Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como saída de Messi pode dar vida nova para Philippe Coutinho no Barcelona

Philippe Coutinho pode se dar bem com saída de Messi do Barcelona - Josep LAGO/AFP
Philippe Coutinho pode se dar bem com saída de Messi do Barcelona Imagem: Josep LAGO/AFP

09/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O anúncio de que Lionel Messi não terá seu contrato renovado caiu como uma bomba no Barcelona. Desde a última quinta-feira, torcedores, dirigentes, jornalistas e até jogadores se perguntam o que será do clube catalão sem o maior nome de sua história?

Mas, pelo menos um dos integrantes do elenco dirigido pelo holandês Ronald Koeman tem bons motivos para acreditar que a saída do argentino não foi tão ruim assim. No caso, esse adeus pode significar uma vida nova para ele no time culé.

Enquanto o Barça tinha expectativa de continuar contando com Messi, Philippe Coutinho estava na lista dos dispensáveis do clube para a próxima temporada.

O raciocínio era evidente: os catalães precisavam abrir espaço em sua folha salarial para poder registrar o novo contrato do seu ídolo máximo. E o brasileiro ganha muito dinheiro e não tem correspondido dentro de campo a um investimento tão alto.

Ao longo dos últimos meses, o time espanhol ofereceu Coutinho a várias equipes de centros importantes da Europa. Milan, Arsenal, Tottenham e Liverpool foram alguns dos alvos dessas investidas.

Só que Messi foi embora, e a necessidade do Barcelona de realizar cortes radicais no seu orçamento desta temporada ficou menos urgente (ainda que continue existindo, a dada sua delicada situação financeira e as pesadas dívidas acumuladas da gestão passada).

Essa mudança de cenário alterou também as expectativas de Coutinho. Sua transferência deixou de ser uma necessidade de primeira ordem. Agora, ele pode pelo menos tentar convencer Koeman que merece continuar no elenco.

De acordo com o jornal "Sport", isso já está começando a acontecer. Segundo a publicação, o holandês está bem contente com a dedicação mostrada pelo brasileiro na pré-temporada e não gostaria que ele fosse embora, o que era uma urgência antes, mas agora deixou de ser.

A ausência de Messi pode, inclusive, ser benéfica para Coutinho dentro de campo. Além da abertura de uma vaga de titular no setor ofensivo no time, o argentino concentrava praticamente toda a criação de jogadas nos seus pés.

Sem o craque como parceiro, Coutinho deve ter mais liberdade para ocupar os espaços que realmente aprecia e atuar na função que mais gosta, de armador principal, o clássico "camisa 10". Isso, é claro, se ele permanecer no time, voltar bem da lesão que o tirou dos gramados no primeiro semestre durante todo o primeiro semestre deste ano e recuperar a titularidade.

Terceiro colocado no Campeonato Espanhol e eliminada nas oitavas de final da Liga dos Campeões na temporada passada, o Barcelona contratou quatro reforços para 2021/22: o lateral direito brasileiro Emerson Royal, o zagueiro Eric García e os atacantes Memphis Depay e Sergio Agüero.

Até o momento, Messi é a única baixa relevante no elenco. Do grupo de jogadores que Koeman tinha em mãos antes das férias de meio de ano, também foram embora o lateral esquerdo Junior Firpo (Leeds United), o volante brasileiro Matheus Fernandes (Palmeiras) e meia-atacante português Francisco Trincão (Wolverhampton).

Depois da disputa de cinco amistosos preparatórios, a nova temporada do Barça começa oficialmente no próximo domingo, contra a Real Sociedad, no País Basco, pela rodada de abertura da La Liga.