Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

A janela fechou na Europa, mas esses 5 brasileiros continuam desempregados

Dentinho fez até gol no Real Madrid durante passagem pelo Shakhtar - Getty Images
Dentinho fez até gol no Real Madrid durante passagem pelo Shakhtar Imagem: Getty Images

03/02/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A janela de transferências para os campeonatos nacionais de primeiro escalão da Europa fechou na última segunda-feira (31). Só que nem todos os jogadores brasileiros acostumados a atuar no futebol internacional conseguiram descolar um clube para defender na segunda metade da temporada 2021/2022.

Mas há duas boas notícias para eles. A primeira é que o Mercado da Bola continua aberto aqui no Brasil. O segundo é que, já que estão sem contrato, eles ainda podem assinar com times europeus, mesmo com a janela fechada.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco jogadores brasileiros acostumados a jogar no exterior que estão na fila do desemprego neste momento.

DENTINHO
Atacante
33 anos

Depois de dez temporadas e meia na Europa (a maioria, vestindo a camisa do Shakhtar Donetsk), o atacante resolveu que chegou a hora de voltar ao Brasil. Sem contrato com o clube ucraniano desde a virada do ano, Dentinho tinha como preferência um retorno ao Corinthians, onde iniciou sua trajetória como jogador profissional. Só que o veterano não recebeu nenhuma proposta vinda do Parque São Jorge e agora está aberto para negociar com outras equipes que possam ter interesse em contratá-lo. "Sou profissional. Quando eu abri as portas para o Corinthians, eles me recusaram. Então, acho que hoje, se o São Paulo ou o Palmeiras abrem as portas pra mim, eu pensaria a conversaria com minha família", disse Dentinho, em entrevista ao programa Arena SBT.

ADRIANO
Lateral esquerdo
37 anos

Adriano deverá deixar o Barcelona rumo a Lazio - David Ramos/Getty Images - David Ramos/Getty Images
Imagem: David Ramos/Getty Images

Jogador com experiência de seis temporadas pelo Barcelona e quase 20 jogos pela seleção, o lateral até teve uma rápida passagem pelo Brasil recentemente e ficou durante um ano no Athletico-PR. Mas, em agosto de 2020, Adriano decidiu voltar para a Europa e assinou com o Eupen, da Bélgica. Apesar de ter disputado 26 partidas da temporada passada, o jogador não teve seu contrato renovado e também está em busca de uma nova oportunidade profissional. Como está parado há um semestre e por conta da idade elevada, o lateral provavelmente precisará de um bom período de treinos para ter condições de ser escalado em um campeonato de bom nível técnico.

RODRIGO ELY
Zagueiro
28 anos

Rodrigo Ely, zagueiro do Alavés - Eric Alonso/Getty Images - Eric Alonso/Getty Images
Imagem: Eric Alonso/Getty Images

Pouco conhecido no Brasil, o defensor passou a maior parte da carreira no futebol italiano e até já defendeu o Milan. No ano passado, depois que deixou o espanhol Alavés, Ely chegou a ser apontado como possível reforço do Flamengo. Só que o negócio não vingou e ele acabou se transferindo para a segunda divisão da Inglaterra. No Nottinngham Forest, as coisas não deram nada certas para o brasileiro. Com dificuldade para se recuperar dos problemas físicos, ele não disputou nenhuma partida na primeira metade da temporada e foi liberado no começo da semana para tentar voltar ao futebol vestindo uma outra camisa.

ILSINHO
Meia
36 anos

Ilsinho, jogador do Philadelphia Union - Icon Sportswire/Icon Sportswire via Getty Images - Icon Sportswire/Icon Sportswire via Getty Images
Imagem: Icon Sportswire/Icon Sportswire via Getty Images

Ex-lateral direito, Ilsinho viveu os melhores dias da sua carreira no São Paulo, clube pelo qual foi bicampeão brasileiro em 2006 e 2007, e no Shakhtar Donetsk. Também chegou a defender a seleção principal. Desde 2016, vive nos Estados Unidos. E, ao longo das últimas seis temporadas, defendeu o Philadelphia Union. Só que, como quase não jogou em 2021, o hoje homem de meio-campo ainda não teve o contrato renovado para continuar na equipe neste ano. Ilsinho já disse em várias entrevistas que não pretende deixar o "soccer" para voltar a jogar no Brasil. Mas vai que o desemprego faça ele mudar de ideia, né?

WALLACE
Zagueiro
27 anos

Wallace (Lazio) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Formado nas categorias de base do Cruzeiro, foi campeão brasileiro de 2013 pelo clube e no ano seguinte se transferiu para o Braga. Ao longo dos últimos oito anos, Wallace passou por Portugal, França (Monaco), Itália (Lazio) e, desde setembro de 2020, estava no Yeni Malatyaspor, da Turquia. Uma semana atrás, o jogador pediu a antecipação do fim do seu contrato e teve sua solicitação atendida pela diretoria do clube que não vence uma partida desde outubro e ocupa a lanterna do campeonato nacional. O nome de Wallace já foi ventilado como um possível reforço do Grêmio para esta temporada.