Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

CR7 rebate críticas com gols e já assume vice-liderança da Chuteira de Ouro

Cristiano Ronaldo já é o vice-líder da Chuteira de Ouro - AFP
Cristiano Ronaldo já é o vice-líder da Chuteira de Ouro Imagem: AFP

16/03/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cristiano Ronaldo passou os últimos dias, depois da eliminação da Juventus para o Porto na Liga dos Campeões, ouvindo críticas sobre seu desempenho no clube italiano e acompanhando rumores de que ele pode retornar ao Real Madrid na próxima temporada.

Pois o astro português resolveu responder a esse cenário de instabilidade fazendo o que mais sabe: gols. E assumindo a vice-liderança da Chuteira de Ouro, troféu concedido ao artilheiro máximo dos campeonatos nacionais da Europa.

Com o hat-trick (três tentos em uma mesma partida) anotado no 3 a 1 sobre o Cagliari, no domingo, o camisa 7 mais famoso do planeta chegou a 23 bolas nas redes nesta edição do Campeonato Italiano e assumiu o segundo lugar do prêmio.

Agora, Ronaldo tem 46 pontos, quatro a mais que seu tradicional arquirrival, Lionel Messi, do Barcelona, que ocupa o terceiro lugar. A diferença para Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, que está disparado na ponta, é 18 pontos, ou nove gols.

A atuação contra o Cagliari também rendeu um dos maiores recordes da carreira de CR7. Com 760 gols na carreira, ele ultrapassou a marca de Pelé e se tornou o maior artilheiro da história do futebol mundial em jogos oficiais.

Não poderia haver um "cala a boca" melhor para Giovanni Cobolli, que presidiu a Juve entre 2006 e 2009. Na última quarta-feira, um dia após a queda italiana na Champions, ele havia dito que contratar o português havia sido um "erro absoluto" do clube.

O Brasil não fatura a taça desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada europeia. O ex-centroavante do Grêmio também levantou o troféu em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

Nesta temporada, o brasileiro mais bem posicionado é o meia-atacante João Pedro, ex-Santos e Atlético-MG, que joga pelo Cagliari, da Itália. Com 13 gols e 26 pontos, ele divide a 36ª colocação com outros sete jogadores, alguns bem conhecidos, como o sul-coreano Heung-min Son (Tottenham) e o italiano Lorenzo Insigne (Napoli).

Gabriel Jesus, Roberto Firmino, Richarlison e Neymar, os principais atacantes normalmente utilizados por Tite para a seleção, não têm balançado as redes com muita frequência nesta temporada e estão fora até mesmo do top 200 do prêmio.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da corrida pelo posto de artilheiro máximo do Velho Continente.

Confira a classificação da Chuteira de Ouro

1 - Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) - 64 pontos (32 gols)
2 - Cristiano Ronaldo (POR, Juventus) - 46 pontos (23 gols)
3 - Lionel Messi (ARG, Barcelona) - 42 pontos (21 gols)
4 - Kasper Junker (DIN, Bodo/Glimt) - 40,5 pontos (27 gols)
5 - André Silva (POR, Eintracht Frankfurt) - 38 pontos (19 gols)
Erling Haaland (NOR, Borussia Dortmund) - 38 pontos (19 gols)
Romelu Lukaku (BEL, Inter de Milão) - 38 pontos (19 gols)
8 - Amahl Pellegrino (NOR, Kristiansund) - 37,5 pontos (25 gols)
Paul Onachu (NIG, Genk) - 37,5 pontos (25 gols)
10 - Georgios Giakoumakis (GRE, VVV-Venlo) - 36 pontos (24 gols)
Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) - 36 pontos (18 gols)
Luis Suárez (URU, Atlético de Madri) - 36 pontos (18 gols)