Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Agora 'trintão', Neymar não entra nem no top 300 da Chuteira de Ouro
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Neymar completou 30 anos no último sábado. E, na sua entrada na "década da maturidade", o jogador brasileiro de futebol mais importante e badalado da sua geração não aparece nem entre os 300 primeiros colocados da Chuteira de Ouro.
Sem jogar desde o finalzinho de novembro em virtude de uma lesão no tornozelo, o camisa 10 do Paris Saint-Germain marcou apenas três gols nesta edição do Campeonato Francês. Por isso, tem apenas seis pontos na corrida pelo prêmio concedido ao goleador máximo das ligas nacionais da Europa na temporada.
Só que todos os integrantes do top 300 da artilharia do Velho Continente têm pelo menos oito pontos. Apenas no elenco do PSG há três jogadores à frente de Neymar no ranking (Kylian Mbappé, Danilo Pereira e Mauro Icardi), além de outros cinco empatados com ele (Ander Herrera, Marquinhos, Achraf Hakimi, Ángel di María e Idrissa Gueye).
Apesar de nunca ter vencido a Chuteira de Ouro, o brasileiro já teve desempenhos bem melhores do que o registrado nesta temporada.
Em 2015/16, sua fase mais artilheira pelo Barcelona, o meia-atacante marcou 24 gols no Campeonato Espanhol e terminou na 11ª colocação, a só dois pontos (um gol) de um lugarzinho no top 10.
O líder desta edição da Chuteira de Ouro é o polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, que busca levar o troféu para a casa pelo segundo ano consecutivo. O também vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo tem 48 pontos.
A vantagem para o italiano Ciro Immobile (Lazio), o tcheco Patrik Schick (Lazio) e o sérvio Dusan Vlahovic (Juventus), no momento as maiores ameaças a mais uma vitória sua, é de 12 pontos (seis gols).
O maior campeão da história da Chuteira de Ouro é Lionel Messi, que já levantou seis troféus (2009/2010, 2011/2012, 2012/2013, 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019). Nesta temporada, porém, o craque argentino está atrás até de Neymar, já que tem apenas dois gols marcados na Ligue 1.
Sem grandes goleadores consagrados no cenário internacional na atualidade, o Brasil está prestes a completar 20 anos de jejum. A última vez que o país do futebol faturou o prêmio foi em 2001/2002, com Jardel, na época jogador do Sporting.
O ex-centroavante do Grêmio também levantou o troféu em 1998/1999. Além dele, apenas Ronaldo (1996/1997) já havia colocado a terra tupiniquim no lugar mais alto do pódio.
Na atual temporada, o brasileiro mais bem classificado na Chuteira de Ouro é Vinicius Júnior, do Real Madrid, que ocupa a 19ª colocação, com 24 pontos (12 gols). O país tem só mais dois representantes no top 100: Arthur Cabral (Fiorentina), na 33ª posição e João Pedro (Cagliari), no 42º lugar.
O "Blog do Rafael Reis" publica semanalmente, sempre às terças-feiras, uma nova parcial da corrida pelo posto de artilheiro máximo do Velho Continente.
Confira a classificação da Chuteira de Ouro
1 - Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) - 48 pontos (24 gols)
2 - Ohi Omoijuanfo (NOR, Molde) - 40,5 pontos (27 gols)
3 - Thomas Lehne Olsen (NOR, Lillestrom) - 39 pontos (26 gols)
4 - Ciro Immobile (ITA, Lazio) - 36 pontos (18 gols)
Patrik Schick (TCH, Bayer Leverkusen) - 36 pontos (18 gols)
Dusan Vlahovic (SER, Fiorentina/Juventus) - 36 pontos (18 gols)
7 - Karim Benzema (FRA, Real Madrid) - 34 pontos (17 gols)
8 - Veton Berisha (NOR, Viking Stavanger) - 33 pontos (22 gols)
9 - Erling Haaland (NOR, Borussia Dortmund) - 32 pontos (16 gols)
Mohamed Salah (EGI, Liverpool) - 32 pontos (16 gols)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.