"Melhor que Messi" no Barcelona enfrenta desemprego e quase 2 anos sem gol
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Se você desembarcasse na Catalunha no começo da década de 2000 e perguntasse a alguém que acompanhava as categorias de base do Barcelona quem seria a maior aposta do clube para os próximos anos, é bem provável que não ouvisse o nome de Lionel Messi como resposta.
Lá por 2001, 2002, 2003, época em que a "geração 1987" dos culés (que tinha também Gerard Piqué e Cesc Fàbregas) fazia estragos em todos os adversários que encontrava pelo caminho, o argentino dividia o protagonismo com um outro garoto.
O espanhol Víctor Vázquez era o melhor amigo de Messi nas canteras do Barça... e também seu maior rival. Eles disputavam a camisa 10, o direito de cobrar faltas e o papel de ser "o cara" do time.
"Lembro que Messi e Víctor eram, sem dúvida nenhuma, os dois melhores jogadores da nossa equipe. Às vezes, eles começavam a competir entre si. Se um marcava quatro gols em uma partida, o outro fazia cinco no próximo jogo", afirmou Fàbregas, ao site Infobae.
Por isso, não faltavam pessoas que consideravam Vázquez, um meia-atacante nascido em Barcelona, mais corpulento e que desde os 11 anos treinava no clube, mais talentoso que aquele pequeno argentino rápido, habilidoso, mas também muito franzino.
Só que o tempo provou que eles estavam errados. Enquanto Messi virou o maior jogador de sua geração e, para alguns, até mesmo o grande nome da história do futebol, seu antigo melhor amigo hoje está desempregado e não faz um gol há quase dois anos.
Vázquez começou a perder rendimento no final da adolescência, justamente quando Lionel foi promovido para o Barcelona adulto. O espanhol ainda disputou três partidas pelo time principal e chegou a fazer um gol na Liga dos Campeões (contra o Rubin Kazan, da Rússia, em 2010).
Pouco utilizado por Pep Guardiola, foi liberado em 2011 para assinar com o Brugge e passou cinco temporadas na Bélgica. Depois, passou por México (Cruz Azul), Estados Unidos (Toronto FC) e Qatar (Al-Arabi e Umm Salal).
Ele chegou a ser eleito o craque do futebol belga em 2015 e entrou para a seleção da temporada da MLS (Major League Soccer) em 2017, mas nada comparado os prêmios individuais acumulados pelo antigo companheiro.
Em agosto, voltou à Europa para defender o Eupen, time que o governo do Qatar mantém na Bélgica para dar bagagem internacional às suas crias. Dois meses depois, teve seu contrato rescindido. Desde então, espera uma nova proposta para voltar a jogar profissionalmente e tentar retomar o passado artilheiro.
Se lá no começo da carreira, Vázquez rivalizava com Messi no número de gols, agora a situação é bem diferente. Aos 33 anos, o espanhol amarga um longo jejum de mais de 20 meses sem balançar as redes. A última vez que comemorou foi em 30 de março do ano passado, na liga qatariana.
"Não sou Messi e nem Cristiano. Sou apenas um jogador comum", declarou, quando chegou ao México e já sabia que nunca mais voltaria a fazer frente ao seu velho parceiro da base do Barça.
Mas, desta vez, o camisa 10 do Barcelona corre por fora. O favorito para vencer o "The Best" de craque máximo da temporada 2019/20 é o polonês Robert Lewandowski, campeão alemão e da Champions pelo Bayern de Munique. O português Cristiano Ronaldo, da Juventus, é o outro indicado.
A cerimônia de anúncio dos vencedores do prêmio da Fifa será realizada nesta quinta-feira, 17 de dezembro. Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a cerimônia deste ano será exclusivamente virtual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.