Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Quem é o ex-lateral do Palmeiras que virou o último brasileiro do Shakhtar?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A guerra na Ucrânia acabou com o time mais brasileiro da Europa.
O Shakhtar Donetsk até continua existindo e está disputando normalmente seu campeonato nacional e a Liga dos Campeões nesta temporada. Mas sofreu uma completa debandada de representantes do futebol pentacampeão mundial desde que seu país foi invadido por tropas da Rússia, em fevereiro.
O time, que sete meses atrás contava com 14 jogadores nascidos na terra de Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho, hoje tem apenas um atleta da nacionalidade que transformou a história do clube no seu elenco.
Quem tem a responsabilidade de levar adiante a trajetória construída por 36 brasileiros (foram aqueles que se naturalizam ucranianos para defender a seleção europeia) que vestiram a camisa do Shakhtar nos últimos 20 anos é o lateral direito Lucas Taylor.
Revelado nas categorias de base do Palmeiras e integrante da geração que tinha Gabriel Jesus como principal expoente (juntos, foram semifinalistas da Copa São Paulo de 2015), o defensor só disputou três partidas principais pela equipe adulta.
Até 2019, ano em que seu contrato com o vencedor das duas últimas edições da Copa Libertadores da América, Taylor foi emprestado para sete times diferentes: Criciúma, Paraná, Red Bull Brasil, Paysandu, Botafogo (SP), Boa Esporte e Lviv.
Esse último, onde esteve durante toda a temporada 2018/19, o lateral teve sua primeira experiência na Ucrânia. Ele retornou ao país em janeiro de 2020, já livre do vínculo com o Palmeiras, para defender o Dnipro.
Quando a guerra estourou, Taylor já não estava mais por lá, mas sim na Grécia, defendendo o PAOK. O brasileiro ainda continua contratado do clube de Tessalônica. Mas, mesmo com o conflito e todas as ameaças decorrentes dele, aceitou voltar à sua antiga casa, agora por empréstimo, para reforçar o Shakhtar.
Além do ex-lateral do Palmeiras, hoje titular absoluto da equipe comandada pelo croata Igor Jovicevic, outros nove brasileiros estão disputando a primeira divisão da Ucrânia. Na temporada passada, antes da guerra, eram 26.
O Shakhtar estreou na Liga dos Campeões com uma goleada por 4 a 1 sobre o RB Leipzig, na Alemanha. Na quarta-feira, recebe o Celtic, pela segunda rodada do Grupo F (que conta ainda com o atual campeão, Real Madrid).
A partida será disputada em Varsóvia, na Polônia. Devido à guerra e por questões de segurança, as equipes ucranianas estão proibidas de mandar jogos de competições da Uefa no seu território -ainda que o campeonato nacional esteja sendo disputado normalmente no país.
Por causa da realização da Copa do Mundo no fim do ano, a fase de grupos desta temporada da Champions está sendo realizada de forma expressa. O número de rodadas foi mantido (seis), mas elas foram compactadas em menos de dois meses, entre semana passada e 2 de novembro.
O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time da Europa será conhecido no dia 10 de junho de 2023. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal por causa da pandemia da covid-19.
Champions - rodada 2
AMANHÃ
13h45 - Viktoria Pilsen x Inter de Milão, em Pilsen (TCH), Grupo C
13h45 - Sporting x Tottenham, em Lisboa (POR), Grupo D
16h - Rangers x Napoli, em Glasgow (ESC), Grupo A
16h - Liverpool x Ajax, em Liverpool (ING), Grupo A
16h - Bayern de Munique x Barcelona, em Munique (ALE), Grupo C
16h - Porto x Brugge, em Lisboa (POR), Grupo B
16h - Olympique de Marselha x Eintracht Frankfurt, em Marselha (FRA), Grupo D
16h - Bayer Leverkusen x Atlético de Madri, em Leverkusen (ALE), Grupo B
QUARTA-FEIRA
13h45 - Shakhtar Donetsk x Celtic, em Varsóvia (POL), Grupo F
13h45 - Milan x Dínamo de Zagreb, em Milão (ITA), Grupo E
16h - Chelsea x Red Bull Salzburg, em Londres (ING), Grupo E
16h - Real Madrid x RB Leipzig, em Madri (ESP), Grupo F
16h - Copenhague x Sevilla, em Copenhague (DIN), Grupo G
16h - Juventus x Benfica, em Turim (ITA), Grupo H
16h - Maccabi Haifa x Paris Saint-Germain, em Haifa (ISR), Grupo H
16h - Manchester City x Borussia Dortmund, em Manchester (ING), Grupo G
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.