Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Batizado em homenagem a Cidade de Deus, Zépiqueno chega à seleção holandesa
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
"Dadinho é o car****. Meu nome agora é Zé Pequeno, po***!"
A frase icônica do filme "Cidade de Deus", um dos longas-metragens brasileiros mais aclamados e premiados deste século, é marcante também para uma jovem promessa da seleção sub-16 da Holanda.
O atacante Zépiqueno Redmond, que joga nas categorias de base do Feyenoord e estreou nesta semana com a tradicional camisa laranja, foi batizado em homenagem ao personagem interpretado pelo ator Leandro Firmino da Hora.
O centroavante nasceu em 2006, quatro anos depois do lançamento do filme, que foi indicado a quatro Oscars (melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia), mas não faturou nenhuma estatueta.
O longa conta a história do surgimento e crescimento do crime organizado na favela da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, e acompanha a trajetória do líder do tráfico, Zé Pequeno, desde a infância, quando era conhecido como Dadinho (e interpretado por Douglas Silva, hoje participante do Big Brother Brasil).
Apesar do perfil nada politicamente correto do personagem, os pais de Redmond, imigrantes do Suriname que vivem na Holanda, acharam que era uma boa ideia dar o nome do bandido para o filho.
E assim nasceu o Zépiqueno candidato a vestir a camisa 9 de uma das seleções mais importantes do planeta nas próximas edições da Copa do Mundo.
O holandês começou a carreira na base do ADO Den Haag. Em 2019, transferiu-se para o Feyenoord, uma das potências do seu país. E, no começo da temporada, foi promovido para o time sub-17 do clube de Roterdã.
Apesar de ser até um ano e meio mais novo do que alguns dos seus adversários, o centroavante, que também quebra o galho como ponta esquerda, já soma nove gols marcados em 17 partidas em 2021/22
O Zépiqueno holandês irá se encontrar hoje pela primeira vez com a seleção do país que o batizou.
Brasil e Holanda se enfrentam pela segunda rodada do Grupo 2 do Torneio de Montaigu, uma tradicional competição amistosa exclusiva para garotos da base que é jogada anualmente na França.
O time canarinho tem como principal destaque o atacante Endrick, protagonista do título da Copa São Paulo de juniores conquistado pelo Palmeiras no começo do ano. Na estreia, ele marcou um dos gols da goleada por 4 a 0 sobre o México.
Já a Holanda iniciou sua trajetória na competição com um empate por 1 a 1 contra a Inglaterra. Redmond começou a partida no banco de reservas, mas entrou no lugar de Julian Oerip (AZ Alkmaar) no segundo tempo.
O torneio de Montaigu é uma das primeiras etapas da preparação de holandeses, brasileiros e das outras principais seleções do planeta para a próxima edição do Mundial sub-17, que será disputada no próximo ano, no Peru.
Originalmente, o país sul-americano seria sede da competição em 2021. No entanto, o campeonato foi cancelado em virtude da pandemia da covid-19. O mesmo aconteceu com a versão sub-20, organizada pela Indonésia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.