Topo

Rafael Reis

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bayern e Manchester City são os times a serem batidos na Champions

Lewandowski comemora gol do favorito Bayern contra a Lazio - CHRISTOF STACHE/AFP
Lewandowski comemora gol do favorito Bayern contra a Lazio Imagem: CHRISTOF STACHE/AFP

17/03/2021 18h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Liverpool, Real Madrid, Paris Saint-Germain, Chelsea, Porto e Borussia Dortmund têm todo o direito de sonhar com a conquista da Liga dos Campeões da Europa. Mas é bom que eles saibam que, ainda que classificados para as quartas de final do torneio, não passam de azarões nesta temporada.

Isso porque a competição interclubes mais rica e badalada do planeta tem só duas equipes na prateleira destinada aos favoritos.

Por tudo que vêm fazendo nos últimos meses, Bayern de Munique e Manchester City são os times a serem batidos nessa Champions e estão alguns degraus acima dos outros postulantes à "Orelhuda".

Os alemães são o melhor time do mundo desde que o futebol voltou a ser praticado na Europa depois da pausa em decorrência da pandemia da Covid-19, no primeiro semestre do ano passado. Não à toa, são os atuais campeões, venceram 18 dos últimos 19 jogos que fizeram na competição e lá não são derrotados desde 2019.

A participação do Bayern nas oitavas de final foi digna da superioridade com que encara os adversários. Duas vitórias sobre a Lazio: uma goleada por 4 a 1, na Itália, em fevereiro, e um protocolar 2 a 1 no jogo da volta, hoje.

O Manchester City também não tomou sustos. Fez 2 a 0 no Borussia Mönchengldach na partida de ida e repetiu o placar na terça. Somou mais duas vitórias no seu quase perfeito retrospecto em 2021: são 19 triunfos e uma única derrota desde que janeiro chegou.

Se o Bayern é o grande time dos últimos 12 meses, os comandados de Guardiola são a equipe que mais tem impressionado neste ano.

É claro que os dois favoritos podem ser derrotados por qualquer outro dos quadrifinalistas da Champions. Afinal, o Liverpool pode recuperar o futebol dos melhores momentos da "era Klopp", o Real tem a camisa mais pesada do futebol mundial, o PSG conta com dois foras de série capazes de decidir (Neymar e Kylian Mbappé) e o Dortmund possui simplesmente o artilheiro da competição (Erling Haaland).

Mas, se City e Bayern jogarem o que sabem, nenhuma dessas armas deve ser suficiente para detê-los... mesmo em se tratando de mata-matas e de toda a imprevisibilidade que costuma acompanhá-los.

As quartas da Champions serão disputadas entre os dias dias 6 e 14 de abril. Ao contrário do formato das oitavas, que espalhou os jogos entre oito datadas diferentes, todos os times sobreviventes jogarão nas mesmas semanas.

A decisão da temporada 2020/21 do torneio europeu está agendada para dia 29 de maio e será disputada no Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia). O estádio originalmente seria palco da final do ano passado, que precisou ser alterada por causa da pandemia da covid-19.