Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Goleador brasileiro na Europa admite volta ao país para jogar Libertadores
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O maior artilheiro brasileiro no primeiro escalão do futebol europeu na atualidade está pensando em retornar ao país para disputar a Copa Libertadores a partir do segundo semestre deste ano.
Autor de 31 gols na soma das duas últimas temporadas do Campeonato Italiano, João Pedro pretende deixar o Cagliari para voltar a defender times que brigam por títulos ou que, pelo menos, fiquem na parte de cima da classificação das ligas que disputam.
O "Blog do Rafael Reis" apurou com pessoas próximas ao jogador que a prioridade do atacante de 29 anos é conseguir um contrato com um clube mais poderoso da Europa. Mas a ideia de voltar a jogar no Brasil também lhe agrada.
Mas, para isso, ele tem algumas exigências: um projeto legal (leia-se contrato longo e alto salário) e a presença do clube na Libertadores, competição que o atacante nunca chegou a disputar.
João Pedro foi revelado nas categorias de base do Atlético-MG, mas construiu praticamente toda a sua carreira na Europa. Ele foi negociado com o Palermo, da Itália, quando tinha apenas 18 anos e só retornou ao futebol nacional durante um ano (2012 a 2013) em que esteve emprestado ao Santos.
O atacante está no Cagliari desde 2014 e hoje é o capitão e principal referência técnica da equipe. Com 70 gols, ele já é o quarto maior artilheiro da história do clube. E, entre os estrangeiros, só fica atrás do hondurenho David Suazo, que meteu 102 bolas nas redes.
Na temporada passada, o camisa 10 marcou 18 vezes no Italiano e foi o quinto colocado na artilharia do torneio. Na atual, já tem 13 tentos e ocupa a sétima colocação no ranking dos goleadores.
Nenhum atacante brasileiro que atua nos cinco principais países do futebol europeu (Espanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Alemanha) teve desempenho em campeonatos nacionais tão bom quanto João Pedro no período.
Quem mais se aproxima da marca do jogador é Gabriel Jesus, do Manchester City, autor de 21 gols na Premier League inglesa desde 2019/20. Neymar, maior referência do país na atualidade, foi às redes 19 vezes no Francês.
Mas quem quiser tirar João Pedro do Cagliari terá de negociar pelos seus direitos econômicos. O atacante tem contrato até junho de 2023 e recebe cerca de 2,8 milhões de euros por temporada. No padrão brasileiro, isso significa um salário mensal na casa de R$ 1,5 milhão.
Mesmo com os gols do seu capitão, o clube está sofrendo demais nesta temporada do Italiano. A equipe é o primeiro time na zona de rebaixamento, com 22 pontos, um a menos que o Torino, 17º colocado e, por enquanto, livre do descenso.
A equipe da Sardenha encara hoje (20) o Spezia, 15º e outro candidato a retornar para a Série B, fora de casa, em seu último compromisso antes de a competição ser paralisada para a Data Fifa de início das eliminatórias europeias da Copa do Mundo 2022.
Brasileiros em ligas nacionais (desde 2019/20)
João Pedro (Cagliari-ITA) - 31 gols
Gabriel Jesus (Manchester City-ING) - 21 gols
Neymar (Paris Saint-Germain-FRA) - 19 gols
Richarlison (Everton-ING) - 19 gols
Roberto Firmino (Liverpool-ING) - 15 gols
Willian José (Real Sociedad-ESP e Wolverhamtpon-ING) - 14 gols
Matheus Cunha (RB Leipzig e Hertha Berlim-ALE) - 11 gols
Antony (Ajax-HOL) - 9 gols
David Neres (Ajax-HOL) - 7 gols
Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP) - 6 gols
Luiz Araújo (Lille-FRA) - 5 gols
Rodrygo (Real Madrid-ESP) - 2 gols
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.