Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem é a promessa argentina que já virou o melhor zagueiro da Champions?

Para algoritmos, Cristian Romero, da Atalanta, é o melhor zagueiro da Champions - Reuters
Para algoritmos, Cristian Romero, da Atalanta, é o melhor zagueiro da Champions Imagem: Reuters

16/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem é o melhor zagueiro desta edição da Liga dos Campeões da Europa: Marquinhos, Sergio Ramos, Raphaël Varane, Virgil van Dijk, Matthijs de Ligt, David Alaba ou até quem sabe Dayot Upamecano?

De acordo com os algoritmos do "WhoScored?", site que transforma as estatísticas dos principais campeonatos do mundo em uma nota que avalia o desempenho de cada jogador, nenhum deles.

Para a plataforma, o defensor central que mais tem jogado bola na competição interclubes número um do planeta é um argentino de 22 anos que só mesmo quem acompanha profundamente o futebol internacional conhece.

Segundo as estatísticas, Cristian Romero, que defende a Atalanta, adversária de hoje do Real Madrid no confronto de volta das oitavas de final, merece nota 7,95 por suas atuações no torneio.

Nenhum zagueiro chega nem sequer perto desse desempenho. Entre os jogadores de sua posição, quem mais se aproxima dele é o alemão Niklas Süle, do Bayern de Munique, com média 7,57 até o momento.

Mesmo quando a comparação engloba atletas de todos os setores do campo, o nível de atuação de Romero é de causar espanto. Apenas Lionel Messi, Erling Haaland, Joshua Kimmich, Neymar e Kylian Mbappé têm médias mais altas que a dele.

E a surpresa é ainda maior porque o zagueiro está disputando a primeira edição de Champions de sua carreira e ainda não estreou pela seleção principal da Argentina.

Até três anos atrás, Romero jogava no Belgrano, time que normalmente ocupa a parte de baixo da tabela do seu país natal. Em 2018, ele foi contratado pelo Genoa. No ano seguinte, protagonizou uma nova transferência, para a Juventus, mas continuou emprestado à antiga equipe.

O argentino ainda tem contrato com o clube mais poderoso da Itália, mas foi cedido por empréstimo de duas temporadas à Atalanta em setembro. Logo, assumiu a titularidade do time e virou um dos pilares do esquema do técnico Gian Piero Gasperini.

A aposta na Itália é que Romero nem sequer retornará à Juventus para defender a "Velha Senhora", já que os 16 milhões de euros (R$ 107,2 milhões) pré-fixados como valor de venda no seu contrato de empréstimo ficaram baratos demais para a importância que ele adquiriu em seu time atual.

O mais provável é que a Atalanta adquira até 2022 os direitos econômicos do seu destaque para negociá-lo, com um valor mais alto, claro, para algum clube do primeiro escalão europeu ou mesmo para continuar aproveitando o talento do jogador por tempo indeterminado.

"Eu era um desastre do ponto de vista tático. Agora, já me sinto confortável em campo", afirmou o melhor zagueiro da Liga dos Campeões, no mês passado, em entrevista ao jornal espanhol "El Pais".

Derrotada por 1 a 0 pelo Real na partida de ida, há três semanas, na Itália, a Atalanta precisa vencer o jogo de hoje para avançar às quartas da Champions pela segunda temporada consecutiva. Se também triunfar por 1 a 0, a decisão da vaga vai para a prorrogação e, posteriormente, para a disputa de pênaltis.

Além do confronto entre espanhóis e italianos, o penúltimo dia das oitavas também tem o confronto entre Manchester City e Borussia Mönchengladbach. Amanhã, Bayern de Munique x Lazio e Chelsea x Atlético de Madri definem os últimos quadrifinalistas.

Vale lembrar que Paris Saint-Germain, Borussia Dortmund, Liverpool e Porto já estão classificados para a próxima fase, que será disputada entre os dias 6 e 14 de abril.

A decisão da temporada 2020/21 do torneio europeu está agendada para dia 29 de maio e será disputada no Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia). O estádio originalmente seria palco da final do ano passado, que precisou ser alterada por causa da pandemia da covid-19.