Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Data Fifa define até a próxima semana mais 14 seleções da Copa-2022; veja

Portugal, de Cristiano Ronaldo, é uma das seleções que jogam o futuro nesta Data Fifa - REUTERS
Portugal, de Cristiano Ronaldo, é uma das seleções que jogam o futuro nesta Data Fifa Imagem: REUTERS

21/03/2022 11h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Até o final da próxima semana, a Copa do Mundo já conhecerá 29 das suas 32 seleções participantes.

Isso porque os próximos dias serão frenéticos na disputa das vagas restantes para o Qatar-2022. A Data Fifa de março, realizada entre esta e a próxima semana, marcará o fim das eliminatórias e classificará nada menos que 14 países para o torneio que será jogado no Oriente Médio.

Como 15 equipes já estão asseguradas no torneio mais importante de futebol do planeta, restarão apenas três buracos que serão preenchidos nas repescagens (mundiais e europeias), previstas para junho.

Para você não se perder, o "Blog do Rafael Reis" traz um raio-x completo da reta final das eliminatórias e apresenta abaixo como está a disputa, continente por continente, pelas vagas remanescentes da Copa-2022.

América do Sul

Das quatro vagas destinadas à Conmebol, duas já têm dono (Brasil e Argentina). O Equador, terceiro colocado das eliminatórias, só precisa de um empate em duas partidas (enfrenta Paraguai e Argentina) para também assegurar sua classificação. Peru (21 pontos), Chile (19) e Colômbia (17) ainda estão na briga. A Bolívia (15) tem chances mínimas de ficar na quinta colocação e, com isso, disputar a repescagem.

Europa

Os europeus descobrirão até o fim do mês dois dos seus três últimos quatro representantes na Copa-2022. A repescagem da Uefa tem três grupos de mata-matas que valem uma vaga cada. Em um deles, Itália, Portugal, Macedônia do Norte e Turquia jogam por um passaporte. Outra chave conta com Polônia, Suécia e República Tcheca (a Rússia foi eliminada como punição pela guerra no Leste Europeu). O terceiro grupo, que reúne Escócia, Ucrânia, Gales e Áustria, só será finalizado em junho para aumentar a possibilidade de os ucranianos se recuperarem da guerra e terem condições de ir a campo.

África

Todas as cinco seleções africanas que vão ao Qatar serão reveladas até o fim da próxima semana. As dez sobreviventes das eliminatórias se enfrentarão em mata-matas, em que a vitória vale a vaga para o torneio. A maior atração será o confronto entre Egito e Senegal, que acabaram de disputar a final da Copa Africana de Nações. Os outros jogos são Camarões x Argélia, Gana x Nigéria, República Democrática do Congo x Marrocos e Mali x Tunísia.

América Central e do Norte

A rodada tripla de março definirá os três representantes da Concacaf no Mundial do Qatar e também a seleção que jogará a repescagem. No momento, as vagas diretas estão nas mãos de Canadá (25 pontos), Estados Unidos (21) e México (21), com o Panamá (17) pegando o quarto posto. Mas a Costa Rica (16) ainda pode bagunçar a classificação e ir para a Copa. Já El Salvador (9) precisa de um milagre prorrogar sua luta.

Ásia

O Grupo A das eliminatórias da AFC já definiu seus dois classificados (Irã e Coreia do Sul) e agora tem uma briga tripla pelo terceiro posto, que leva à repescagem, entre Emirados Árabes Unidos (9 pontos), Líbano (6) e Iraque (5). Na outra chave, porém, tudo está aberto. A Arábia Saudita tem 19 pontos, contra 18 do Japão e 15 da Austrália. Dessas três equipes, sairão as duas classificadas do grupo e também a que irá para o mata-mata extra.

Oceania

As eliminatórias da OFC estão sendo disputadas desde a semana passada no Qatar e ainda estão na primeira fase. A favorita Nova Zelândia estreou com vitória por 1 a 0 sobre Papua Nova Guiné. Só que o campeão do qualificatório ainda não poderá comemorar o passaporte para o Mundial, já que conquistará apenas uma vaga para participar da repescagem.