Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
A janela fechou, mas esses 7 jogadores famosos continuam desempregados
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A janela de transferências para os campeonatos nacionais do primeiro escalão do futebol europeu, como Inglês, Italiano, Espanhol, Alemão e Francês, já fechou. Desde a noite de quinta-feira, os clubes que disputam essas competições estão proibidos de contratar jogadores que já estejam no elenco de outras equipes.
Mas, para a sorte de vários atletas conhecidos que já passaram por grandes clubes, vestiram a camisa de suas seleções e conquistaram títulos importantes ao longo da carreira, há uma brecha que permite a chegada de reforços que estejam sem contrato mesmo nesse período pós-Mercado da Bola.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores famosos que podem se beneficiar dessa regra. Afinal, a janela de transferências chegou ao fim, mas eles continuam desempregados.
JUAN MATA
Meia-atacante
34 anos
Espanhol
Último clube: Manchester United (ING)
Depois de oito temporadas (a maior parte delas, completamente esquecido no banco de reservas), o meia-atacante espanhol, enfim, se despediu do Manchester United. Até por ter sido tão pouco utilizado nos últimos anos, Mata vem encontrando uma dificuldade enorme para se reposicionar no mercado de trabalho. Lá nas primeiras semanas da janela de transferências, o armador teve propostas para jogar na MLS (Major League Soccer). No entanto, crente de que conseguiria uma oferta de algum clube de um centro do primeiro escalão europeu, resolveu falar não para os Estados Unidos e esperar, esperar, esperar. Será que agora ele está arrependido dessa decisão?
DIEGO COSTA
Atacante
33 anos
Espanhol
Último clube: Atlético-MG
Nascido no Brasil, mas naturalizado espanhol, o ex-centroavante de Atlético de Madri e Chelsea teve a primeira grande oportunidade no futebol nacional em 2021. Mas, apesar de ter conquistado o título da Série A, Diego Costa ficou devendo no Atlético-MG. Em janeiro, foi liberado para buscar uma nova equipe no exterior. Foram necessários sete meses para o atacante conseguir abrir negociação com um novo time. Só que as conversas com o Rayo Vallecano, time onde reencontraria o colombiano Radamel Falcao García, seu ex-companheiro de Atleti, não evoluíram como ele queria. Resultado: até segunda ordem, Diego Costa continua em ritmo de férias forçadas.
JASON DENAYER
Zagueiro
27 anos
Belga
Último clube: Lyon (FRA)
Habitué nas convocações da Bélgica e titular da equipe durante parte da última Eurocopa, o zagueiro tem expectativas reais de disputar a Copa do Mundo, a partir de novembro. Mas, mesmo sendo uma peça considerável de uma das seleções mais fortes da atualidade, Denayer não teve vida fácil nesta janela de transferências, a primeira depois do fim da sua passagem de quatro temporadas pelo Lyon. A esperança do defensor é que, agora que não tem mais muitas opções disponíveis para reforçar seu elenco, o Wolverhampton transforme o namoro que mantém com ele em casamento. Sua presença no Qatar-2022 depende disso.
MIGUEL TRAUCO
Lateral esquerdo
30 anos
Peruano
Último clube: Saint-Étienne (FRA)
Lembrado aqui no Brasil por conta da sua passagem de dois anos e meio pelo Flamengo, o lateral se mandou para a Europa em 2019, pouco depois da chegada do técnico Jorge Jesus à Gávea, e ficou as três temporadas seguintes jogando no Saint-Étienne. O rebaixamento do tradicional clube para a segunda divisão francesa marcou o final da trajetória do peruano na França. Nos últimos meses, Trauco chegou a ser apontado como candidato a reforço do Botafogo e do Vasco, só que o interesse por ele não se transformou em ofertas oficiais. Há ainda a possibilidade de o lateral se transferir para a Arábia Saudita, país que tem investido bastante em jogadores peruanos.
DAN-AXEL ZAGADOU
Zagueiro
23 anos
Francês
Último clube: Borussia Dortmund (ALE)
Titular do Dortmund na reta final da temporada passada e ainda vivendo a primeira metade da carreira como profissional nos gramados, o zagueiro francês não se encaixa no perfil de jogadores que costumam terminar uma janela de transferências desempregado. Zagadou, aliás, teve propostas de clubes importantes da Europa, como Inter de Milão e Roma. No entanto, seu pedido salarial assustou os interessados. Agora, com o Mercado da Bola fechado e desesperado para encontrar logo um time para defender em 2022/23, o defensor bateu novamente na porta dos italianos, reduziu drasticamente o valor que pretende receber e deve acertar em breve com alguma equipe relevante no cenário continental -a Roma tem sido apontada domo favorita para contratá-lo.
SERGE AURIER
Lateral direito
29 anos
Marfinense
Último clube: Villarreal (ESP)
O marfinense tem um currículo dos mais interessantes. Ao longo das últimas sete temporadas, passou por Paris Saint-Germain, Tottenham e Villarreal. Curiosamente, não deixou saudades em nenhum desses clubes. Talvez isso explique por que, mesmo com apenas 29 anos e passagens por equipes bem relevantes das ligas mais importantes do Velho Cointinente, Aurier teve tão poucos times interessados em contratá-lo nesta janela. O Nottingham Forest, recém-promovido à primeira divisão inglesa, chegou a dar como certa a chegada do lateral direito. Mas o negócio esfriou nos últimos dias e agora corre risco de nem ser concretizado.
JOSIP ILICIC
Meia-atacante
34 anos
Esloveno
Último clube: Atalanta (ITA)
Um dos protagonistas da Atalanta que se meteu entre os grandes da Itália e fez bonito até na Champions ao longo dos últimos anos, o esloveno recebeu uma despedida de gala no clube que defendeu durante cinco temporadas. Iicic já vinha caindo de produção desde 2021 devido a problemas emocionais e agora resolveu migrar para um time onde seja menos exigido. Como acabou de rescindir amigavelmente com a Atalanta, seu futuro ainda está bem indefinido. Mesmo na imprensa italiana, ainda não há rumores sobre qual será o próximo passo da sua carreira profissional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.