Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Esquecido' no Dortmund, Reinier rejeita volta imediata para o Brasil

Reinier ainda não completou nem 700 minutos de futebol pelo Dortmund - Ralf Treese/DeFodi Images via Getty Images
Reinier ainda não completou nem 700 minutos de futebol pelo Dortmund Imagem: Ralf Treese/DeFodi Images via Getty Images

17/02/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um jovem garoto cheio de talento desponta ainda cedo no futebol brasileiro e logo é negociado com um clube relevante da Europa. Só que por lá, as coisas não dão muito certo para ele, que acaba retornando ao país natal para reconstruir sua carreira por aqui.

Essa é a história de Gabigol, Gerson, Guilherme Arana, Dudu e de tantos outros jogadores de alto nível que se destacaram no cenário pentacampeão mundial ao longo das últimas temporadas.

Mas é também uma história que Reinier não deseja repetir.

Emprestado pelo Real Madrid ao Borussia Dortmund desde o segundo semestre de 2020 e sem ter conseguido se firmar no clube alemão, o ainda jovem meia-atacante de 20 anos não quer nem saber de voltar ao Brasil tão cedo.

O "Blog do Rafael Reis" apurou com pessoas próximas ao jogador que ele não tem planos de se transferir para o futebol nacional agora ou na próxima janela de transferências da Europa, no meio do ano.

A informação é um balde de água fria para o Flamengo, clube formador de Reinier, que cogitava a possibilidade de tentar contratá-lo por empréstimo no segundo semestre e de qualquer outra equipe com intenção de repatriá-lo.

Apesar de saber que provavelmente não terá seus direitos econômicos comprados pelo Dortmund ao término do empréstimo (no fim desta temporada) e que dificilmente será anexado ao elenco do Real em 2022/23, Reinier ainda tem esperanças de conseguir uma oportunidade legal para mostrar seu futebol a partir de agosto.

Em um ano e meio jogando na Alemanha, o meia-atacante permaneceu em campo durante apenas 615 minutos diluídos em 31 partidas. E o mais impressionante: só foi escalado como titular em três oportunidades.

Nesta edição do Campeonato Alemão, o camisa 20 foi aproveitado apenas sete vezes, não jogou mais de 20 minutos em nenhuma partida e chegou a ficar quase dois meses sem ser utilizado.

No Dortmund, Reinier já foi comandado por três treinadores diferentes (Lucien Favre, Edin Terzic e Marco Rose). Nenhum deles fez do brasileiro algo mais do que uma opção para os minutos finais da partida.

O meia-atacante tem contrato com o Real até 2026. Para não correr o risco de queimar o jogador (e, consequentemente, perder dinheiro), o clube espanhol deve escolher com cuidado o próximo destino do garoto e só cedê-lo para alguma equipe que realmente tenha intenção de aproveitá-lo bastante.

De acordo com diferentes veículos da imprensa espanhola, a diretoria merengue deu vários sinais de irritação com o Dortmund pela baixa utilização de Reinier e chegou a cogitar a possibilidade de antecipar o fim do seu empréstimo para enviá-lo a outro time onde pudesse ter mais minutos em campo e evoluir seu futebol.

Depois de três anos consecutivos avançando para os mata-matas decisivos da Liga dos Campeões, o clube aurinegro parou na fase de grupos do torneio continental nesta temporada (foi o terceiro colocado em uma chave que tinha Ajax, Sporting e Besiktas) e acabou sendo enviado para a Liga Europa.

O time de Reinier estreia hoje na segunda competição interclubes mais importante da Uefa, contra o Rangers, da Escócia, no Signal Iduna Park. O confronto mata-mata vale vaga nas oitavas de final.

No Alemão, o Dortmund ocupa a vice-liderança. Com 46 pontos conquistados em 22 rodadas, está seis atrás do Bayern de Munique. Seu próximo compromisso é contra o Borussia Mönchengladbach, domingo, também em casa.