Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Para robôs, Vinícius Júnior já está entre os 10 melhores jogadores do mundo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Vinícius Júnior ainda não é titular da seleção brasileira. Mas, na avaliação de algoritmos que medem o desempenho dos jogadores a partir das estatísticas do que eles produzem em campo, o time de Tite nas eliminatórias da Copa do Mundo-2022 já deveria ter se transformando no "atacante do Real Madrid e mais dez".
De acordo com o "WhoScored?", plataforma que utiliza esse sistema 100% automatizado, o jovem de 21 anos não é apenas o grande representante do futebol pentacampeão mundial nesta temporada, mas também um dos dez melhores jogadores do planeta na atualidade.
Vinícius Júnior ocupa justamente a décima posição no ranking dos atletas mais bem avaliados dos cinco principais campeonatos nacionais da Europa (Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Alemão) em 2021/22.
Sua nota média nesta temporada é de 7,71, exatamente a mesma do meio-campista italiano Lorenzo Pellegrini, da Roma, com quem divide a última colocação do top 10.
Só nove jogadores têm desempenho superior ao de Vinícius Júnior. Quem lidera o ranking é o artilheiro norueguês Erling Haaland, do Borussia Dortmund, com 8,51. O francês Karim Benzema, do Real Madrid, e o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, completam o pódio.
Nem mesmo Cristiano Ronaldo e Lionel Messi têm jogado mais bola que o garoto do Real. O astro português do Manchester United tem média 7,08 nesta temporada, enquanto o craque argentino do Paris Saint-Germain está com 7,03.
Dentre os brasileiros, quem mais se aproxima da classificação do ex-jogador do Flamengo é o zagueiro Thiago Silva, do Chelsea, com 7,53. O vencedor da última edição da Liga dos Campeões da Europa é o 25º colocado no ranking geral.
Em sua quarta temporada no Velho Continente, Vinícius Júnior vive o melhor momento de sua carreira. O atacante, que até pouco tempo atrás era muito criticado por não ser muito decisivo, já marcou cinco gols e distribuiu quatro assistências em dez partidas pelo Real desde que voltou das férias.
Mesmo assim, ainda não convenceu Tite a lhe dar mais oportunidades na seleção. Na semana passada, ele participou de apenas 27 minutos da vitória por 3 a 1 sobre a Venezuela. No jogo seguinte (empate sem gols contra a Colômbia), no domingo, não foi nem relacionado para o banco de reservas.
Com nove vitórias e um empate nas eliminatórias da Copa do Mundo, o Brasil lidera a corrida sul-americana por vaga no Qatar-2022, com seis pontos de vantagem para a Argentina, segunda colocada, e está muito próximo de assegurar matematicamente sua classificação. Amanhã, recebe o Uruguai, em Manaus, em seu último compromisso desta Data Fifa.
O próximo Mundial será disputado fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, o torneio começará no dia 21 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.
Essa será a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998, com a presença de 32 seleções. A partir do próximo Mundial, que será disputado em 2026 na América do Norte (Estados Unidos, México e Canadá), serão 48 participantes.
Uma nova mudança pode acontecer em breve. A entidade que gerencia o futebol vem tentando emplacar uma proposta para realizar a Copa a cada dois anos. Desde que foi criado, em 1930, o torneio é jogado com quatro anos de diferença de uma edição para a outra.
A única exceção aconteceu no período da Segunda Guerra Mundial, quando houve uma pausa forçada de 12 anos sem que a bola rolasse no torneio.
Eliminatórias sul-americanas
Amanhã
17h - Bolívia x Paraguai, em La Paz (BOL)
18h - Colômbia x Equador, em Barranquilla (COL)
20h30 - Argentina x Peru, em Buenos Aires (ARG)
21h - Chile x Venezuela, em Santiago (CHI)
21h30 - Brasil x Uruguai, em Manaus (BRA)
Melhores jogadores da temporada*
1 - Erling Haaland (NOR/Borussia Dortmund): 8,51
2 - Karim Benzema (FRA/Real Madrid): 8,37
3 - Mohamed Salah (EGI/Liverpool): 8,07
4 - Dimitri Payet (FRA/Olympique de Marselha): 8,03
5 - Robert Lewandowski (POL/Bayern de Munique): 8,00
6 - Michail Antonio (JAM/West Ham): 7,84
7 - Kylian Mbappé (FRA/Paris Saint-Germain): 7,82
8 - Trent Alexander-Arnold (ING/Liverpool): 7,81
9 - Florian Wirtz (ALE/Bayer Leverkusen): 7,72
10 - Lorenzo Pellegrini (ITA/Roma): 7,71
Vinícius Júnior (BRA/Real Madrid): 7,71
*segundo o "WhoScored"?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.