Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 técnicos famosos que começam a temporada desempregados na Europa

Zidane ganhou 3 Champions pelo Real Madrid, mas está sem emprego no momento - Getty Images
Zidane ganhou 3 Champions pelo Real Madrid, mas está sem emprego no momento Imagem: Getty Images

18/08/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não é por medo de não encontrar substitutos à altura do cargo que os principais clubes de futebol da Europa vão ter medo de demitir seus treinadores atuais durante esta nova temporada.

O mercado internacional de técnicos está neste momento cheio de nomes consagrados por trabalhos em times e seleções do primeiro escalão da modalidade que estão desempregados e à espera de uma recolocação profissional.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete treinadores mundialmente famosos que iniciaram 2021/22 sem emprego e que, certamente, aparecerão nos pesadelos daqueles técnicos que balançarão no cargo durante os próximos meses.

ZINÉDINE ZIDANE
Francês
49 anos
Último trabalho: Real Madrid (2019-2021)

Maior vencedor da Liga dos Campeões da Europa na década passada, o ex-camisa 10 francês tem apenas uma experiência como técnico de uma equipe de primeira divisão. Só que essa experiência foi simplesmente brilhante. Ao longo de cinco anos à frente do Real Madrid (interrompidos por dez meses, entre 2018 e 2019), Zidane ganhou nada menos que três títulos da Champions e dois do Campeonato Espanhol. A passagem do astro pelo clube mais vitorioso da história do futebol mundial chegou ao fim no encerramento da temporada passada por decisão do próprio treinador. Agora, Zidane deve tirar um bom período de férias até chegar a hora de substituir seu ex-companheiro Didier Deschamps na seleção francesa, o que tem tudo para acontecer depois da Copa do Mundo-2022.

ANTONIO CONTE
Italiano
52 anos
Último trabalho: Inter de Milão (2019-2021)

Antonio Conte pode ser o próximo treinador do Tottenham, após a saída de Mourinho - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Que treinador pede demissão do emprego depois de conquistar um dos títulos mais importantes do planeta e tirar seu clube de uma fila que já durava uma década? Bem, foi isso que Antonio Conte fez. Campeão italiano com a Inter de Milão na temporada passada, ele se desentendeu com a diretoria depois de descobrir que não receberia os reforços desejados para 2021/22 e provavelmente teria de se desfazer de alguns dos seus principais jogadores para fazer caixa. Para não dirigir um elenco enfraquecido e com menos chances de se manter no topo, Conte preferiu ir embora. Mas seu período como desempregado não deve durar muito. Assim que um clube de primeiro escalão demitir seu treinador, o nome do italiano deve surgir como favorito para ocupar a vaga.

CLAUDIO RANIERI
Italiano
69 anos
Último trabalho: Sampdoria (2019-2021)

Claudio Ranieri no prêmio da Fifa, The Best (Foto: )  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Responsável por uma das grandes façanhas do futebol mundial neste século, o italiano que faturou o título inglês em 2015/16 já dirigiu quatro clubes depois que encerrou o maior e mais surpreendente trabalho da sua carreira, no Leicester. Desde então, Ranieri já dirigiu Nantes, Fulham, Roma e Sampdoria (seu último time). Mas, em nenhum desses lugares, passou perto de atingir o mesmo sucesso que conseguiu à frente dos Foxes. Sem emprego desde o fim da última temporada, Ranieri logo deve ser convocado por algum time que precise reforçar seu sistema defensivo e sonhe com um novo milagre, como o protagonizado pelo Leicester de cinco anos atrás.

ANDREA PIRLO
Italiano
42 anos
Último trabalho: Juventus (2020-21)

Pirlo se irrita ao ser questionado sobre seu futuro na Juventus: "Respondi milhares de vezes" - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Um dos principais nomes do futebol italiano nos últimos tempos, o cabeludo não iniciou muito bem sua carreira de treinador. Técnico da Juventus na temporada passada, Pirlo caiu cedo na Liga dos Campeões e não conseguiu manter a hegemonia que já durava quase uma década do clube no Italiano. Com resultados abaixo do esperado pela diretoria, acabou sendo demitido. Mas, mesmo com uma largada ruim no banco de reservas, ele não deve demorar para receber uma nova oportunidade. Afinal, o nome Pirlo é tão pesado na Itália que acaba escancarando portas que normalmente estariam fechadas.

ERNESTO VALVERDE
Espanhol
57 anos
Último trabalho: Barcelona (2017-2020)

Dirigentes do Barcelona afirma que Ernesto Valverde vai permanecer no clube mesmo após derrota na Supercopa - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Um dos vários treinadores a quem o Barcelona recorreu nos últimos anos para tentar resgatar o sucesso dos tempos de Pep Guardiola, o espanhol passou duas temporadas e meia no Camp Nou e levou para casa dos troféus do Espanhol e um da Copa do Rei. Mesmo com bons resultados na esfera local, Valverde acabou demitido em janeiro do ano passado. Dezenove meses depois, ainda não conseguiu se reposicionar no mercado de trabalho. O treinador chegou a ser cotado para dirigir o Valencia na última temporada, mas o acerto nunca chegou, e ele segue à espera de um novo contato profissional.

FRANK LAMPARD
Inglês
43 anos
Último trabalho: Chelsea (2019-2021)

O técnico do Chelsea, Frank Lampard, durante jogo contra o Crystal Palace - Darren Walsh/Chelsea FC via Getty Images - Darren Walsh/Chelsea FC via Getty Images
Imagem: Darren Walsh/Chelsea FC via Getty Images

Ídolo histórico do Chelsea, foi contratado pelos Blues há duas temporadas depois de um bom trabalho à frente do Derby County e conduziu um forçado processo de rejuvenescimento do elenco, que fez aparecer nomes como Mason Mount e Reece James. Só que sua gestão à frente do clube desandou no segundo ano em Stamford Bridge. Depois de seguidos tropeços no momento de maior inchaço do calendário inglês, Lampard foi demitido em janeiro. Seu substituto, o alemão Thomas Tuchel, pegou o mesmíssimo elenco e conquistou a Champions, valorizando o trabalho de reconstrução de grupo feito pelo seu antecessor.

ARSÈNE WENGER
Francês
71 anos
Último trabalho: Arsenal (1996-2018)

Wenger deixou o Arsenal em 2018 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Depois de marcar época no futebol inglês e permanecer durante 22 temporadas à frente do Arsenal, o treinador francês já está parado há mais de três anos. Apesar de muita gente considerar que a carreira de Wenger chegou ao fim, ele pensa diferente. O técnico não se considera aposentado e já afirmou em várias entrevistas que está na hora de retornar aos bancos de reserva. Depois da última Eurocopa, seu nome foi cotado para assumir o comando da Suíça. A especulação não vingou, mas serviu para mostrar que Wenger ainda não deixou de ser um profissional a ser considerado por clubes e seleções.