Topo

Rafael Reis

Relembre 7 jogadores famosos que se aposentaram em 2020

Casillas era o goleiro titular da Espanha na conquista da Copa-2010 - Reprodução
Casillas era o goleiro titular da Espanha na conquista da Copa-2010 Imagem: Reprodução

29/12/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

2020 foi um ano estranho no futebol internacional (e houve alguma área em que não foi?). Por causa da pandemia da Covid-19, competições como Eurocopa, Copa América e Jogos Olímpicos foram adiadas. Outras, como o Campeonato Francês, terminaram mais cedo, e houve ainda aquelas que espicharam seus calendários, casos da Liga dos Campeões e da Libertadores.

Mas o ano também foi de despedidas nos gramados. Vários nomes que fizeram a história da modalidade no início deste século encerraram a carreira ao longo dos últimos 12 meses.

O "Blog do Rafael Reis" relembra abaixo sete jogadores importantes que anunciaram a aposentadoria em 2020 e já estão deixando saudades nos torcedores.

IKER CASILLAS
39 anos
Espanhol
Ex-Real Madrid e Porto

Campeão mundial com a seleção espanhola em 2010, titular da meta do Real Madrid durante mais de uma década e um dos melhores goleiros deste século, Casillas disputou sua última partida como jogador profissional de futebol no dia 26 de abril de 2019. Mas o espanhol ainda passou mais um ano e cinco meses tentando retomar a carreira no Porto, após um infarto sofrido durante um treino, antes de jogar a toalha e anunciar oficialmente a aposentadoria. Com a trajetória nos gramados devidamente encerrada, Casillas retornou ao Real e assumiu o cargo de diretor-adjunto da fundação beneficente que o clube mantém.

LÚCIO
42 anos
Brasileiro
Ex-Inter de Milão, Bayern de Munique, Internacional, Palmeiras e São Paulo

Lúcio - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

O ex-capitão da seleção brasileira foi o último dos jogadores que participaram da conquista do pentacampeonato mundial, na Copa-2002, a pendurar as chuteiras. Lúcio passou os últimos anos de sua carreira atuando no modesto futebol do Distrito Federal, seu estado natal, onde defendeu Gama e Brasiliense. Em janeiro, pouco antes do início da nova temporada do Campeonato Brasiliense, revelou que não pretendia mais atuar profissionalmente e que sua carreira havia chegado ao fim. O ex-zagueiro agora deve fazer parte da nova diretoria do Vasco.

DAVID VILLA
39 anos
Espanhol
Ex-Barcelona, Valencia e Atlético de Madri

David Villa - Masashi Hara/Getty Images - Masashi Hara/Getty Images
Imagem: Masashi Hara/Getty Images

Companheiro de Casillas na conquista da Copa-2010, o ex-atacante espanhol foi o primeiro aposentado de 2020. Isso porque Villa se despediu dos gramados no dia 1º de janeiro, na decisão da Copa do Imperador do Japão. O camisa 7 entrou no minuto final da vitória por 2 a 0 do Vissel Kobe sobre o Kashima Antlers apenas para comemorar o título e poder festejar com seus companheiros o fim de sua carreira. Mesmo longe dos gramados, Villa não abandonou o futebol. Ele é um dos donos do Queensboro FC, time de Nova York que vai estrear em 2021 na USL, uma espécie de segunda divisão do "soccer" norte-americano.

ANDRÉ SCHÜRRLE
30 anos
Alemão
Ex-Chelsea e Borussia Dortmund

Schürrle - Marcus Brandt/picture alliance via Getty Images - Marcus Brandt/picture alliance via Getty Images
Imagem: Marcus Brandt/picture alliance via Getty Images

Autor de dois gols na histórica vitória por 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil, na semifinal da Copa-2014, o campeão mundial com a seleção alemã cansou das cobranças sofridas por um jogador de alto nível e optou por encerrar a carreira antes mesmo de completar 30 anos. A decisão foi anunciada em julho, pouco depois do fim do seu empréstimo ao Spartak Moscou e da rescisão de contrato com o Borussia Dortmund. Após pendurar as chuteiras, Schürrle resolveu virar sócio do ex-parceiro de seleção Mario Götze e se tornar investidor de uma empresa que desenvolve produtos à base de cannabis.

MARIO GÓMEZ
35 anos
Alemão
Ex-Bayern de Munique e Fiorentina

Mario Goméz - Stuart Franklin/Bongarts/Getty Images - Stuart Franklin/Bongarts/Getty Images
Imagem: Stuart Franklin/Bongarts/Getty Images

Apesar de nunca ter sido uma unanimidade do ponto de vista técnico, o centroavante de origem espanhola marcou 170 gols na primeira divisão da Alemanha, disputou duas edições da Copa do Mundo (2010 e 2018) e venceu uma Liga dos Campeões da Europa. Gómez encerrou sua carreira devolvendo o Stuttgart, seu time de coração e onde iniciou a trajetória como profissional, à elite germânica. E, em seu jogo de despedida, em junho, pela última rodada da segunda divisão, ainda balançou as redes pela última vez.

ARITZ ADURIZ
39 anos
Espanhol
Ex-Athletic Bilbao

Aduriz - REUTERS/Vincent West - REUTERS/Vincent West
Imagem: REUTERS/Vincent West

Um daqueles raros exemplos de jogadores que só encontram o estrelato já na reta final da carreira, Aduriz estreou como profissional em 1998 e passou a maior parte da carreira no Athletic Bilbao. Apesar de sempre ter marcado muitos gols no futebol de clubes, ele só estreou pela seleção espanhola quando tinha 29 anos e balançou as redes pela primeira vez com a camisa da Roja em 2016, aos 35 anos. O agora ex-centroavante anunciou durante a paralisação do Campeonato Espanhol por conta da pandemia da Covid-19 que não retornaria aos gramados quando a competição fosse retomada. E assim, mesmo no meio de uma temporada, encerrou sua trajetória nos gramados.

STEPHAN LICHTSTEINER
36 anos
Suíço
Ex-Juventus, Lazio e Arsenal

Stephan Lichtsteiner - TF-Images/Getty Images - TF-Images/Getty Images
Imagem: TF-Images/Getty Images

Veterano de três Copas do Mundo (2010, 2014 e 2018), o ex-lateral ganhou sete títulos italianos consecutivos pela Juventus e, já na reta final da carreira, teve uma passagem pouco produtiva pelo Arsenal. Lichtsteiner decidiu colocar um fim à trajetória nos gramados no encerramento da última temporada alemã. Em 2019/2020, ele defendeu o Augsburg e conseguiu evitar, ainda que por pouco, o rebaixamento da equipe para a segunda divisão. Aposentado há pouco tempo, o suíço ainda não revelou o que pretende fazer profissionalmente daqui para frente.