Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Neymar perde "ousadia" e é só o 14º no ranking de dribladores da Champions

Neymar tem a pior média de dribles de toda sua carreira na Champions - REUTERS/Stephane Mahe
Neymar tem a pior média de dribles de toda sua carreira na Champions Imagem: REUTERS/Stephane Mahe

03/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Neymar é sinônimo de futebol ousado, de jogadas individuais, de dribles desconcertantes, que deixam seus marcadores irritados e levam os torcedores à loucura. Bem, esse Neymar descrito acima definitivamente não é o que está disputando a Liga dos Campeões nesta temporada.

Na Champions 2021/22, o camisa 10 do Paris Saint-Germain, que hoje visita o RB Leipzig, pela quarta rodada do Grupo A, está contido como nunca antes esteve desde que desembarcou no futebol europeu.

E a prova disso é que a sua classificação no ranking dos maiores dribladores da competição interclubes mais importante do futebol mundial. Desta vez, Neymar não ocupa a primeira, a segunda ou a terceira colocação que lhe costumam ser de direito.

De acordo com o "WhoScored?", site especializado nas estatísticas do futebol, o brasileiro foi apenas o 14º jogador que mais driblou adversários no primeiro turno da fase de grupos da Champions.

Neymar tem até o momento média de apenas três dribles por partida na Champions, exatamente a mesma de um outro brasileiro, o meia-atacante Pedrinho, ex-Corinthians, que hoje defende o Shakhtar Donetsk.

O maior driblador desta edição do torneio continental é o camaronês Nicolas Moumi Ngalameu, do Young Boys, com 6,7 marcadores deixados para trás por jogo. O italiano Marco Verratti, companheiro de Neymar no PSG, ocupa a segunda colocação, com média de 4,5 dribles. E o brasileiro naturalizado português Matheus Nunes, do Sporting, completa o pódio (4,3).

Além de Verratti, um outro companheiro de Neymar no PSG aparece à frente do brasileiro: Lionel Messi, com 3,7 dribles a cada compromisso. O craque argentino, aliás, não enfrenta o RB Leipzig por conta de dores musculares.

Desde que começou a disputar a Champions, lá em 2013/14, pelo Barcelona, Neymar nunca driblou tão pouco quanto agora. Sua pior marca anterior havia sido registrada justamente na temporada passada, quando fez 3,7 jogadas individuais por partida.

Nos últimos seis anos, o camisa 10 sempre encerrou a Liga dos Campeões no pódio dos maiores dribladores. Desta vez, será necessária uma grande mudança de comportamento para repetir o feito.

Neymar participou de dois dos três primeiros jogos do PSG no torneio (empate contra o Brugge e vitória sobre o Manchester City), mas ainda não fez gol e nem conseguiu distribuir assistência.

Os franceses lideram o Grupo A da competição, com sete pontos, um mais que o City e três de vantagem sobre o Brugge. Mesmo que derrotem o Leipzig, ainda não selarão a classificação antecipada já neste meio de semana.

Depois de duas temporadas consecutivas com alteração de sede da decisão por causa dos efeitos da pandemia de covid-19, a Uefa espera que, desta vez, a Champions consiga ir até à final obedecendo seu planejamento original.

O jogo que irá decidir o sucessor do Chelsea no posto de campeão europeu de clubes está marcado para o dia 28 de maio do próximo ano e será disputado no estádio Krestovsky, em São Petersburgo.

Liga dos Campeões - rodada 4

Ontem
Malmö 0 x 1 Chelsea (Grupo H)
Wolfsburg 2 x 1 Red Bull Salzburg (Grupo G)
Villarreal 2 x 0 Young Boys (Grupo F)
Juventus 4 x 2 Zenit São Petersburgo (Grupo H)
Bayern de Munique 5 x 2 Benfica (Grupo E)
Sevilla 1 x 2 Lille (Grupo G)
Dínamo de Kiev 0 x 1 Barcelona (Grupo E)
Atalanta 2 x 2 Manchester United (Grupo F)

Hoje
14h45 - Shakhtar Donetsk x Real Madrid (Grupo D)
14h45 - Milan x Porto (Grupo B)
17h - Sporting x Besiktas (Grupo C)
17h - Borussia Dortmund x Ajax (Grupo C)
17h - Sheriff x Inter de Milão (Grupo D)
17h - Liverpool x Atlético de Madri (Grupo B)
17h - Manchester City x Brugge (Grupo A)
17h - RB Leipzig x Paris Saint-Germain (Grupo A)