Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
5 destaques da Libertadores para seu time trazer ao Brasil no próximo ano
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Barcelona de Guayaquil e Flamengo decidem hoje quem será o segundo finalista da Copa Libertadores da América-2021 e se o torneio continental terá, pela segunda temporada consecutiva, uma decisão entre dois clubes brasileiros.
Mas, apesar do domínio do futebol pentacampeão mundial nesta edição (foram cinco times entre os oito quadrifinalistas e três representantes nas semifinais), o torneio da Conmebol ainda conseguiu apresentar alguns bons valores individuais em equipes de outros países.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco jogadores que se destacaram na Libertadores por equipes estrangeiras e que são boas opções de contratação para os clubes brasileiros de olho no próximo ano.
DAMIÁN DÍAZ
Meia-atacante
35 anos
Equatoriano
Barcelona (EQU)
Nascido na Argentina, mas naturalizado equatoriano, o camisa 10 é a maior reserva de talento existente no elenco do Barcelona e a peça-chave de todo jogo ofensivo criado pela equipe de Guayaquil. Ex-jogador do Boca Juniors, Díaz é um grande "carimbador de jogadas", aquele tipo de meio-campista inteligente, de bom passe e que facilita as coisas para seus companheiros de time. Por conta da idade avançada, o meia-atacante já não tem a mesma vitalidade dos melhores momentos de sua carreira e é substituído com frequência. Mesmo assim, ainda pode ser um reforço bastante útil para clubes de meio de tabela do Campeonato Brasileira, sobretudo para aqueles que possuem um time mais jovem e que precisam de jogadores mais experientes e com perfil de liderança.
JORGE RECALDE
Meia-atacante
29 anos
Paraguaio
Olimpia (PAR)
Ofensivamente, foi o principal responsável pelo Olimpia ter chegado até as quartas de final. Recalde fez um gol e distribuiu três assistências durante a campanha da equipe paraguaia na Libertadores. E, apesar da triste despedida do clube (goleado por 9 a 2 pelo Flamengo no placar agregado dos mata-matas), deixou a competição em alta e valorizado no mercado sul-americano. O paraguaio é um homem de frente dos mais polivalentes: pode jogar como camisa 10, atacantes pelos lados dos campos ou até mesmo ficar mais preso dentro da área e fazer papel de centroavante. Nos últimos meses, o nome de Recalde foi apontado como possível reforço de dois clubes brasileiros (Grêmio e São Paulo). Na virada do ano, certamente outros times engrossarão essa lista.
MARIO PINEIDA
Lateral esquerdo
29 anos
Equatoriano
Barcelona (EQU)
Outro bom valor da equipe equatoriana, Pineida é o principal escape da defesa do Barcelona quando é pressionada por uma marcação alta adversária. Melhor no apoio do que na recuperação de bolas, o lateral esquerdo fez gol e também distribuiu assistência nesta Libertadores. O melhor momento da sua trajetória nos gramados foi recompensado com o retorno à seleção. Pineida foi convocado para as rodadas de junho das eliminatórias sul-americanas e esteve na Copa América. O equatoriano só não participou também dos compromissos da Data Fifa deste mês porque estava se recuperando de uma contusão muscular.
TOMÁS CHANCALAY
Meia-atacante
22 anos
Argentino
Racing (ARG)
Apesar de o Racing ter se despedido da Libertadores lá nas oitavas de final, Chancalay não pode reclamar do seu desempenho na competição. O argentino marcou cinco gols em seis partidas disputadas no torneio e teve uma média de uma bola na rede a cada 77 minutos em campo. Extremamente versátil, o meia-atacante pode atuar em todas as funções do setor ofensivo e, por ser muito jovem, ainda tem bastante margem de evolução pela frente. Chancalay tem contrato com o Colón e está emprestado ao Racing até o fim do ano. Como a equipe de Avellaneda não acionou a cláusula de compra dos seus direitos econômicos, ainda é possível para os clubes brasileiros contratá-lo "direto da fonte".
SAÚL SALCEDO
Zagueiro
24 anos
Paraguaio
Olimpia (PAR)
Zagueiros paraguaios costumam fazer sucesso no futebol brasileiro. O Atlético-MG tem Junior Alonso. O Palmeiras, Gustavo Gómez. E, voltando um pouco mais no tempo, dá para lembrar de Fabián Balbuena, Carlos Gamarra e Catalino Rivarola. O próximo nome dessa lista pode ser Saúl Salcedo. Contratado do argentino Huracán no começo do ano, o defensor começou a Libertadores como reserva, mas logo ganhou a posição e se firmou como um nome essencial na defesa do Olimpia. Ainda bem jovem para um zagueiro, Salcedo tem bastante caminho para evoluir, e o Brasil pode acabar sendo o espaço perfeito para o desenvolvimento das suas habilidades.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.