Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Palmeiras tem maior invencibilidade entre times da elite mundial
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Vitórias sobre Indepediente Petrolero (duas vezes), Juazeirense (também em dose dupla), Emelec (idem), Corinthians, Red Bull Bragantino, Juventude, Deportivo Táchira, Santos, Botafogo e Coritiba. Empates com Goiás, Flamengo, Fluminense e Atlético-MG.
A sequência de 17 partidas sem perder do Palmeiras não é apenas a maior do clube desde o início dos trabalhos do técnico Abel Ferreira. É também a maior invencibilidade atual de uma equipe de primeira divisão da elite do futebol mundial.
O levantamento levou em consideração 18 nações que formam essa espécie de prateleira de cima da modalidade: as dez principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França, Holanda, Portugal, Escócia, Áustria e Bélgica, de acordo com os coeficientes da Uefa), os quatro campeonatos mais importantes das Américas (Brasil, Argentina, México e Estados Unidos) e os quatro países mais gabaritados da Ásia (Arábia Saudita, China, Coreia do Sul e Japão).
E nenhum clube que disputa alguma das competições acima está sem perder há mais tempo que o alviverde paulistano.
A última vez que o Palmeiras saiu de campo derrotado foi há pouco mais de dois meses. No dia 9 de abril, foi surpreendido em casa pelo Ceará (3 a 2) na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro. Desde então, nunca mais saiu de campo com zero pontos na conta.
Curiosamente, a segunda maior invencibilidade da elite do primeiro escalão do planeta não é de nenhum gigante europeu, como Real Madrid ou Manchester City, mas de outro brasileiro. Na verdade, de outros dois brasileiros.
Internacional e São Paulo dividem o pódio do Palmeiras. Cada um deles está há 15 jogos sem sofrer uma mísera derrota.
Dentre os clubes que estamos acostumados a ver perder "quase nunca", o único que aparece no top 10 de maiores sequências de bons resultados é o Paris Saint-Germain, do trio Neymar, Lionel Messi e Kylian Mbappé, que não perdeu em nenhum dos seus últimos nove compromissos.
Mesmo assim, há ainda dois europeus com invencibilidades mais longevas do que a do PSG. O Monaco, seu rival na França, e o Brugge, que acabou de conquistar o título belga, vão entrar na próxima temporada defendendo sequências de 11 partidas sem derrotas.
O dono da maior série invicta do topo do futebol mundial na atualidade ocupa também a liderança do Brasileirão. Nas primeiras 11 rodadas da competição, o Palmeiras somou 22 pontos, um a mais que o Corinthians, vice-líder.
Os atuais bicampeões da Libertadores defendem a melhor série de resultados da "era Abel" contra o Atlético-GO, amanhã, em casa. Depois, no fim de semana, têm um confronto contra o São Paulo, terceiro colocado na Série A.
Já no torneio sul-americano, a equipe alviverde fez a melhor campanha da fase de grupos (100% de aproveitamento) e enfrenta o Cerro Porteño nas oitavas de final. A primeira partida, no Paraguai, está marcada para o dia 29 deste mês. E o jogo de volta será em 6 de julho.
Maiores invencibilidades da elite do planeta
1 - Palmeiras (BRA): 17 jogos
2 - Internacional (BRA): 15 jogos
São Paulo (BRA): 15 jogos
4 - Brugge (BEL): 11 jogos
Daegu (CDS): 11 jogos
Monaco (FRA): 11 jogos
New York City (EUA): 11 jogos
8 - Ceará (BRA): 10 jogos
9 - Paris Saint-Germain (FRA): 9 jogos
10 - Athletico-PR (BRA): 7 jogos
Rangers (ESC): 7 jogos
Veja as notícias do Palmeiras e mais temas no UOL News Esporte:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.