Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Salário de Oscar na China é maior que folha salarial de 12 times da Série A

Oscar está prestes a ser emprestado pelo Shanghai Port ao Flamengo - Reprodução/Instagram
Oscar está prestes a ser emprestado pelo Shanghai Port ao Flamengo Imagem: Reprodução/Instagram

05/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Prestes a ser anunciado como novo reforço do Flamengo para a reta final da temporada, Oscar ganhou muito dinheiro, mas muito dinheiro mesmo, durante os cinco anos e meio em que foi atração do futebol chinês.

E a maior prova disso é que o seu faturamento no Shanghai Port, clube onde chegou em janeiro de 2017 e que continuará dono dos seus direitos econômicos, é maior do que a folha salarial de 12 dos 19 adversários do time dirigido por Dorival Júnior no Campeonato Brasileiro.

Na China, o meio-campista recebe 24 milhões de euros por ano (sem contar bonificações e prêmios por objetivos atingidos). Fazendo as conversões necessárias, esse valor equivale a um salário mensal de R$ 10,7 milhões.

De acordo com apuração do "Blog do Rafael Reis", de todos os participantes da primeira divisão do futebol pentacampeão mundial, somente Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Fluminense, Internacional e Atlético-MG, além do próprio Flamengo, gastam mais do que isso a cada 30 dias com remuneração dos seus atletas.

Apesar de ser contratado de um clube da China, país que está bem distante do primeiro escalão do futebol mundial, Oscar tem o décimo maior salário do planeta. Ele fatura exatamente o mesmo que o astro francês Karim Benzema, artilheiro da última Liga dos Campeões da Europa pelo Real Madrid e favorito à Bola de Ouro neste ano.

O pequeno grupo de atletas que ganham mais que o brasileiro tem apenas Kylian Mbappé, Neymar, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Andrés Iniesta, Erling Haaland, Eden Hazard, Mohamed Salah e Kevin de Bruyne.

É evidente que, para jogar no Flamengo, Oscar terá de se adequar à realidade financeira do futebol brasileiro e diminuir consideravelmente seu faturamento. A estimativa é que seu novo salário não chegue nem a R$ 1,5 milhão mensal.

O retorno ao Brasil, provavelmente por empréstimo até dezembro, é um desejo pessoal do meio-campista de 30 anos, que só disputou três partidas desta temporada do Campeonato Chinês antes de chegar a um princípio de acordo com a diretoria do Shanghai para ser liberado.

Como não pretende abrir do seu salário milionário por mais de um semestre, a tendência é que Oscar retorne ao Oriente depois da virada do ano. Seu contrato com a equipe chinesa vai até novembro de 2024.

Para poder utilizar o ex-jogador da seleção brasileira nas competições desta temporada, o Flamengo precisa acertar todos os detalhes do negócio com o Shanghai Port e registrar o contrato do meia até 15 de agosto, último dia da janela brasileira de transferências para atletas oriundos do exterior.

O Flamengo venceu os últimos quatro jogos que disputou no Brasileiro (Coritiba, Avaí, Juventude e Atlético-GO). Com isso, conseguiu escapar do meio da tabela e subiu para a quinta colocação. Atualmente, tem 33 pontos e está nove atrás do líder Palmeiras.

A caçada dos comandados do técnico Dorival Júnior, ainda sem o reforço de Oscar, terá um novo capítulo amanhã, contra o São Paulo, no Morumbi.

Na sequência, a equipe rubro-negra recebe o Corinthians, na terça-feira, para confirmar sua classificação para as semifinais da Copa Libertadores da América. A vaga foi encaminhada nesta semana, com a vitória por 2 a 0 na casa do rival. Por conta desse resultado, o Fla pode perder por até um gol de diferença na partida de volta do mata-mata.