Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
7 destaques da fase de grupos da Libertadores para seu time contratar
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A fase de grupos da Libertadores ficou para trás. A competição já definiu os 16 melhores times da temporada, entrou em recesso e só retornará no finalzinho do mês, no dia 28 de junho.
Momento perfeito para os clubes brasileiros olharem para aquilo que de melhor rolou nos gramados sul-americanos nas últimas semanas a fim de encontrar nomes interessantes que possam reforçar seus elencos no segundo semestre.
O "Blog do Rafael Reis" selecionou sete jogadores que se destacaram na fase de grupos do torneio continental e que seriam contratações bem interessantes para os times do país pentacampeão mundial na sequência da temporada.
NICOLÁS DE LA CRUZ
Meia
25 anos
Uruguaio
River Plate (ARG)
Não é de hoje que o uruguaio é um dos jogadores mais importantes em atividade no futebol sul-americano. Também já faz tempo que De la Cruz funciona como uma espécie de reserva de habilidade e criatividade no meio-campo do River Plate. Mas a longa parceria do camisa 11 com o técnico Marcelo Gallardo pode estar com os dias contados. O contrato de De la Cruz com o clube argentino termina no fim do ano. Ou seja, a não ser que esse vínculo seja estendido (algo que aparenta estar distante de acontecer), a janela de julho será a última oportunidade do River de faturar algum dinheiro com a venda do jogador. Por já ter 25 anos, o uruguaio não é mais tão atrativo assim para o mercado europeu, o que torna mais possível uma transferência para o Brasil. Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Botafogo sabem disso e têm se movimentado para tentar contratá-lo.
FACUNDO FARÍAS
Meia-atacante
19 anos
Argentino
Colón (ARG)
Autor de três dos oito gols marcados pelo Colón na fase de grupos, foi o principal responsável pela modesta equipe argentina ter avançado como líder da sua chave. Até por conta do protagonismo precoce alcançado na Libertadores, Farías se tornou o alvo mais complicado desta lista para clubes brasileiros. Palmeiras e Flamengo, os dois principais interessados em trazê-lo ao país pentacampeão mundial, até teriam condições econômicas de pagar os 12 milhões de euros (R$ 62,7 milhões) pedidos pelo Colón para negociar o camisa 10. Mas, pelas declarações recentes dadas pelo empresário de Farías, a cabeça do argentino já está na Europa e seu desejo é se transferir para o Porto.
JOAO ROJAS
Meia-atacante
24 anos
Equatoriano
Emelec (EQU)
Homônimo do também meia-atacante equatoriano que defendeu as cores do São Paulo entre 2018 e o ano passado, Rojas foi o desafogo ofensivo do Emelec durante a fase de grupos da Libertadores. Dos 14 gols anotados pelo segundo colocado do Grupo A (o do Palmeiras) na competição, seis tiveram a participação direta do camisa 10: três foram marcados por ele mesmo e outros três nasceram de assistências suas. Acostumado também a jogar pela seleção, ele não deve continuar por muito tempo no Equador. A menos que alguma proposta brasileira apareça no seu caminho, o meia-atacante deve se mudar para o México e jogar pelo Monterrey.
AGUSTÍN ROGEL
Zagueiro
24 anos
Uruguaio
Estudiantes (ARG)
Apesar de ser zagueiro, o camisa 3 uruguaio já marcou quatro gols na Libertadores-2022 e está no top 10 dos artilheiros da competição nesta temporada. Rogel é também o maior destaque individual do Estudiantes, time que só fez campanha inferior à dos favoritos Palmeiras, River Plate e Flamengo na fase de grupos. Apesar de ainda ser bastante jovem, o defensor já tem bastante experiência internacional e passou por Rússia (Samara) e França (Toulouse). Vivendo o melhor momento da sua carreira, Rogel está em alta também no Mercado da Bola. De acordo com veículos da imprensa argentina, clubes de Brasil de México já procuraram o Estudiantes para discutir a possibilidade de contratá-lo.
SEBASTIÁN RODRÍGUEZ
Volante
29 anos
Uruguaio
Emelec (EQU)
Apenas quatro jogadores conseguiram fazer pelo menos três gols em uma mesma partida nesta edição da Libertadores. Dois deles atuam no Palmeiras (Rafael Navarro e Raphael Veiga), o outro joga no igualmente candidato ao título River Plate (Julián Álvarez). Ao contrário do trio, Sebastián Rodríguez não veste uma das camisas mais importantes do continente. O capitão do Emelec, no entanto, é um volante extremamente técnico, daqueles que começam a distribuir o jogo lá de trás e, quando necessário, vão ao ataque para resolver os problemas. Bom nos chutes de média e longa distância, marcou três vezes contra o Deportivo Táchira e mais duas ante o Independiente Petrolero. Por atuar em um mercado que não tem tanto dinheiro assim e também pela falta de perspectiva de retornar à Europa (já jogou na Espanha e na Suíça), Rodríguez é um alvo bem tranquilo para os times brasileiros que tiverem interesse em contratá-lo.
JÚNIOR SORNOZA
Meia
28 anos
Equatoriano
Independiente del Valle (EQU)
Sim, este é o mesmo Sornoza que até teve um desempenho interessante no Fluminense, mas que ficou devendo no Corinthians. No Equador, o camisa 10 recuperou seu melhor futebol e foi um dos destaques da fase de grupos da Libertadores. Apesar da eliminação precoce do Independiente del Valle (ficou atrás de Atlético-MG e Tolima na sua chave), o meio-campista acumulou grandes atuações e se despediu do torneio com cinco gols e uma assistência. Há um ano afastado da seleção, Sornoza pode acreditar que um retorno bem sucedido ao Brasil, o campeonato nacional mais forte da América do Sul, seja o caminho mais curto para voltar também a defender a camisa do Equador.
ÁNGEL CARDOZO LUCENA
Meia
27 anos
Paraguaio
Cerro Porteño (PAR)
Apesar de ter um espírito de coadjuvante, o camisa 15 tem cada vez mais se destacado nas partidas do Cerro Porteño e vem aumentando progressivamente sua utilização na seleção paraguaia. Originalmente um segundo homem de meio-campo, Cardozo Lucena também pode ser escalado como volante e até mesmo compor a segunda linha pelo lado direito. O paraguaio talvez não seja um reforço interessante para os clubes que brigam pelo título do Campeonato Brasileiro, mas é uma opção válida para equipes de orçamento mais modesto. O Grêmio, atualmente na Série B, já chegou a tentar contratá-lo no começo do ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.