Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Messi cresce na "hora certa" e encontra PSG no melhor momento da temporada
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Paris Saint-Germain não deu muita sorte no "timing" da primeira partida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, contra o Barcelona, que será disputada hoje, a partir das 17h (de Brasília), na Catalunha.
Além da ausência de Neymar, que sofreu uma lesão muscular e só deve voltar aos gramados no próximo mês, o momento do jogo que abre a fase final do torneio interclubes mais importante do planeta coincide com a melhor fase de Lionel Messi na temporada.
O astro do Barça, que começou 2020/21 em marcha lenta, talvez preocupado demais com o que vai ser da sua carreira depois de junho, quando encerra seu contrato com o clube culé, acelerou o ritmo nas últimas semanas e agora não para mais de balançar as redes.
Nas últimas cinco rodadas que disputou do Campeonato Espanhol, Messi marcou oito vezes. Com isso, já chegou a 15 gols na competição e colou no seu ex-companheiro de Barça Luis Suárez, hoje artilheiro pelo Atlético de Madri, que tem 16.
Além disso, o argentino se aproximou do top 10 da Chuteira de Ouro, prêmio dado anualmente ao artilheiro máximo das ligas nacionais da Europa, que ele já levou para casa nada menos que seis vezes.
O astro tem agora 30 pontos, apenas dois a menos que os jogadores que ocupam da oitava à 11ª colocação no ranking. Na prática, isso significa apenas um gol de desvantagem para esse grupo.
Mas Messi ainda está bem longe da briga real pela Chuteira de Ouro. Aliás, qualquer outro atacante, que não Robert Lewandowski, está. O polonês lidera com folga a artilharia do continente.
Autor de 25 gols no Alemão, o centroavante do Bayern de Munique soma 50 pontos no prêmio e tem 9,5 pontos de vantagem para o segundo colocado, o dinamarquês Kasper Junker, do Bodo/Glimt, da Noruega, que já encerrou sua participação nesta temporada.
O Brasil não fatura a taça desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada europeia. O ex-centroavante do Grêmio também levantou o troféu em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.
Nesta temporada, o brasileiro mais bem posicionado é o meia-atacante João Pedro, ex-Santos e Atlético-MG, que joga pelo Cagliari, da Itália. Com 11 gols e 22 pontos, ele divide a 46ª colocação com outros cinco jogadores, alguns bem conhecidos, como o argentino Lautaro Martínez (Inter de Milão), o alemão Ilkay Gündogan (Manchester City) e o italiano Andrea Belotti (Torino).
O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da corrida pelo posto de artilheiro máximo do Velho Continente.
Confira a classificação da Chuteira de Ouro
1 - Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) - 50 pontos (25 gols)
2 - Kasper Junker (DIN, Bodo/Glimt) - 40,5 pontos (27 gols)
3 - Amahl Pellegrino (NOR, Kristiansund) - 37,5 pontos (25 gols)
4 - André Silva (POR, Eintracht Frankfurt) - 36 pontos (18 gols)
5 - Mohamed Salah (EGI, Liverpool) - 34 pontos (17 gols)
6 - Georgios Giakoumakis (GRE, VVV-Venlo) - 33 pontos (22 gols)
Paul Onachu (NIG, Genk) - 33 pontos (22 gols)
8 - Cristiano Ronaldo (POR, Juventus) - 32 pontos (16 gols)
Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) - 32 pontos (16 gols)
Luis Suárez (URU, Atlético de Madri) - 32 pontos (16 gols)
Romelu Lukaku (BEL, Inter de Milão) - 32 pontos (16 gols)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.