Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Neymar e Mbappé brigam por pênaltis, mas o melhor cobrador do PSG é outro
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Kylian Mbappé e Neymar estão em guerra. E um dos motivos dessa queda de braço entre dois dos protagonistas do Paris Saint-Germain está ligado à disputa sobre quem deve ser o batedor oficial de pênaltis do atual campeão francês.
Os números estão a favor do brasileiro. De acordo com o site "Transfermarkt", o camisa 10 converteu 82,5% das cobranças que executou ao longo da carreira, marca um pouco superior aos 80% de acerto do agora seu "inimigo" francês.
Mas, se a capacidade de transformar pênaltis em gols fosse o único critério adotado pelo comando do PSG para definir o cobrador número um da equipe, o escolhido não seria Neymar e muito menos Mbappé.
O melhor retrospecto de todo o elenco parisiense pertence ao meia-atacante espanhol Pablo Sarabia. O jogador de 30 anos, que acabou de retornar ao clube, após uma temporada emprestado ao Sporting, bateu 15 pênaltis ao longo da carreira e converteu todos.
O dono da camisa 19 já converteu penais pelo time B do Real Madrid (hoje Real Madrid Castilla), pelo Sevilla, pelo Sporting e até pela seleção espanhola. Apesar do aproveitamento perfeito, nunca teve a oportunidade de executar uma cobrança no PSG.
Mas Sarabia é reserva em Paris. Por isso, provavelmente não estará em campo quando os adversários cometerem a maior parte das faltas dentro da área sobre seus companheiros de time. Mesmo assim, ainda há uma segunda opção com desempenho superior ao de Neymar e Mbappé.
Agora tão titular quanto os astros brasileiro e francês (depois de uma primeira temporada frustrante no Parc des Princes, marcada por problemas físicos), Sergio Ramos ostenta uma taxa de conversão de 85,7% dos pênaltis que já bateu.
A última vez que o veterano zagueiro desperdiçou uma cobrança por clubes foi em 9 de maio de 2018, quando defendia o Real Madrid. Depois, o defensor perdeu mais duas penalidades, mas ambas jogando pela Espanha.
Os rumores de desentendimento entre Mbappé e Neymar surgiram ainda no período de férias do PSG, quando vários veículos da imprensa europeia publicaram que o francês, logo após ter seu contrato renovado e ganhar ares de "dono do clube", havia pedido à diretoria que o camisa 10 fosse negociado nesta janela de transferências.
A guerra de egos virou de vez um fato público no último fim de semana. Após a partida contra o Montpellier, em que Mbappé perdeu um pênalti (o primeiro sofrido pela equipe) e Neymar (que até a última temporada era o responsável pelas cobranças) converteu outro, o brasileiro curtiu postagens no Twitter com indiretas ao companheiro de ataque.
Apesar do conflito entre os dois astros, o PSG está "voando" neste começo de temporada. A equipe parisiense venceu por goleada os três jogos oficiais que disputou até o momento: 4 a 0 sobre o Nantes (Supercopa da França), 5 a 0 frente o Clermont e 5 a 2 ante o Montpellier (Ligue 1).
Os comandados do técnico Christophe Galtier voltam a campo neste domingo, contra o Lille, um dos outros cinco times que ainda continuam invictos nesta edição da primeira divisão francesa.
Aproveitamento em pênaltis
Pablo Sarabia (ESP): 15 gols em 15 cobranças (100% de acerto)
Sergio Ramos (ESP): 30 gols em 35 cobranças (85,7% de acerto)
Neymar (BRA): 71 gols em 86 cobranças (82,5% de acerto)
Mauro Icardi (ARG): 28 gols em 34 cobranças (82,3% de acerto)
Kylian Mbappé (FRA): 20 gols em 25 cobranças (80% de acerto)
Lionel Messi (ARG): 104 gols em 134 cobranças (77,6% de acerto)
Fonte: Transfermarkt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.