Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 brasileiros famosos que ainda não jogaram sequer uma partida neste ano

Renato Augusto defende o Beijing Guoan desde 2016 - AFP
Renato Augusto defende o Beijing Guoan desde 2016 Imagem: AFP

21/07/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ano já passou da metade. Mesmo assim, ainda há jogadores brasileiros conhecidos do grande público que ainda não disputaram sequer um minuto de uma partida oficial de futebol em 2021.

A maior parte deles estava (ou continua) vinculado a algum clube da China e não pode entrar no país mais populoso do planeta no começo desta temporada devido a restrições sanitárias para conter o avanço da pandemia da covid-19.

Por isso, eles passaram os últimos sete meses apenas realizando treinos físicos e técnicos aqui no Brasil à espera da liberação para viajar à Ásia ou de uma transferência para poderem atuar em algum outro canto do mundo.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete atletas famosos da nação pentacampeã mundial que ainda não foram a campo neste ano e explica qual é a situação atual vivida por cada um deles.

RENATO AUGUSTO
Meia
33 anos
Beijing Guoan (CHN)
Último jogo: 10/12/2020

Há cinco anos e meio na China, o ex-jogador da seleção é o exemplo perfeito do cenário descrito acima. Apesar de ter sido inscrito nas competições desta temporada pelo Beijing Guoan, Renato Augusto não voltou das férias e continua aqui no Brasil. Como seu contrato terminaria em dezembro e provavelmente não seria renovado devido às novas regras salariais do futebol chinês, o meia vem negociando há algumas semanas uma rescisão antecipada de vínculo. O Corinthians tem acompanhado de perto essa negociação porque pretende anunciá-lo o quanto antes como reforço para a sequência do Campeonato Brasileiro.

PHILIPPE COUTINHO
Meia
29 anos
Barcelona (ESP)
Último jogo: 29/12/2020

Philippe Coutinho, durante partida do Barcelona - Pau BARRENA / AFP - Pau BARRENA / AFP
Imagem: Pau BARRENA / AFP

O caso do camisa 14 do Barcelona é bem diferente do de Renato Augusto. O responsável por Coutinho estar parado há sete meses é o seu joelho esquerdo. O meia sofreu uma lesão no último jogo do clube catalão no ano passado e precisou ser submetido a uma cirurgia que lhe tirou do restante da temporada. A contusão também minou o processo de recuperação de espaço de Coutinho no Barça. Com seu afastamento e a consolidação do garoto Pedri, o brasileiro deixou de fazer parte dos planos do técnico Ronald Koeman, que pretende negociá-lo nesta janela de transferências.

PAULINHO
Meia
32 anos
Sem clube
Último jogo: 12/11/2020

Paulinho Guangzhou Evergrande - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

O ex-jogador do Corinthians e do Barcelona conseguiu aquilo que Renato Augusto tanto deseja. No fim do mês passado, depois de um semestre afastado das atividades do Guangzhou FC, Paulinho chegou a um acordo com a diretoria chinesa para o encerramento prematuro do seu contrato, que originalmente terminaria somente no próximo ano. Livre no Mercado da Bola, o meio-campista até foi procurado por alguns clubes brasileiros, como Grêmio e o próprio Corinthians. No entanto, sua prioridade é conseguir retornar para o futebol europeu.

MATHEUS FERNANDES
Volante
23 anos
Palmeiras (BRA)
Último jogo: 24/11/2020

Recém-contratado de volta pelo Palmeiras após um ano e meio no futebol espanhol, o volante deve encerrar nas próximas semanas o período de inatividade. Protagonista de uma das transferências mais estranhas realizadas pelo Barcelona nos últimos tempos, Matheus Fernandes praticamente não jogou na Catalunha. A única vez que foi aproveitado por lá foi na goleada por 4 a 0 sobre o Dínamo de Kiev, pela fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, quando entrou a 17 minutos do fim da partida. No restante da passagem pelo Barcelona, o brasileiro só treinou e viu muitas exibições de Messi direto do banco de reservas.

ROGER GUEDES
Meia-atacante
24 anos
Shandong Taishan (CHN)
Último jogo: 19/12/2020

Roger Guedes em ação - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

O camisa 23 do Shandong Taishan é outro brasileiro conhecido que vem tentando se desvincular da China para retornar ao seu país-natal (talvez também para o Corinthians, que tem cogitado sua contratação). Os complicadores para Roger Guedes são que seu contrato vai até julho do próximo ano e ele ainda tem uma idade baixa, o que torna seu valor de mercado mais alto. Ou seja, liberar o meia-atacante gratuitamente significa assumir um prejuízo significativo, já que o clube chinês pagou 4,4 milhões de euros (R$ 27 milhões, na cotação atual) para comprar seus direitos econômicos do Palmeiras, em 2018.

ALEX TEIXEIRA
Meia-atacante
31 anos
Sem clube
Último jogo: 12/11/2020

Contratação de Alex Teixeira pelo Corinthians é uma incógnita - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Campeão chinês com o Jiangsu Suning no ano passado, o meia-atacante viu seu clube entrar em processo de falência e fechar as portas. Mas, ao contrário do zagueiro Miranda e o do atacante Éder, seus ex-companheiros por lá que hoje jogam no São Paulo, Alex Teixeira não teve pressa para se reposicionar no mercado de trabalho. O meia-atacante foi sondado por clubes da Arábia Saudita e recebeu uma proposta do Vasco, seu time formador, mas continua curtindo as férias. O rumor mais recente sobre seu futuro é uma possível transferência para o Besiktas, da Turquia.

MOISÉS
Meia
33 anos
Shandong Taishan (CHN)
Último jogo: 19/12/2020

Moisés (Shandong Luneng) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ao contrário dos outros "chineses" da lista, o ex-camisa 10 do Palmeiras não vem sendo especulado por muitos clubes brasileiros durante esse período de permanência forçada no país. Moisés tem se revezado entre São Paulo e Minas Gerais para manter a forma enquanto aguarda uma definição sobre seus próximos passos profissionais (rescisão ou aval para retornar à China e retomar a carreira de jogador profissional de futebol paralisada há mais de meio ano). Seu contrato com o Shandong Taishan tem duração de mais 12 meses e também não deve ser renovado.