Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Como Otávio saiu do radar de Tite para 1ª convocação na seleção portuguesa
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Brasileiro que mais distribuiu passes para gol no primeiro escalão do futebol europeu na temporada passada, o meia-atacante Otávio está prestes a não poder mais defender a seleção canarinho.
Aos 26 anos, o jogador do Porto foi convocado na semana passada por Portugal para as partidas contra Irlanda e Azerbaijão, válidas pelas eliminatórias europeias da Copa do Mundo-2022, e também para o amistoso contra o Qatar.
Com isso, a cria das categorias de base do Internacional se tornou o oitavo jogador nascido no Brasil a ser relacionado para defender a seleção principal da nossa antiga metrópole. Antes dele, Lúcio Soares, Celso Matos, Deco, Pepe, Liedson, Rony Lopes e Dyego Souza vestiram a camisa lusa.
Antes de ser convocado pela primeira vez por Fernando Santos (seu nome já constava na relação de 40 pré-selecionados para a Eurocopa, disputada em junho), Otávio chegou a ser observado por Tite e viveu a expectativa de ser chamado pelo Brasil.
Mas, mesmo vivendo uma ótima fase, Otávio não conseguiu convencer Tite a alterar alguma de suas convocações para testá-lo. A decisão do treinador de ignorá-lo abriu espaço para a aproximação dos portugueses.
Só que não foram apenas as seleções que "descobriram" o meia-atacante. No começo do ano, quando seu contrato com o Porto estava chegando ao fim, Palmeiras e Milan entraram em contato com seu estafe para tentar contratá-lo.
Apesar das propostas, Otávio optou por renovar até 2025 com a equipe do estádio do Dragão. Em contrapartida, transformou-se no jogador mais bem pago do clube, com salário anual na casa de 3 milhões de euros (18,5 milhões) por ano.
"É a primeira vez que o Otávio vem à seleção. Tem algumas características que podem vir a ser úteis à seleção, portanto nada melhor do que observar 'in loco' o que tem para dar", disse Fernando Santos, sobre seu novo jogador.
Os portugueses ainda estão invictos nas eliminatórias da Copa-2022. Com vitórias sobre Azerbaijão e Luxemburgo e um empate contra a Sérvia, somam sete pontos em três rodadas e lideram o Grupo A.
Apenas o campeão de cada uma das dez chaves do qualificatório europeu conquista vaga automática para o Mundial. Os segundos colocados participarão de uma repescagem que classificará mais três seleções.
A pouco mais de um ano do pontapé inicial da próxima Copa, que será realizada fora do seu período habitual, entre novembro e dezembro, para fugir do calor do verão no Oriente Médio, o Qatar (país-sede) é o único país já garantido na competição.
Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998, com a presença de 32 seleções. A partir do próximo Mundial, que será disputado em 2026 na América do Norte (Estados Unidos, México e Canadá) serão 48 participantes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.