Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Reforço do Corinthians perdeu Euro por lesão e acumula pesadelos há 2 anos

Júnior Moraes já foi duas vezes artilheiro do Campeonato Ucraniano - Divulgação
Júnior Moraes já foi duas vezes artilheiro do Campeonato Ucraniano Imagem: Divulgação

17/03/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Contratado para suprir a carência do Corinthians de um camisa 9, Júnior Moraes fez muito sucesso na Ucrânia a ponto de ter obtido uma nova cidadania por lá e até ter disputado 11 partidas pela seleção do país onde jogou durante mais de uma década.

Mas o centroavante de 34 anos retorna ao Brasil depois de viver duas temporadas dignas de um pesadelo.

Além da guerra no Leste Europeu, motivo que levou a suspensão do seu contrato com o Shakhtar Donestk e permitiu que se transferisse para o Corinthians, o jogador sofreu uma grave lesão que o impediu de disputar a Eurocopa e viu seu rendimento despencar.

Júnior Moraes ficou afastado dos gramados durante sete meses, entre abril e novembro do ano passado, devido à ruptura do ligamento do joelho direito. Desde que se recuperou da lesão, ele só disputou 15 minutos de uma única partida (contra o Oleksandiya, em dezembro) e até fez gol.

Mas, mesmo antes do problema físico que interrompeu sua carreira por mais de meia-temporada, Júnior Moraes já não vinha mais conseguindo repetir o futebol dos seus melhores momentos na Ucrânia.

Entre 2011, quando foi contratado pelo Metalurg Donetsk, e a temporada 2019/20, o centroavante disputou 235 partidas por equipes do país (também defendeu o Dínamo de Kiev) e marcou 122 gols, ou seja, 0,52 tento por jogo.

Só que essa média caiu para 0,38 gol por apresentação nas duas últimas temporadas. Nesse período, o novo reforço do Corinthians foi a campo 26 vezes pelo Shakhtar e meteu dez bolas nas redes.

Nos seus melhores dias, Júnior Moraes foi duas vezes artilheiro do Campeonato Ucraniano (2018/19 e 2019/20) e terminou na segunda colocação na tabela de goleadores de uma edição da Liga Europa (2017/18).

Foi graças a esse desempenho que o atacante começou a ser convocado em 2019 pela seleção ucraniana. Ele disputou 11 partidas pela equipe do Leste Europeu, a maioria saindo do banco de reservas, e marcou uma vez apenas.

No Brasil, o ex-Shakhtar é lembrado por ter sido o herói do título paulista conquistado pelo Santos em 2007. Na ocasião, o então garoto de 20 anos que havia acabado de subir das categorias de base marcou o gol que desbancou o São Caetano na decisão do torneio.

Mesmo com o feito, Júnior Moraes não teve tantas oportunidades assim no Santos, foi emprestado à Ponte Preta e depois liberado para jogar no Santo André. Em 2010, acabou se transferindo para a Romênia e, no ano seguinte, migrou para a Ucrânia. Depois, ainda teve rápidas passagens por Bulgária (CSKA Sofia) e China (Tianjin Quanjian).

O Corinthians é dono da segunda melhor campanha do Campeonato Paulista. Com 20 pontos conquistados em dez partidas, ocupa a liderança do Grupo 1 e já está antecipadamente classificado para as quartas de final da competição.

A única equipe com campanha melhor que o time comandado pelo português Vitor Pereira é justamente seu arquirrival e adversário de hoje, o Palmeiras, que tem seis pontos a mais. O clássico será jogado no Allianz Parque, a partir das 20h30 (de Brasília).