Gaspar, desapareceu das convocações da equipe londrina e nem foi inscrito no Campeonato Inglês desta temporada. Sua última aparição com a camisa dos Gunners foi em março, antes do futebol na Europa ser paralisado por causa da pandemia da Covid-19. Mas o afastamento de Özil dos gramados já tem data para terminar. Em junho, seu contrato com o Arsenal chega ao fim e ele terá de buscar um novo clube para retomar a carreira.
SAMUEL UMTITI
Zagueiro
27 anos
Francês
Barcelona (ESP)
Campeão mundial com a seleção francesa há apenas dois anos, o zagueiro sofreu tantas lesões ao longo das últimas temporadas que já virou uma carta fora do baralho para o Barcelona. A última vez que Umtiti disputou uma partida oficial foi no dia 27 de junho. Depois, voltou a sofrer com dores no joelho esquerdo e foi afastado do elenco. É bem possível, aliás, que o camisa 23 nem volte a ficar à disposição do técnico Ronald Koeman, já que o clube catalão pretende negociá-lo na próxima janela de transferências -Juventus e Everton são dois dos times mais cotados para contratá-lo.
SAMI KHEDIRA
Meia
33 anos
Alemão
Juventus (ITA)
Antigo companheiro de Özil nas convocações da Alemanha, o meio-campista vive uma situação semelhante à de Umtiti. Khedira sofreu tanto com problemas físicos ao longo dos últimos anos de carreira que nem a Juventus acredita mais que seja possível recuperá-lo completamente. Por esse motivo, o alemão nem foi inscrito nas competições desta temporada. Seu contrato na Itália termina em junho, mas o mais provável é que haja um acordo de cavalheiros com a diretoria para liberá-lo gratuitamente para assinar com outra equipe na janela de transferências de janeiro. Vários times ingleses já foram apontados como seu possível destino.
ALEX OXLADE-CHAMBERLAIN
Meia
27 anos
Inglês
Liverpool (ING)
Outro caso de jogador que tem perdido a batalha contra os problemas físicos, o meia chegou a ficar um ano parado (entre abril de 2018 e abril de 2019) por causa de ruptura de ligamento cruzado do joelho. Chamberlain recuperou-se da lesão e atuou normalmente em 2019/20, mas voltou a sofrer com dores no joelho durante a pré-temporada e está afastado desde então. A boa notícia para o técnico Jürgen Klopp, que vem sofrendo com o excesso de lesões e falta de peças de reposição para suprir essas baixas, é que o inglês já está treinando com bola e deve ser adicionado ao elenco do Liverpool nas próximas semanas.
GABRIEL MARTINELLI
Atacante
19 anos
Brasileiro
Arsenal (ING)
Principal revelação brasileira na temporada passada na Europa, o "Gabigoal", como foi apelidado, anotou dez gols em 26 partidas pelo Arsenal e já estava começando a pleitear um lugar na equipe titular para os jogos mais importantes quando seu joelho interrompeu essa progressão. Com a lesão no menisco, sofrida em junho, Martinelli perdeu a reta final da temporada passada e ainda não pode atuar em 2020/21. A previsão do departamento médico londrino é que o brasileiro esteja liberado para voltar a jogar em janeiro, mas existe a chance de ele ser utilizado já no fim deste mês.
WESLEY
Atacante
24 anos
Brasileiro
Aston Villa (ING)
Assim como Martinelli, vivia uma progressão para lá de interessante até ser traído pelo seu corpo. O brasileiro chegou à Premier League na temporada passada, foi titular do Aston Villa durante quatro meses e até estreou pela seleção até romper o ligamento cruzado do joelho, na primeira partida de 2020. Wesley passou o ano inteiro tratando essa lesão e está na reta final dos preparativos para retornar aos gramados. O problema é que, nesse meio tempo, o Aston Villa contratou um novo centroavante, Ollie Watkins, que já meteu oito gols nesta temporada e não deve ceder pacificamente sua posição a Wesley.
MARCOS ROJO
Zagueiro
30 anos
Argentino
Manchester United (ING)
O argentino já foi titular absoluto da equipe inglesa e até disputou as duas últimas edições da Copa do Mundo. Mas a quantidade de falhas que Rojo cometeu ao longo de sua trajetória no United fizeram a diretoria simplesmente desistir dele. Em janeiro, Rojo foi emprestado ao Estudiantes e retornou à Argentina. Só que a pandemia fez com que praticamente não atuasse por lá (só disputou uma partida) e complicou as possibilidades de ele ficar "em definitivo" na América do Sul. Sem chances no elenco de Ole Gunnar Solskjaer, o defensor foi rebaixado para a equipe B e por lá deve ficar até encontrar uma solução para seu futuro (pode cumprir o contrato até o fim, em junho de 2021, ou ir embora na janela de janeiro).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.