Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Champions deixa Brasil de lado e tem menor participação do país em 7 anos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Em ano de Copa do Mundo, a Liga dos Campeões da Europa terá uma presença reduzida do futebol mais vitorioso da história.
A fase de grupos do mais estrelado, badalado e esperado torneio interclubes do planeta começa hoje (6), com a menor participação de jogadores brasileiros das últimas sete temporadas.
No total, 48 representantes do único país pentacampeão mundial foram inscritos na etapa principal da Champions. O número é exatamente o mesmo de 2016/17, a edição mais vazia de compatriotas de Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho dos últimos tempos.
A lista só considera atletas que ainda estão aptos a vestir a camisa amarelinha. Por isso, nomes que até possuem também nacionalidade brasileira, mas que optaram por jogar por outas seleções, casos do volante italiano Jorginho (Chelsea), do meia espanhol Thiago Alcântara (Liverpool) e dos portugueses Pepe e Otávio (Porto), não fazem parte da seleção.
Dos 32 clubes participantes da fase de grupos da Champions, 21 possuem pelo menos um representante do futebol pentacampeão mundial. Bayern de Munique, Celtic, Brugge, Copenhague, Dínamo de Zagreb, Borussia Dortmund, Inter de Milão, RB Leipzig, Maccabi Haifa, Viktoria Pilsen e Rangers são as exceções.
A equipe mais brasileira desta temporada é o Benfica. São sete jogadores do país (o goleiro Helton Leite, o lateral direito Gilberto, os zagueiros Lucas Veríssimo, João Victor e Morato, além dos atacantes David Neres e Rodrigo Pinho) inscritos na competição.
O declínio na presença canarinho na Champions tem pelo menos duas explicações.
A primeira é a guerra na Ucrânia, que provocou uma completa debandada de brasileiros do Shakhtar Donetsk. O time do uniforme laranja, que chegou a ter mais de uma dezena de jogadores do país no seu elenco, agora conta apenas com o lateral direito Lucas Taylor (ex-Palmeiras).
Além disso, a última janela de transferências aumentou a concentração de representantes do futebol pentacampeão mundial na Inglaterra. Só que há um espaço limitado na Champions para os clubes que jogam a Premier League (nesta temporada, quatro vagas).
Com isso, alguns jogadores acostumados a disputar a competição e que acabaram de chegar a equipes inglesas, como Antony e Casemiro (Manchester United), Diego Carlos e Philippe Coutinho (Aston Villa), desta vez ficaram de fora.
Mesmo com esse declínio, ter atletas brasileiros continua sendo um bom negócio. A última vez que um clube conseguiu levantar a "Orelhuda" sem nenhum apoio do futebol verde e amarelo foi há 17 anos, com o Liverpool. Desde então, todos os campeões europeus contavam com pelo menos representante do país.
Por causa da realização da Copa do Mundo no fim do ano, a fase de grupos desta temporada da Champions será realizada de forma expressa. O número de rodadas foi mantido (seis), mas elas serão compactadas em menos de dois meses, entre hoje e 2 de novembro.
O dono do posto de melhor time da Europa será conhecido no dia 10 de junho de 2023. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal por causa da pandemia da covid-19.
Champions - primeira rodada
HOJE:
13h45 - Dínamo de Zagreb x Chelsea, em Zagreb (CRO), Grupo E
13h45 - Borussia Dortmund x Copenhague, em Dortmund (ALE), Grupo G
16h - Benfica x Maccabi Haifa, em Lisboa (POR), Grupo H
16h - Sevilla x Manchester City, em Sevilha (ESP), Grupo G
16h - Red Bull Salzburg x Milan, em Salzburg (AUT), Grupo E
16h - Celtic x Real Madrid, em Glasgow (ESC), Grupo F
16h - RB Leipzig x Shakhtar Donetsk, em Leipzig (ALE), Grupo F
16h - Paris Saint-Germain x Juventus, em Paris (FRA), Grupo H
AMANHÃ:
13h45 - Ajax x Rangers, em Amsterdã (HOL), Grupo A
13h45 - Eintracht Frankfurt x Sporting, em Frankfurt (ALE), Grupo D
16h - Inter de Milão x Bayern de Munique, em Milão (ITA), Grupo C
16h - Barcelona x Viktoria Pilsen, em Barcelona (ESP), Grupo C
16h - Napoli x Liverpool, em Nápoles (ITA), Grupo A
16h - Atlético de Madri x Porto, em Madri (ESP), Grupo B
16h - Tottenham x Olympique de Marselha, em Londres (ING), Grupo D
16h - Brugge x Bayer Leverkusen, em Bruges (BEL), Grupo B
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.