5 brasileiros que podem mudar de time na Europa durante janela de janeiro
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Mercado da Bola está prestes a recomeçar na Europa. A partir da virada do ano, clubes dos principais países do Velho Continente, como Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha, estarão novamente aptos a contratar e inscrever jogadores nas competições que disputam.
A janela de transferências de janeiro costuma ser mais modesta que a do meio do ano e serve principalmente para ajustes pontuais nos elencos. Mas isso não significa que ela não vá impactar a vida de alguns jogadores, até mesmo de brasileiros.
O "Blog do Rafael Reis" selecionou abaixo cinco jogadores brasileiros que já atuam na Europa, mas que podem mudar de clube ao longo das próximas semanas. É bom prestarmos atenção nos destinos deles.
MARCELO
Lateral esquerdo
32 anos
Real Madrid (ESP)
Tratado como melhor lateral esquerdo do mundo durante boa parte da década e dono de quatro títulos de Liga dos Campeões, Marcelo já vem em baixa no Real Madrid há pelo menos duas temporadas e atualmente é reserva do francês Ferland Mendy. Nos últimos meses, devido às atuações bem negativas do brasileiro, principalmente no sistema defensivo, a torcida merengue começou a cobrar que ele deixe de fazer parte do rodízio promovido pelo técnico Zinédine Zidane e seja negociado com outra equipe. Sua sorte é que há pelo menos dois clubes interessados de peso em contratá-lo já na janela de janeiro. A Juventus, onde joga seu grande amigo Cristiano Ronaldo, já tem Marcelo em seu caderninho de possíveis reforços há um bom tempo. Mas, de acordo com o site "Todo Fichajes", terá que disputar o camisa 12 com a Inter de Milão.
DOUGLAS LUIZ
Meia
22 anos
Aston Villa (ING)
Novo titular do meio-campo da seleção, o jovem formado no Vasco tem se destacado no Campeonato Inglês com a camisa do Aston Villa e caiu nas graças de Pep Guardiola. Há vários veículos na imprensa britânica que apontam que o treinador catalão deseja ter Douglas Luiz no elenco do Manchester City já em janeiro ou, no máximo, no começo da próxima temporada. Curiosamente, Douglas foi levado à Europa justamente pelos Citizens, que o contrataram em 2017 e depois o emprestaram por dois anos ao Girona, da Espanha, até negociarem seus direitos com o Villa. De acordo com o site italiano "TuttoMercato", a Juventus também tem interesse no brasileiro, mas sabe que corre por fora nessa briga.
MARCOS ANTÔNIO
Meia
20 anos
Shakhtar Donetsk (UCR)
A atuação de gala na vitória por 3 a 2 sobre o Real Madrid, pela primeira rodada da fase de grupos da Champions, serviu como uma vitrine de luxo para Marcos Antônio no cenário europeu. Pouco conhecido no continente antes da partida, o baiano que deixou o Brasil com apenas 18 anos começou a ver seu nome ser ventilado como possível reforço por clubes importantes do cenário internacional, e até mesmo o próprio Real passou a ser apontado como um futuro destino. O jogo duro que o Shakhtar costuma fazer para negociar seus jovens mais valiosos e a recente renovação do seu contrato, selada em agosto, dificultam, mas não impossibilitam, uma transferência na próxima janela.
MATHEUS FERNANDES
Volante
22 anos
Barcelona (ESP)
Nem o ex-jogador de Botafogo e Palmeiras sabe muito bem o que está fazendo no elenco do Barcelona nesta primeira metade da temporada. Matheus Fernandes achava que seria emprestado na última janela de transferências, mas o tempo foi passando e ele acabou ficando no grupo comandado por Ronald Koeman. Só que o holandês não parece muito disposto a utilizá-lo e só o aproveitou durante 17 minutos de um compromisso da Liga dos Campeões em que o Barça atuou com a equipe reserva. Diante desse cenário, é forte a possibilidade de o volante ser cedido a algum outro time em janeiro para ganhar mais bagagem internacional antes de voltar ao elenco catalão.
REINIER
Meia-atacante
18 anos
Borussia Dortmund (ALE)
A cria do Flamengo vive na Alemanha uma situação semelhante à de Matheus Fernandes no Barcelona. Emprestado pelo Real Madrid por dois anos ao Borussia Dortmund, o brasileiro não está contente com sua utilização na equipe germânica (só participou de oito jogos, e em nenhum deles atuou por mais de 30 minutos). O clube dono dos seus direitos econômicos também não anda nada feliz com essa situação. A solução para resolver esse impasse pode ser um reempréstimo de Reinier para um clube onde ele possa acumular mais minutos em campo. Segundo o site "Defensa Central", o Sevilla já entrou em contato com o Real para discutir a viabilidade de um negócio nesses termos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.