Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
7 sul-americanos com contrato no fim que já podem assinar com seu time
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A escassez de reforços de peso nos principais clubes brasileiros nesta primeira parte da temporada 2022 é uma mostra de como o dinheiro para investir em reforços anda escasso por aqui.
Até por isso, jogadores que estão em fim de contrato acabam se tornando opção mais vantajosa para os times do futebol pentacampeão mundial. Afinal, ainda que alguns deles tenham salários altíssimos, pelo menos não se precisa gastar com a compra dos direitos econômicos.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete atletas sul-americanos cujos contratos terminam em junho e que podem fazer os torcedores brasileiros sonharem alto. Esses candidatos a reforços já estão livres para assinar pré-contrato com novos times e completar as transferências "gratuitamente" no meio do ano.
LUIS SUÁREZ
Atacante
35 anos
Uruguaio
Atlético de Madri (ESP)
Trazer para o Brasil um dos atacantes que mais brilharam no primeiro escalão do futebol europeu nos últimos 15 anos pode até parecer uma loucura. Mas é uma loucura na qual os clubes daqui estão acreditando. No começo do ano, o Corinthians tentou a contratação de Luis Suárez. Depois, foi o Botafogo quem fez sondagem pelo veterano centroavante uruguaio.
Fato é que o camisa 9 do Atlético de Madri nunca esteve tão em baixa no Velho Continente. Aos 35 anos, ele perdeu a titularidade da equipe do técnico Diego Simeone e assistiu do banco de reservas ao primeiro confronto das oitavas de final da Liga dos Campeões, contra o Manchester United. Por tudo isso, é pouco provável que o Atleti renove o contrato de Suárez. E aí, o uruguaio tem duas opções: aceitar jogar em uma equipe um pouco menos expressiva do cenário europeu ou buscar um mercado alternativo, o que possibilitaria um retorno à América do Sul.
ÁNGEL DI MARÍA
Meia-atacante
34 anos
Argentino
Paris Saint-Germain (FRA)
A situação do argentino lembra bastante a de Suárez. Até pouco tempo atrás, era impossível imaginar Di María cruzando o Oceano Atlântico para jogar em um time brasileiro ou de outro país da América do Sul. Mas a idade tem pesado para o meia-atacante, que agora tem sido namorado pelo Atlético-MG.
De acordo com o jornal francês L'Équipe, o PSG, novamente eliminado nos mata-matas da Champions, passará por profunda reformulação do elenco na próxima temporada e, por isso, não tem nenhuma intenção de oferecer novo contrato a Di María. Ou seja, o meia terá de buscar um novo clube para defender no segundo semestre. A diferença para o caso de Suárez é que o argentino ainda desperta o interesse de algumas equipes importantes da Europa e estaria também na lista de possíveis reforços do Atlético de Madri e do Sevilla.
EDINSON CAVANI
Atacante
35 anos
Uruguaio
Manchester United (ING)
Os primeiros rumores de que Cavani poderia vir para o Brasil já fizeram aniversário de um ano. Em 2021, houve até quem cravasse que o centroavante uruguaio havia assinado com o Grêmio. Nada disso aconteceu, e o goleador continua na Europa. O que não se sabe é por quanto tempo mais, Aos 35 anos, o camisa 21 do Manchester United está fazendo a temporada mais discreta da sua carreira. Com muitos problemas físicos, só conseguiu jogar 16 vezes, marcou míseros dois gols e já vive jejum de quase três meses sem balançar as redes.
Seu declínio físico e técnico se tornou um impeditivo para que o United lhe ofereça um novo vínculo. Boa notícia para vários clubes brasileiros, como Botafogo e Corinthians, curiosamente os mesmos que querem Suárez, que podem fazer uma investida pelo astro para reforçar seus elencos para a metade final da temporada.
ARTURO VIDAL
Meia
34 anos
Chileno
Inter de Milão (ITA)
Um dos principais nomes da geração chilena que fez sucesso no futebol internacional na década passada, o meio-campista já falou várias vezes que gostaria de jogar no Brasil antes de pendurar as chuteiras. E essa possibilidade nunca pareceu tão concreta quanto agora. Reserva da Inter de Milão, o ex-jogador de Barcelona e Bayern de Munique fica sem contrato no fim da atual temporada europeia e, de acordo com diferentes veículos da imprensa italiana, não receberá oferta de renovação do seu atual time.
Ainda que tenha chance de continuar por mais algum tempo na Europa (o Tottenham estaria interessado em contratá-lo), Vidal provavelmente receberá sondagens/propostas de clubes brasileiros nos próximos meses. E o Flamengo, equipe mais próxima do chileno, possivelmente será uma delas.
CRISTIAN PAVÓN
Meia-atacante
26 anos
Argentino
Boca Juniors (ARG)
Integrante da seleção argentina que disputou a Copa do Mundo-2018, o ponta deve ser o primeiro nome da lista a jogar no Brasil. Pavón está tão fora do Boca Juniors que nem tem sido relacionado para as partidas do clube nesta temporada (seu último jogo foi no dia 12 de dezembro). Como já publicou o UOL Esporte, o jogador de 26 anos tem um pré-contrato assinado com o Atlético-MG e, se nada mudar nas próximas semanas, defenderá o atual campeão brasileiro a partir de julho.
Só que o Galo ainda está em contato com a diretoria xeneize para tentar a liberação antecipada do reforço para inscrevê-lo ainda na fase de grupos da Libertadores 2022, e assim poder utilizá-lo quando chegar a hora dos mata-matas decisivos da competição (antes de ser escalado, Pavón precisa pagar uma suspensão de seis partidas).
EDUARDO SALVIO
Meia-atacante
31 anos
Argentino
Boca Juniors (ARG)
Além de Pavón, o Boca também corre sério risco de perder seu camisa 10 na segunda metade da temporada. Apesar de ser peça importante no esquema do técnico Sebastián Battaglia, Salvio ainda não teve contrato renovado e poderá deixar o clube gratuitamente depois do fim de junho. Aqui no Brasil, o Internacional já foi apontado como um dos possíveis destinos do jogador, que tem longa experiência no futebol europeu e já defendeu Benfica (oito anos) e Atlético de Madri (uma temporada e meia). Salvio também vestiu a camisa da seleção argentina em 14 oportunidades e disputou o Mundial da Rússia, quatro anos atrás.
RADAMEL FALCAO GARCÍA
Atacante
36 anos
Colombiano
Rayo Vallecano (ESP)
Maior artilheiro da história da seleção colombiana, o veterano centroavante de 36 anos está provavelmente queimando seu último cartucho na Europa ao jogar pelo modesto Rayo Vallecano, da Espanha. Falcao até teve início promissor pelo clube e anotou cinco gols nas primeiras 13 rodadas da La Liga. Depois, passou a enfrentar problemas físicos, foi para o banco de reservas e não voltou mais a balançar as redes. Por isso, é pouco provável que tenha seu contrato renovado para a próxima temporada.
Anos atrás, o Palmeiras chegou a cogitar a possibilidade de contratá-lo. Agora, a janela de oportunidades vai se abrir novamente. Resta saber se o colombiano ainda desperta o desejo do atual bicampeão da Libertadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.