Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
7 estrelas do futebol mundial que merecem atenção especial nesta temporada
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A temporada 2022/23 dos principais campeonatos nacionais da Europa já começou. Neste fim de semana, tivemos o início das ligas inglesa, francesa e alemã. No próximo, será a vez do pontapé inicial do futebol na Espanha e na Inglaterra.
Com isso, voltaremos a ver em ação os craques mais importantes dos gramados. E, por diferentes motivos, alguns deles merecem receber uma atenção redobrada ao longo dos próximos meses.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete astros do futebol que você deve acompanhar de mais perto ainda nesta temporada.
VINÍCIUS JÚNIOR
Atacante
22 anos
Brasileiro
Real Madrid (ESP)
Chegar ao topo é difícil, permanecer entre os melhores é mais complicado ainda. Depois de ser um dos protagonistas da conquista da Liga dos Campeões da Europa pelo Real Madrid e de formar com Karim Benzema a dupla de ataque mais temida do futebol mundial, o brasileiro entra em 2022/23 tendo de responder a uma cruel pergunta: Vinícius Júnior acabou de sair de uma temporada brilhantemente atípica ou esse agora será o novo padrão da sua carreira? Cabe ao ainda jovem formado nas categorias de base do Flamengo provar que a segunda opção é a resposta correta. Nesse caso, a seleção brasileira irá ganhar uma nova referência técnica para tentar o hexacampeonato no Qatar-2022 e o futebol, um forte concorrente aos prêmios de melhor jogador do mundo nos próximos anos.
KYLIAN MBAPPÉ
Atacante
23 anos
Francês
Paris Saint-Germain (FRA)
Ao recusar a proposta de transferência para o Real Madrid, clube que sempre declarou que sonhava defender, e renovar contrato com o Paris Saint-Germain, o jovem atacante se transformou em uma espécie de "dono informal" da equipe francesa. A escolha dos novos técnico (Christophe Galtier) e diretor esportivo (Luís Campos) também foram feitas para agradar Mbappé. Por conta desse grande poder acumulado nos bastidores, o camisa 7 será responsabilizado por tudo que acontecer dentro de campo com o PSG. Caso o time parisiense consiga transformar em realidade seu objetivo máximo de ganhar a Liga dos Campeões da Europa, Mbappé certamente será endeusado. Mas os fracassos que porventura vierem a acontecer também cairão sob suas costas.
ERLING HAALAND
Atacante
22 anos
Norueguês
Manchester City (ING)
O Manchester City precisava de um centroavante com faro de gol para decidir os jogos em que dominava os adversários, mas não conseguia levá-los a nocaute. E Haaland necessitava de um time mais competitivo que o Borussia Dortmund para começar a lutar pelos títulos mais importantes do futebol mundial. Por isso, o casamento entre o atual bicampeão inglês e o artilheiro norueguês parece ser uma união francesa. Mas claro que só os próximos meses dirão se Haaland é a peça que faltava para o City conquistar pela primeira vez a Champions e se a equipe de Pep Guardiola é o clube do qual o atacante precisava para se firmar de vez como um dos maiores nomes da nova geração do futebol mundial.
ROBERT LEWANDOWSKI
Atacante
33 anos
Polonês
Barcelona (ESP)
Durante oito anos, o centroavante polonês reinou como protagonista do Bayern de Munique. Seu sucesso na Baviera foi tão grande que lhe rendeu até duas vitórias na eleição anual de melhor jogador do mundo organizada pela Fifa. Mas Lewandowski cansou da rotina tranquila que vivia na Alemanha, resolveu encarar um novo desafio e forçou a barra para ser negociado com o Barcelona. Agora, tem a missão de liderar o processo de reconstrução de um time de história gigantesca, mas que está atolado em problemas financeiras e só acumula decepções dentro de campo nos últimos anos. Se conseguir pelo menos um título espanhol, Lewa já terá cumprido o objetivo para o qual foi contratado. Mas se sair com as mãos abanando do Camp Nou, conhecerá o primeiro fracasso expressivo da sua carreira.
NEYMAR
Meia-atacante
30 anos
Brasileiro
Paris Saint-Germain (FRA)
Se dependesse apenas da vontade do presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaifi, Neymar já não estaria mais na capital francesa. Boa parte dos torcedores do PSG também não fazem mais questão de ver o jogador mais caro da história do futebol vestindo sua camisa. Tomado pela desconfiança de quem vem emendando temporadas e mais temporadas prejudicadas por sucessivos problemas físicos e disciplinares, o camisa 10 talvez esteja tendo sua última oportunidade de dar a volta por cima e recolocar seu nome na elite da bola. Prestigiado pelo novo técnico do campeão francês, Christophe Galtier, Neymar mandou bem na pré-temporada e deseja fazer dos próximos três meses uma espécie de treino de luxo para chegar "voando" na Copa do Mundo.
LIONEL MESSI
Meia-atacante
35 anos
Argentino
Paris Saint-Germain (FRA)
O ano um da passagem do craque argentino pela capital francesa não teve nada de especial. Pelo contrário, o outrora chamado de "extraterreste" por tudo que fez com a camisa do Barcelona se comportou como um terráqueo normal em Paris. Por isso, a segunda temporada de Messi no PSG nem despertaria tanto interesse assim se não fosse pela existência de uma Copa do Mundo no meio do caminho. Pelo que vem jogando nos últimos meses, a seleção argentina tem sido apontada como uma das favoritas para sair do Qatar com a taça nas mãos. Ou seja, já na reta final da sua carreira e quando já nem despertava tanto mais essa expectativa, Messi ganhou uma oportunidade de ouro de conquistar o título que mais desejava e encerrar um dos poucos "poréns" da sua trajetória nos gramados.
GABRIEL JESUS
Atacante
25 anos
Brasileiro
Arsenal (ING)
A saída do Manchester City foi um sopro de vitalidade para Gabriel Jesus. Reserva de luxo na equipe que venceu as duas últimas edições da Premier League, o atacante brasileiro desembarcou no Arsenal com a certeza de que seria não apenas titular, mas também e a principal referência do setor ofensivo. E o ex-jogador do Palmeiras retribuiu essa confiança com uma pré-temporada impecável, acima até mesmo das suas melhores expectativas. O agora camisa 9 marcou sete vezes na soma dos cinco amistosos preparatórios dos quais participou e passou a ser visto no futebol europeu como um forte candidato a jogador que pode "mudar de nível" ao longo desta temporada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.