Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Brasil emplaca 34 jogadores na fase final da Champions; conheça todos eles

Marquinhos é o capitão do PSG, uma das forças desta Champions - REUTERS
Marquinhos é o capitão do PSG, uma das forças desta Champions Imagem: REUTERS

14/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasil fica a um oceano de distância do Velho Continente. Mesmo assim, é a sétima escola que mais colocou jogadores na fase final da Liga dos Campeões da Europa, a competição interclubes mais rica, badalada e importante do planeta.

A única nação pentacampeã mundial emplacou 34 das suas crias nas oitavas de final do torneio, que começam amanhã. O número é ligeiramente maior do que nas duas temporadas anteriores, que contaram com 33 brasileiros, cada.

A quantidade de atletas tupiniquins ainda vivos na disputa da Champions só não é maior porque alguns nomes que participaram da fase de grupos foram negociados na janela de transferências de janeiro, como o atacante David Neres, que trocou o classificado Ajax pelo já eliminado Shakhtar Donetsk, ou retirados da lista de inscritos, caso do zagueiro Lucas Veríssimo, do Benfica, que está machucado.

Além disso, jogadores nascidos no Brasil, mas que assumiram outra nacionalidade e hoje defendem seleções estrangeiras, como os meias Jorginho (Chelsea, que joga pela Itália) e Matheus Nunes (Sporting, companheiro de Cristiano Ronaldo em Portugal), não constam na relação.

Apesar dessas baixas, o país de Pelé, Garrincha, Romário e Ronaldo tem mais jogadores inscritos na fase decisiva da Champions do que Alemanha e Áustria, nações que ainda contam com clubes na briga pelo título.

Os jogadores espanhóis são maioria nos elencos dos 16 times que desejam o posto de melhor da Europa nesta temporada: 83. Na sequência, aparecem os atletas de Portugal (66) e da Inglaterra (57).

Atrás também de França (43), Holanda (40) e Itália (38), o Brasil está presentes em 12 dos times que disputam os mata-matas decisivos da competição. Benfica e Real Madrid são os clubes com mais representantes do "país do futebol": cinco jogadores, cada.

Dois jogos abrem amanhã a fase final da Champions. Na França, o Paris Saint-Germain recebe o Real Madrid. Já o Manchester City viaja até Portugal para medir forças contra o Sporting. Na quarta-feira, será a vez do Red Bull Salzburg tentar segurar o Bayern de Munique e do Liverpool visitar a Inter de Milão.

As partidas de ida dos outros quatro confrontos das oitavas (Chelsea x Lille, Villarreal x Juventus, Atlético de Madri x Manchester United e Benfica x Ajax) estão programadas para a próxima semana.

Depois de duas temporadas com alterações no local da decisão devido à pandemia da covid-19, o torneio continental espera que, desta vez, o planejamento da Uefa possa ser seguido à risca. Se nada de diferente acontecer nos próximos meses, o próximo campeão europeu será conhecido no dia 28 de maio, no estádio Krestovsky, em São Petersburgo (Rússia).

Os brasileiros nas oitavas da Champions

Ajax: Antony e Danilo Pereira
Atlético de Madri: Felipe, Matheus Cunha e Renan Lodi
Benfica: Éverton Cebolinha, Gilberto, Helton Leite, Morato e Rodrigo Pinho
Chelsea: Kenedy e Thiago Silva
Juventus: Alex Sandro, Danilo e Arthur
Liverpool: Alisson, Fabinho e Roberto Firmino
Manchester City: Ederson, Fernandinho, Gabriel Jesus e Kayky
Manchester United: Alex Telles e Fred
Paris Saint-Germain: Marquinhos e Neymar
Real Madrid: Casemiro, Éder Militão, Marcelo, Rodrygo e Vinícius Júnior
Red Bull Salzburg: Bernardo
Sporting: Matheus Reis e Bruno Tabata

Oitavas da Champions (por país)

Espanha: 83 jogadores
Portugal: 66 jogadores
Inglaterra: 57 jogadores
França: 43 jogadores
Holanda: 40 jogadores
Itália: 38 jogadores
Brasil: 34 jogadores
Alemanha: 30 jogadores
Argentina: 16 jogadores
Bélgica: 11 jogadores