Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Qual clube brasileiro mais revelou jogadores para esta edição da Champions?

Inter, Santos ou São Paulo: que clube formou mais jogadores da Champions? - Montagem
Inter, Santos ou São Paulo: que clube formou mais jogadores da Champions? Imagem: Montagem

07/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Qual é a melhor forma de avaliar o trabalho das categorias de base de um clube: pelos títulos conquistados por suas equipes sub-15, sub-17 e sub-20, pelo número de jogadores aproveitados pelo time principal ou pelo sucesso que suas crias fazem ao longo da carreira?

Se o último critério é que o mais vale, é difícil encontrar uma maneira melhor de mensurar o desempenho de um sistema de formação de atletas do que olhar para aqueles que atingiram o topo da cadeia futebolística mundial, a Liga dos Campeões da Europa.

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" mergulhou na origem dos brasileiros que estão na disputa da fase de grupos da Champions, iniciada ontem, para responder: qual o time do futebol pentacampeão mundial que mais revelou jogadores para a atual temporada do torneio interclubes mais importante do planeta?

A partir da ideia de que atleta revelado por um clube é aquele que se profissionalizou por lá ou que deixou o time direto para o exterior, nenhuma equipe brasileira produz tanto pé de obra para o primeiro escalão da Europa quanto o São Paulo.

São sete crias do CT de Cotia espalhadas pelos times da Champions. Algumas delas até chegaram a construir uma história legal com a camisa tricolor, como o zagueiro Éder Militão (Real Madrid) e os atacantes Lucas Moura (Tottenham) e David Neres (Benfica).

Mas a maioria foi embora antes mesmo de se profissionalizar ou mal tendo sido utilizada pelo time principal, casos do goleiro Ederson (Manchester City), dos zagueiros Morato (Benfica) e Tuta (Eintracht Frankfurt) e do lateral esquerdo Matheus Reis (Sporting).

Desde a temporada 2019/20, quando esse levantamento começou a ser feito, o São Paulo sempre descolou um lugar no pódio. Na primeira temporada, empatou no primeiro lugar com Santos e Athletico-PR. Nos anos seguintes, foi segundo (2020/21) e terceiro colocado (2021/22).

Time brasileiro que mais emplacou jogadores formados em sua base na Champions passada, o Athletico-PR despencou para a sexta posição neste ano, com apenas dois atletas inscritos na competição. Além do São Paulo, ele também ficou atrás de Santos (5), Internacional (4), Fluminense e Palmeiras (3).

No total, 28 clubes do país do futebol geraram jogadores para esta edição da Liga dos Campeões. A lista inclui times pouco relevantes no cenário nacional, casos do Trindade (GO), primeira casa do meia-atacante Galeno (Porto), e do Brusque, de onde saiu o volante Jorginho, um dos principais nomes do Chelsea.

Por causa da realização da Copa do Mundo no fim do ano, a fase de grupos desta temporada da Champions está sendo realizada de forma expressa. O número de rodadas foi mantido (seis), mas elas foram compactadas em menos de dois meses, entre ontem e 2 de novembro.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time da Europa será conhecido no dia 10 de junho de 2023. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal por causa da pandemia da covid-19.

Champions - primeira rodada

ONTEM:
Dínamo de Zagreb 1 x 0 Chelsea, em Zagreb (CRO), Grupo E
Borussia Dortmund 3 x 0 Copenhague, em Dortmund (ALE), Grupo G
Benfica 2 x 0 Maccabi Haifa, em Lisboa (POR), Grupo H
Sevilla 0 x 4 Manchester City, em Sevilha (ESP), Grupo G
Red Bull Salzburg 1 x 1 Milan, em Salzburg (AUT), Grupo E
Celtic 0 x 3 Real Madrid, em Glasgow (ESC), Grupo F
RB Leipzig 1 x 4 Shakhtar Donetsk, em Leipzig (ALE), Grupo F
Paris Saint-Germain 2 x 1 Juventus, em Paris (FRA), Grupo H

HOJE:
13h45 - Ajax x Rangers, em Amsterdã (HOL), Grupo A
13h45 - Eintracht Frankfurt x Sporting, em Frankfurt (ALE), Grupo D
16h - Inter de Milão x Bayern de Munique, em Milão (ITA), Grupo C
16h - Barcelona x Viktoria Pilsen, em Barcelona (ESP), Grupo C
16h - Napoli x Liverpool, em Nápoles (ITA), Grupo A
16h - Atlético de Madri x Porto, em Madri (ESP), Grupo B
16h - Tottenham x Olympique de Marselha, em Londres (ING), Grupo D
16h - Brugge x Bayer Leverkusen, em Bruges (BEL), Grupo B