Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
5 histórias para acompanhar nos últimos dias da janela de transferências
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Cinco dias. É esse o prazo que os clubes que atuam nos principais campeonatos nacionais da Europa ainda têm para melhorar seus elencos para a segunda metade da temporada 2021/22 das competições que disputam.
Mas, apesar de já ter entrado em sua reta final, a janela de transferências de janeiro ainda promete algumas emoções, especialmente para aqueles torcedores que estão desesperados pela chegada de algum reforço que mude a sorte do seu time.
Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco histórias para quem gosta de futebol internacional acompanhar com atenção nos últimos momentos desta edição do Mercado da Bola.
HOMEM-GOL
A transferência mais cara desta janela ainda não foi sacramentada, mas está prestes a ser anunciada. De acordo com o jornalista italiano Fabrizio Romano, a Juventus deve ser o destino do centroavante sérvio Dusan Vlahovic, que já marcou 17 gols nesta temporada do Calcio. A proposta de 75 milhões de euros (R$ 464,8 milhões) já foi aceita pela Fiorentina, e restam apenas alguns detalhes para o negócio ser concluído. A transação deve também mexer com a vida de um jogador brasileiro. Afinal, a "Viola" pretende utilizar parte da grana da venda do seu artilheiro para contratar um novo homem-gol, Arthur Cabral, ex-jogador do Ceará e do Palmeiras, que atualmente se destaca no Basel (SUI).
UMA NOVA CHANCE PARA ARTHUR
O meio-campista já foi visto como uma das maiores promessas do futebol brasileiro e descolou uma transferência para o Barcelona. No entanto, problemas disciplinares e uma queda drástica de desempenho em campo minaram sua passagem pelo clube espanhol. Para piorar, o mesmo está acontecendo na Juventus, que já não faz muita questão de contar com Arthur e só não quer mesmo ter prejuízo com o jogador. Por isso, a hipótese mais provável de futuro para o meia é um empréstimo para outra equipe. O Arsenal é o favorito para tentar reabilitá-lo. No entanto, o clube londrino prefere contratar um outro brasileiro para a posição, Bruno Guimarães, do Lyon.
O BARCELONA TEM SALVAÇÃO?
Eliminado precocemente da Liga dos Campeões da Europa e ocupando apenas a quinta colocação no Campeonato Espanhol, o Barcelona buscou Daniel Alves e o atacante Ferrán Torres nesta janela. Mas o próprio clube catalão sabe que precisa de mais gente qualificada para voltar a ser respeitado nacional e internacionalmente. O problema é a falta de dinheiro para contratar. À base dos empréstimos e dos jogadores em reta final de contrato, o clube tem tentado se reforçar com o atacante espanhol Alvaro Morata (Juventus) e com o zagueiro alemão Niklas Süle (Bayern de Munique).
POBRE CLUBE RICO
Alçado ao posto de clube mais rico do mundo depois de ter sido comprado por um fundo comandado pela família real da Arábia Saudita, o Newcastle simplesmente não está conseguindo contratar os reforços que precisa para escapar da zona de rebaixamento do Campeonato Inglês e tentar começar a construir uma estrada rumo ao sucesso. Os "Magpies" só conseguiram descolar dois reforços na janela de janeiro: o lateral direito Kieran Trippier e o atacante Chris Wood. Nos próximos dias, o Newcastle deve entrar no "modo desespero" e fazer ofertas mirabolantes para conseguir contratar alguns dos seus alvos, como o zagueiro brasileiro Diego Carlos, do Sevilla.
O PROBLEMA DEMBÉLÉ
Além de buscar novos jogadores para melhorar seu elenco, o Barcelona tem uma outra missão importante para os próximos dias: encontrar uma nova casa para Dembélé. O francês foi afastado do time principal dos catalães depois de recusar várias propostas de renovação de contrato e, de acordo com a diretoria culé, não jogará mais pelo Barça. Para não ter de indenizar o atacante ou ter de pagar seus salários até o fim da temporada, quando o vínculo atual chega ao fim, a equipe espanhola só tem um caminho: liberá-lo para jogar em um outro clube (provavelmente por empréstimo), ainda que não receba sequer um centavo pela transação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.