Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Por que Oscar, longe da elite, tem o 10º maior salário do futebol mundial?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Com quase 50 partidas pela seleção brasileira no currículo e veterano com participação em uma Copa do Mundo (2014), Oscar está prestes a completar seis anos sem vestir a camisa canarinho.
Mas, mesmo completamente fora do radar de Tite e também de quem acompanha a elite do futebol internacional, o meio-campista fatura mais do que 27 dos 28 jogadores convocados para defender a equipe pentacampeã mundial nos amistosos desta Data Fifa, contra Coreia do Sul e Japão.
Isso porque o ex-atleta do Inter ganha muito dinheiro, mas muito dinheiro mesmo, no Shanghai Port, clube chinês onde atua desde que resolveu deixar o Chelsea e o futebol europeu, em janeiro de 2017.
O salário do meio-campista na Ásia é de 24 milhões de euros (R$ 121,4 milhões) por temporada, exatamente o mesmo valor que o Real Madrid, vencedor da última Liga dos Campeões, paga pelo centroavante francês Karim Benzema, simplesmente o favorito aos prêmios de melhor jogador do mundo na temporada.
Em todo o cenário global do futebol, somente nove atletas possuem rendimento maior que Oscar: Kylian Mbappé, Lionel Messi, Gareth Bale, Cristiano Ronaldo, Andrés Iniesta, Erling Haaland, Eden Hazard e Neymar, o outro brasileiro no top 10 dos jogadores mais bem remunerados da atualidade.
A questão é: como o autor do único gol da seleção na histórica derrota por 7 a 1 para a Alemanha nas semifinais da Copa-2014 consegue ganhar tanto dinheiro mesmo sendo um nome cada vez mais distante de compor a elite da modalidade?
Oscar só tem um dos dez salários mais altos do futebol mundial porque seu contrato atual ainda é do tempo em que a China gastava horrores para atrair à Ásia jogadores acostumados a defender os clubes mais poderosos da Europa.
Ao longo da década passada, o país mais populoso do planeta contratou nomes como Hulk, Paulinho, Ramires, Carlos Tevez, Javier Mascherano, Ezequiel Lavezzi, Ricardo Carvalho, Nicolas Anelka, Didier Drogba, Gervinho, Axel Witsel e Yannick Carrasco graças a uma política de salários inflacionados e bem superiores ao que eles recebiam no Velho Continente.
Esse cenário mudou radicalmente nos últimos anos. Para tentar restaurar a saúde financeira do futebol local e evitar o processo de falência dos clubes locais, o governo da China criou uma regra que proíbe salários superiores a 3 milhões de euros (R$ 15,2 milhões) por ano no país.
A lei entrou em vigor em janeiro de 2020, mas ainda não se aplica a Oscar porque ele havia renovado seu contrato com o Port apenas um mês antes.
Por isso, até o fim do seu vínculo atual (em novembro de 2024), o meio-campista continuará recebendo seu salário de top 10 dos jogadores mais bem pagos do mundo. Depois, já com 33 anos, provavelmente deixará a China e vai voltar a ganhar de acordo com o status atual da sua carreira.
Os maiores salários do futebol mundial
1 - Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain): 50 milhões de euros/ano
2 - Neymar (BRA, Paris Saint-Germain): 49 milhões de euros/ano
3 - Lionel Messi (ARG, Paris Saint-Germain): 40,5 milhões de euros/ano
4 - Gareth Bale (GAL, Real Madrid): 34 milhões de euros/ano
5 - Cristiano Ronaldo (POR, Manchester United): 31,6 milhões de euros/ano
6 - Andrés Iniesta (ESP, Vissel Kobe): 31 milhões de euros/ano
7 - Erling Haaland (NOR, Manchester City): 30,7 milhões de euros/ano
8 - Eden Hazard (BEL, Real Madrid): 30 milhões de euros/ano
9 - Kevin de Bruyne (BEL, Manchester City): 24,7 milhões de euros/ano
10 - Karim Benzema (FRA, Real Madrid): 24 milhões de euros/ano
Oscar (BRA, Shanghai Port): 24 milhões de euros/ano
Fonte: Marca
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.