Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Como Danilo virou homem de confiança de Pirlo e "rei" da defesa da Juventus
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Na cabeça da maioria das pessoas, a Juventus é "Cristiano Ronaldo e mais dez". Mas, desde que Andrea Pirlo assumiu o comando do clube italiano, no começo da temporada, essa frase merece uma adaptação.
Agora, o time que enfrenta o Porto, hoje, a partir das 17h (de Brasília), pelo confronto de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, é "Cristiano Ronaldo, Danilo e mais nove".
Afinal, o defensor brasileiro de 29 anos caiu nas graças do jovem treinador italiano e se transformou, ao lado de CR7, no jogador mais escalado do elenco bianconero em 2020/21.
Danilo e também o astro português foram titulares em 24 dos 33 compromissos da Juve nesta temporada. Nem mesmo o goleiro polonês Wojciech Szczesny começou jogando tantas partidas quanto eles (23).
E, mesmo quando não foi a campo desde o início, o ex-atleta do Santos normalmente acabou sendo aproveitado.
Ele realmente só não foi utilizado e ficou o tempo todo no banco de reservas em duas partidas desde setembro, uma pelo Campeonato Italiano (contra o Genoa) e outra da Copa Itália (ante o Spal). Nas duas ocasiões, foi poupado por Pirlo para estar "inteiro" em momentos mais importantes.
Para não tirar seu homem de confiança do time, o treinador da Juve tem utilizado o brasileiro nas mais variadas posições. Além de lateral direito, função que vem desempenhando na maior parte da carreira, Danilo já foi zagueiro (em um esquema com três defensores, deixando o colombiano Cuadrado como ala) e até lateral esquerdo nesta temporada.
Apesar de ter disputado a última Copa do Mundo e de frequentar convocações da seleção principal há quase uma década, Danilo não teve paz nos últimos anos e sempre teve de lidar com muitas críticas.
No Real Madrid (entre 2015 e 2017) e no Manchester City (2017 a 2019), o lateral era mais reserva que titular e raramente emendava longas sequências de partidas sendo aproveitado. Mesmo na temporada passada, a sua primeira de Juventus, ele oscilou bastante e vivia frequentando o banco.
A situação só mudou mesmo depois da chegada de Pirlo, que elegeu o brasileiro como um dos seus "homens" e passou a tratá-lo como titular absoluto, não importa de qual posição da defesa.
"Este é o melhor momento da minha carreira. Desde que saí do Porto, é a temporada em que tive mais sequência e é isso que procurava. Estou muito feliz: quero jogar e não preciso de descanso", afirmou o camisa 13, no fim do mês passado, em entrevista à "TNT Sports".
Como já vem acontecendo nos últimos anos, os jogos das oitavas da Champions foram divididos em duas espécies de grupos.
Enquanto Barcelona, Paris Saint-Germain, RB Leipzig, Liverpool, Juventus, Porto, Sevilla e Borussia Dortmund estão dando a largada na reta final da competição entre ontem (16) e hoje, outras oito equipes só vão estrear nos mata-matas na semana que vem.
Na próxima terça-feira (23), o Atlético de Madri recebe o Chelsea e o Bayern de Munique visita a Lazio. Já na quarta, será a vez dos confrontos entre Atalanta x Real Madrid e Borussia Mönchengladbach x Manchester City.
A decisão da temporada 2020/21 do torneio europeu está agendada para dia 29 de maio e será disputada no Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia). O estádio originalmente seria palco da final do ano passado, que precisou ser alterada por causa da pandemia da covid-19.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.