Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
7 astros do futebol internacional que são donos de times no exterior
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A mudança de lei que permitiu aos clubes brasileiros criar SAFs (Sociedades Anônimas de Futebol) para administrar seus departamentos da modalidade mais popular do planeta tem mexido com os planos de jogadores e ex-jogadores de sucesso.
O primeiro a se movimentar foi o ex-atacante Ronaldo, que firmou contrato com o Cruzeiro. Além dele, o lateral esquerdo Marcelo (Real Madrid) também revelou interesse em investir em alguma equipe brasileira. E até Neymar entrou na onda. Ainda em que em tom de brincadeira, falou que "compraria o Santos".
O movimento pode até ser novidade aqui no Brasil. Mas, lá no exterior, não faltam exemplos de atletas que fizeram sucesso nos gramados e hoje são proprietários de clubes de futebol. O "Blog do Rafael Reis" apresenta sete grandes nomes que seguiram esse caminho.
RONALDO
Ex-atacante
45 anos
Brasileiro
Valladolid (ESP)
O anúncio de intenção de compra da do Cruzeiro não é a primeira incursão do Fenômeno no mundo da gestão esportiva. O segundo maior artilheiro da história das Copas do Mundo já foi sócio do Fort Lauderdale Strikers, que disputava uma liga alternativa nos Estados Unidos, e, há três anos e meio, é acionista majoritário do Valladolid. Sob seu comando, o clube foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Espanhol (ocupa atualmente a quinta posição na competição de acesso). Em compensação, conseguiu reduzir consideravelmente as dívidas que acumula e se tornou superavitário.
DAVID BECKHAM
Ex-meia
46 anos
Inglês
Inter Miami (EUA) e Salford City (ING)
Um dos maiores garotos-propagandas que o futebol já produziu, o ídolo inglês de três Copas do Mundo também resolveu trocar o uniforme de jogador pelo terno e gravata depois da aposentadoria nos gramados. Ao lado de sócios do setor de construção civil, Beckham criou uma nova franquia para a MLS (Major League Soccer), a elite do futebol norte-americano: o Inter Miami, que estreou no torneio em 2020 e não chegou aos playoffs na última temporada. O ex-camisa 7 é ainda investidor de um projeto paralelo na quarta divisão da Inglaterra, o Salford City, onde trabalha ao lado de vários dos seus ex-companheiros de United (Nicky Butt, Ryan Giggs, Paul Scholes e os irmãos Gary e Phil Neville).
GHEORGHE HAGI
Ex-meia
56 anos
Romeno
Farul Constanta (ROM)
Apelidado de "Maradona dos Cárpatos", fez sucesso com as camisas de Barcelona e Real Madrid e brilhou na Copa do Mundo-1994, quando liderou a seleção romena até as quartas de final. Doze anos atrás, Hagi criou um clube, o Viitorul Constanta, que subiu da terceira para a primeira divisão em três temporadas e chegou a ser campeão nacional (2016/17). Em junho, o time do maior craque da história do futebol da Romênia fundiu-se com o Farul Constanta, que pertencia ao ex-atacante Ciprian Marica e herdou o lugar na elite. Na nova equipe, Hagi não é apenas um dos donos, mas também o treinador e principal ativo para atrair patrocinadores e torcedores.
ZLATAN IBRAHIMOVIC
Atacante
40 anos
Sueco
Hammarby (SUE)
O maior artilheiro da história da seleção sueca ainda continua marcando seus golzinhos com a camisa do Milan (só nesta temporada, já meteu sete bolas nas redes). Mas, aos 40 anos, tem pensado cada vez mais em suas atividades fora das quatro linhas. Em 2019, Ibrahimovic tornou-se acionista do Hammarby, equipe de 124 anos que até hoje só conquistou uma vez o título sueco (2001). Por enquanto, o centroavante é apenas um investidor do clube e tem como principal sócia a AEG, empresa norte-americana de marketing esportivo que é proprietária do Los Angeles Galaxy, equipe que ele já defendeu. No entanto, imagina-se que Ibra passe a desempenhar um papel mais ativo na gestão do Hammarby depois da sua aposentadoria como jogador.
GERARD PIQUÉ
Zagueiro
34 anos
Espanhol
Andorra (ESP)
O marido da cantora colombiana Shakira tem um sonho que não esconde de ninguém: ser presidente do Barcelona. Enquanto continua jogando pela equipe catalã, o veterano zagueiro pode ir se preparando para o futuro projeto administrando o FC Andorra, clube que disputa a terceira divisão do Campeonato Espanhol. O defensor, que tem uma forte atuação no mundo dos negócios e também é um dos proprietários da empresa que realiza anualmente a Copa Davis (o principal torneio entre nações do tênis mundial), comprou o Andorra em 2018 e chegou a bater na trave para subir para a segundona na temporada passada.
VINCENT KOMPANY
Ex-zagueiro
35 anos
Belga
BX Brussels (BEL)
Ex-capitão do Manchester City ainda estava em atividade quando comprou, em 2013, o FC Bleid-Molenbeek, que disputava a terceira divisão do Campeonato Belga. A intenção de Kompany, no entanto, nunca foi transformar o clube em uma potência, mas sim utilizá-lo como uma espécie de projeto social para dar oportunidade para garotos carentes de Bruxelas, cidade onde cresceu e se tornou jogador profissional de futebol. Como parte dessa reconstrução, o ex-zagueiro até rebatizou o time, que ganhou o nome de BX Brussels. No entanto, a administração do clube não é a atividade principal de Kompany, que está em sua segunda temporada como técnico do Anderlecht, um dos times mais poderosos da Bélgica.
DIDIER DROGBA
Ex-atacante
43 anos
Marfinense
Phoenix Rising (EUA)
Em 2017, quando teve uma proposta para vir ao Brasil jogar no Corinthians, o ídolo histórico do Chelsea preferiu se mudar para os Estados Unidos e fazer do Phoenix Rising seu último time da carreira. Só que Drogba não se contentou em defender a equipe na USL Championship, liga que funciona quase como uma segunda divisão do "soccer norte-americano". O marfinense também resolveu investir seu dinheiro na franquia e se tornou um dos 17 acionistas da equipe. Além de Drogba, o DJ e produtor musical Diplo, o cantor Pete Wentz (Fall Out Boy) e o ex-jogador de beisebol Brandon McCarthy também são proprietários do clube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.