Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Quem são os 10 brasileiros com mais partidas na história da Champions?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Liga dos Campeões é para poucos. Apenas os jogadores que fazem parte do primeiro escalão do futebol mundial conseguem ter a honra de participar da tão sonhada competição que define o melhor time da Europa na temporada.
Mas, dentro da Champions, há um grupo ainda mais elitista: aquele formado pelos atletas que se mantiveram em alto nível durante tanto tempo que conseguiram empilhar jogos e mais jogos do torneio continental.
Dentre os brasileiros, ninguém correu mais atrás da "Orelhuda" que Roberto Carlos. O ex-lateral, que marcou época com a camisa do Real Madrid e também defendeu o Fenerbahce, disputou ao todo 120 partidas regidas ao som daquela famosa musiquinha "Die Meister, Die Besten, Les Grandes Équipes...".
De acordo com o site "Transfermarkt", foram 10.565 minutos em campo em partidas diluídas durante 12 temporadas da Champions. O antigo camisa 3 ganhou a competição três vezes (1997/98, 1999/2000 e 2001/02), sempre pela equipe espanhola.
No ranking geral de quem mais atuou na Liga dos Campeões, Roberto Carlos ocupa a 15ª colocação. O recordista histórico é o ex-goleiro espanhol Iker Casillas, seu antigo companheiro de time, que jogou 177 vezes.
O pódio dos brasileiros tem ainda Daniel Alves, que esteve em 111 partidas por quatro clubes diferentes antes de se transferir para o São Paulo, e Marcelo, que já disputou 98 jogos, todos com a camisa do Real.
O sucessor de Roberto Carlos, aliás, é um dos poucos integrantes do top 10 dos representantes do futebol pentacampeão mundial que mais jogaram a Champions que seguem na disputa desta temporada.
Além dele, apenas Fernandinho (Manchester City), Thiago Silva (Chelsea) e Douglas Costa (Bayern de Munique) estão nas oitavas de final e podem continuar somando partidas em suas contas pessoais.
A lista de brasileiros com mais jogos de Champions só considera atletas que tenham a cidadania tupiniquim como principal, ou seja, que escolheram defender a seleção canarinho. Por isso, nomes como o do zagueiro português Pepe (100 apresentações), do ex-volante italiano Thiago Motta (82) e do ex-meia luso Deco (75) não aparecem no ranking.
Depois dos quatro jogos realizados nesta semana, as oitavas de final da Champions retornam na próxima terça-feira, com os confrontos Atlético de Madri x Chelsea e Bayern de Munique x Lazio. Na quarta, o Real Madrid visita a Atalanta e o Borussia Mönchengladbach recebe o Manchester City.
A decisão da temporada 2020/21 do torneio europeu está agendada para dia 29 de maio e será disputada no Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia). O estádio originalmente seria palco da final do ano passado, que precisou ser alterada por causa da pandemia da covid-19.
Brasileiros com mais jogos na Champions
1 - Roberto Carlos (Real Madrid e Fenerbahce) - 120
2 - Daniel Alves (Sevilla, Barcelona, Juventus e PSG) - 111
3 - Marcelo (Real Madrid) - 98
4 - Maxwell (Ajax, Inter de Milão, Barcelona e PSG) - 94
5 - Fernandinho (Shakhtar Donetsk e Manchester City) - 92
6 - Kaká (Milan e Real Madrid) - 86
7 - Lúcio (Bayer Leverkusen, Bayern, Inter e Juventus) - 83
Thiago Silva (Milan, PSG e Chelsea) - 83
9 - Douglas Costa (Shakhtar, Bayern e Juventus) - 76
10 - Rivaldo (Barcelona, Milan e Olympiakos) - 73
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.