Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Eurocopa vai decidir prêmios de melhor do mundo; conheça os candidatos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A maior Eurocopa de todos os tempos começa amanhã, com 24 seleções medindo forças e correndo atrás do desejado título de melhor equipe nacional de futebol do Velho Continente na atualidade.
Mas uma outra disputa acontecerá paralelamente nos gramados das dez nações que sediarão a competição.
Como nenhum jogador saiu da Liga dos Campeões aclamado como melhor do mundo, é a Euro que acabará decidindo os vencedores das eleições da Fifa (The Best) e da France Football (Bola de Ouro) de craque da temporada.
O "Blog do Rafael Reis" mostra abaixo os nomes que despontam como principais candidatos ao posto e mostra o que cada um deles precisa fazer no torneio continental para conseguir levar os troféus para casa.
KYLIAN MBAPPÉ
Atacante
22 anos
Paris Saint-Germain (FRA)
França
Jogos: 56
Gols: 45
Assistências: 14
Em um ano em que ainda não surgiu o favorito, o garoto francês é quem mais desponta como o nome a ser batido nas eleições de melhor do mundo. Mbappé preenche dois dos três principais requisitos que costumam definir os vencedores dos prêmios do gênero: é um cara que decide jogos (brilhou nos mata-matas decisivos da Liga dos Campeões) e que também faz parte de uma espécie de imaginário coletivo dos atletas diferenciados, aqueles que sempre são cotados para vencer a Bola de Ouro e o The Best. A única coisa que falta ao atacante do Paris Saint-Germain nesta temporada é o título importante que pode colocá-lo como candidato número 1 ao posto de craque máximo do planeta. Só que a França já é a atual campeã mundial e larga como favorita na Euro.
N'GOLO KANTÉ
Meia
30 anos
Chelsea (ING)
França
Jogos: 53
Gol: 1
Assistências: 3
Principal nome do Chelsea na reta final da vitoriosa campanha na Champions, o companheiro de Mbappé na seleção francesa é um patinho feio que está se transformando em cisne nas bolsas de aposta. Kanté não é um artilheiro e nem sequer aquele maestro dos passes geniais que coloca seus parceiros na cara do gol algumas vezes por partida. O meio-campista é um carregador de piano, aquele tipo de atleta que se mata dentro de campo, cumpre vários papeis táticos e, com isso, permite que jogadores mais técnicos e habilidosos resolvam jogos. Se a França conquistar o título europeu, e Mbappé não se destacar muito na conquista, é sim possível que o prêmio acabe parando nas mãos do tímido e carismático meia.
KEVIN DE BRUYNE
Meia
29 anos
Manchester City (ING)
Bélgica
Jogos: 45
Gols: 12
Assistências: 20
O meio-campista provavelmente seria eleito o melhor do mundo se o Manchester City tivesse conquistado a Liga dos Campeões pela primeira vez na história. Como o time dirigido por Pep Guardiola foi derrotado pelo Chelsea na decisão, De Bruyne voltou a ser "apenas" um candidato ao Olimpo da bola. Para sua sorte, a seleção belga também entra bastante credenciada na Euro, o que pode dar um novo gás para ele nessa acirrada disputa. O meia já tem em seu favor ótimo argumento para ganhar eleitores: pela segunda temporada consecutiva, foi escolhido pelos próprios jogadores o craque do Campeonato Inglês, a liga nacional mais badalada do planeta.
CRISTIANO RONALDO
Atacante
36 anos
Juventus (ITA)
Portugal
Jogos: 54
Gols: 39
Assistências: 5
CR7 não faz uma grande temporada. Foi eliminado ainda nas oitavas de final da Champions e viu o fim da hegemonia italiana da sua Juventus. Em um ano normal, seria carta fora do baralho. Só que essa é uma temporada atípica. E a Euro pode recolocar Cristiano Ronaldo no jogo. Afinal, Portugal tem uma das seleções mais fortes do planeta na atualidade e pode ser bicampeã continental. Caso isso aconteça, o dono da camisa 7 já vira potencial candidato aos prêmios de melhor do mundo. E, se os portugueses conquistarem o título tendo CR7 como protagonista, aí o favoritismo pode virar todo dele.
ROBERT LEWANDOWSKI
Atacante
32 anos
Bayern de Munique (ALE)
Polônia
Jogos: 47
Gols: 53
Assistências: 11
O atual campeão do prêmio de melhor do mundo é o cara que mais balançou as redes na última temporada (53 vezes, contando jogos do Bayern de Munique e da seleção polonesa). De quebra, gravou seu nome na história do Campeonato Alemão ao se tornar o maior artilheiro de uma única edição do campeonato, quebrando um recorde que já durava quase 50 anos. O ano de Lewandowski só não foi melhor porque o bi da Champions não veio. O centroavante não entra na Euro pensando em título, já que a Polônia não está entre as maiores forças. Mas um bom desempenho no torneio continental (talvez até a artilharia) pode colocá-lo novamente na disputa pelo prêmio individual mais desejado de todos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.