Topo

Rafael Reis

E agora? 5 jogadores que estão "na fila" para vencer o melhor do mundo

Haaland e Neymar são dois dos maiores candidatos a prêmios de melhor do mundo no futuro - PressFocus/MB Media/Getty Images
Haaland e Neymar são dois dos maiores candidatos a prêmios de melhor do mundo no futuro Imagem: PressFocus/MB Media/Getty Images

18/12/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Robert Lewandowski conquistou ontem o prêmio de melhor jogador do mundo na temporada 2019/20 e se tornou apenas o segundo atleta diferente de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo a vencer uma eleição da Fifa nos últimos 12 anos.

Aos 32 anos, é pouco provável que o polonês construa daqui para frente uma hegemonia semelhante à do argentino e do português, que também já são trintões e não devem se manter competitivos por tanto tempo assim.

Essas são ótimas notícias para outros nomes do primeiro escalão do futebol mundial que estão na fila para vencer o "The Best".

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco nomes que ainda não conseguiram vencer o melhor do mundo, mas que são fortes candidatos para ficar com o prêmio nas próximas temporadas.

NEYMAR
Meia-atacante
28 anos
Brasileiro
Paris Saint-Germain (FRA)

Neymar - FRANCK FIFE / AFP - FRANCK FIFE / AFP
Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Tratado desde o início da carreira como uma espécie de sucessor natural de Messi e CR7, o brasileiro já caminha para os 30 anos e ainda não conseguiu sua primeira vitória no prêmio de melhor do mundo. O jogador mais caro da história futebol já subiu ao pódio da eleição da Fifa em duas oportunidades (2015 e 2017), mas sempre na terceira posição e atrás dos dois maiores astros do século. Mesmo que já não seja mais um menino com toda a carreira pela frente, o camisa 10 do PSG ainda é a melhor oportunidade do Brasil para encerrar um jejum que já dura 13 anos nas premiações de craque do planeta -a última vitória foi de Kaká, lá em 2007.

KEVIN DE BRUYNE
Meia
29 anos
Belga
Manchester City (ING)

De Bruyne - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Para muita gente, o meia deveria ter sido um dos finalistas do prêmio deste ano devido ao futebol jogado pelo Manchester City. Protagonista da "ótima geração belga", De Bruyne já foi eleito o craque dos campeonatos Alemão (2015) e Inglês (2020), além de ter ficado em segundo lugar na eleição de melhor jogador da Europa na temporada passada. Para dar um passo além e entrar na briga pelo "The Best", o camisa 17 provavelmente terá de fazer história e dar o primeiro título de Liga dos Campeões para os Citizens ou conduzir a seleção belga à conquista da Euro-2021 ou da Copa do Mundo do Qatar-2022.

KYLIAN MBAPPÉ
Atacante
21 anos
Francês
Paris Saint-Germain (FRA)

Mbappé - Linnea Rheborg/Getty Images - Linnea Rheborg/Getty Images
Imagem: Linnea Rheborg/Getty Images

Aos 19 anos, conduziu o Monaco até uma semifinal de Liga dos Campeões, foi campeão mundial com a seleção francesa, transformou-se no adolescente mais caro da história do futebol e criou a certeza de que será um futuro vencedor do prêmio de melhor do mundo. Mas, desde então, Mbappé evoluiu muito pouco. O futebol apresentado hoje em dia pelo camisa 7 não é muito diferente do de dois anos atrás, algo não muito positivo para alguém tão jovem e que, em tese, teria de estar crescendo a cada dia. Até por isso, sua primeira indicação ao "The Best" ainda não chegou.

ERLING HAALAND
Atacante
20 anos
Norueguês
Borussia Dortmund (ALE)

Haaland - Alexandre Simoes/Getty Images - Alexandre Simoes/Getty Images
Imagem: Alexandre Simoes/Getty Images

É o nome da moda no futebol mundial. Na temporada passada, sua primeira na Liga dos Campeões, marcou dez vezes e foi o vice-artilheiro da competição. Nesta, está indo ainda melhor: já meteu seis bolas nas redes e ocupa o primeiro lugar na tabela de goleadores. O centroavante do Borussia Dortmund deve também alcançar o 100º gol de sua carreira como profissional antes de Messi, CR7, Mbappé, Neymar e Lewandowski, um atestado de que estamos vendo o despertar de um craque na arte de finalizar jogadas. Até por isso, Haaland não deve ficar por muito tempo no Dortmund e nem fora da lista de finalistas do melhor jogador do mundo.

SADIO MANÉ
Atacante
28 anos
Senegalês
Liverpool (ING)

Sadio Mané - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Dois jogadores do atual elenco do Liverpool já foram finalistas da eleição de melhor do mundo: o zagueiro holandês Virgil van Dijk e o atacante egípcio Mohamed Salah. Mas, dentre as principais estrelas dos Reds, ninguém é mais consistente que Sadio Mané. Se acertar uma temporada correto, com crescimento no desempenho e títulos levantados por seu time, o senegalês pode sim concorrer ao The Best e se tornar apenas o segundo jogador africano a ser agraciado com o posto de craque máximo do planeta -em 1995, o liberiano George Weah (Milan) foi o primeiro e único atleta do continente a ficar com o troféu.