Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Antes de Abel e JJ, técnico português da Coreia veio ao Brasil e se deu mal

Paulo Bento, hoje técnico da Coreia do Sul, já dirigiu o Cruzeiro - Divulgação/KFA
Paulo Bento, hoje técnico da Coreia do Sul, já dirigiu o Cruzeiro Imagem: Divulgação/KFA

01/06/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasil inicia amanhã, às 8h (de Brasília), em Seul, sua série de amistosos preparatórios para a Copa do Mundo-2022 contra uma seleção que é comandada por um treinador da nacionalidade que tem dado as cartas no futebol verde e amarelo.

Paulo Bento, que dirige a Coreia do Sul desde 2018, é tão português quanto Abel Ferreira, Jorge Jesus, Vitor Pereira e Luís Castro. Assim como os compatriotas, também trabalhou no país pentacampeão mundial. Mas, ao contrário deles, não obteve resultados expressivos por aqui.

O ex-volante, que fez sucesso com a camisa de Benfica e Sporting na virada do século e disputou a Copa-2002 com Portugal, foi técnico do Cruzeiro em 2016, ou, para ser mais preciso, durante dois meses de 2016.

Bento chegou a Belo Horizonte na segunda metade de maio e foi embora na última semana de julho, com a equipe celeste posicionada na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro e ostentando uma sequência negativa de quatro derrotas e um empate.

No total, o português dirigiu o Cruzeiro em 15 partidas. Em mais da metade delas (oito), saiu de campo derrotado. Sob seu comando, o time chegou a ser goleado pelo Santa Cruz (4 a 1) e perdeu em casa por 3 a 0 para o Athletico-PR. Houve ainda quatro vitórias e três empates.

Além dos resultados negativos, a curta passagem de Bento por Minas Gerais ficou marcada por críticas por uma suposta carga excessiva de trabalho (marcava treinos para o começo da manhã e para dias de jogo) e também por ter barrado alguns medalhões para dar chance a meninos pouco experientes recém-promovidos da base.

"Agradeço, mas neste momento não o irei fazer", tem sido a resposta padrão dada pelo hoje técnico da Coreia do Sul a todos os pedidos de entrevista sobre a passagem pelo Cruzeiro feitos pelo "Blog do Rafael Reis" ao longo dos últimos anos.

O fracasso no Brasil foi um ponto fora da curva na carreira de Bento.

O treinador conquistou quatro títulos durante os quatro anos que dirigiu o Sporting, primeiro clube que treinou. Depois, liderou a seleção portuguesa semifinalista da Eurocopa-2012 e eliminada na fase de grupos da Copa-2014. E ainda foi campeão grego no único ano que passou à frente do Olympiacos.

Ele foi contratado pela seleção sul-coreana logo depois da Copa do Mundo da Rússia-2018. E, apesar de não ter ido bem na Copa da Ásia, disputada no ano seguinte, fez uma campanha quase sem tropeços nas eliminatórias do Qatar-2022 (só perdeu um jogo em 16 compromissos, para o também classificado Irã).

Após o amistoso contra a Coreia do Sul, o Brasil ainda joga contra o Japão, na próxima segunda-feira, em Tóquio. Antes do início da Copa, haverá apenas mais uma Data Fifa, em setembro, na qual a equipe canarinho deve disputar mais duas partidas: uma contra a Argentina, em jogo adiado das eliminatórias, e a outra ante um adversário indefinido.

A estreia tupiniquim no Qatar-2022 está marcada para o dia 24 de novembro, contra a Sérvia, em Lusail. Cabeça de chave do Grupo G, o time de Tite enfrentará também Suíça e Camarões na primeira fase.

Já a Coreia do Sul está no Grupo H, aquele do qual sairá o adversário do Brasil nas oitavas de final caso ele avance para os mata-matas decisivos. Portugal, Gana e Uruguai serão seus três primeiros oponentes.

O Mundial será disputado fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará em 21 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir da Copa seguinte, organizada por EUA, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.