Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 estrangeiros que já podem assinar 'de graça' com seu time para 2023

Luis Suárez agora veste a camisa do Nacional de Montevidéu - Sandro Pereyra/Getty
Luis Suárez agora veste a camisa do Nacional de Montevidéu Imagem: Sandro Pereyra/Getty

13/09/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Campeonato Brasileiro está a pleno vapor, a Libertadores já definiu seus finalistas e ainda há mais três meses e meio até o fim do ano. Mas, os dirigentes mais espertos já estão pensando lá na frente... na montagem dos seus elencos para 2023.

E eles não estão precipitados. Afinal, já é possível realizar contratações para a próxima temporada. Basta convencer jogadores que estão a menos de seis meses do término dos seus vínculos atuais a assinarem pré-contratos para serem acionados no começo do ano.

O "Blog do Rafael Reis" dá uma forcinha aos cartolas dos clubes brasileiros e apresenta abaixo sete jogadores estrangeiros que estão com contratos no fim e já podem acertar transferências para a próxima temporada.

LUIS SUÁREZ
Atacante
35 anos
Uruguaio
Nacional (URU)

Um dos maiores atacantes sul-americanos da última década, o camisa 9 resolveu curtir um semestre no Nacional, clube onde iniciou a carreira, depois de deixar o Atlético de Madri e encerrar uma passagem de 16 anos pela Europa. Suárez tem se divertido bastante jogando o Campeonato Uruguaio. No entanto, é pouco provável que ele continue por lá depois da virada do ano. Os rumores mais fortes indicam que ele irá se transferir para a MLS (Major League Soccer) em 2023 para defender o Inter Miami ou o Los Angeles Galaxy. Mas, até onde se sabe, Suárez ainda não assinou nenhum contrato para jogar nos Estados Unidos. E, portanto, está livre para mudar de ideia com relação ao seu futuro.

GUILLERMO OCHOA
Goleiro
37 anos
Mexicano
América (MEX)

Guillermo Ochoa durante partida do México contra a França nas Olimpíadas de Tóquio - Berengui/DeFodi Images via Getty Images - Berengui/DeFodi Images via Getty Images
Imagem: Berengui/DeFodi Images via Getty Images

Prestes a disputar a quinta Copa do Mundo da sua carreira, o goleiro ainda sofre com o estigma de nunca ter conseguido brilhar fora do México. Ochoa já jogou na França (Ajaccio), na Espanha (Málaga e Granada) e na Bélgica (Standard de Liège). Mas em nenhum lugar passou perto de repetir o que fez ao longo das mais de 400 partidas disputadas com a camisa do América. Aos 37 anos, o veterano pode ter na próxima temporada sua última oportunidade de mudar essa história. Com contrato só até dezembro, Ochoa vem tendo nome ventilado como um possível reforço para o São Paulo para depois da virada do ano.

NICOLÁS DE LA CRUZ
Meia
25 anos
Uruguaio
River Plate (URU)

O meio-campista uruguaio Nicolas de la Cruz, do River Plate - Manuel Cortina/Getty - Manuel Cortina/Getty
Imagem: Manuel Cortina/Getty

Não é de hoje que os clubes brasileiros têm acompanhado de perto a situação do meia uruguaio, um dos jogadores mais regulares e criativos do River Plate na "era Gallardo". Na última janela de transferências, o Palmeiras ameaçou fazer uma proposta por De la Cruz, tratado internamente como substituto ideal para Gustavo Scarpa. No entanto, considerou mais negócio esperar o fim do ano para tentar contratá-lo sem ter de pagar nada ao time argentino. Apesar de falar que não quer ir embora do River sem que o clube receba algum tipo de indenização, o uruguaio tem travado todas as negociações para assinatura de um novo vínculo. Nas últimas semanas, o Corinthians se junto ao arquirrival na fila de espera por uma decisão do meio-campista.

EMANUEL MAMMANA
Zagueiro
26 anos
Argentino
River Plate (ARG)

Emanuel Mammana (River Plate) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Formado nas categorias de base do River, o zagueiro retornou ao clube no começo do ano, depois de seis temporadas na Europa e passagens por França (Lyon) e Rússia (Sochi e Zenit São Petersburgo). Após um primeiro semestre de readaptação ao futebol argentino, em que passou muito tempo no banco de reservas, Mammana se firmou nos últimos meses como pilar do sistema defensivo montado por Gallardo. Resta saber se as decepções da eliminação precoce do River na Libertadores e do desempenho abaixo do esperado no Campeonato Argentino (começou a rodada na sétima posição) serão suficientes para convencê-lo a buscar uma nova equipe em 2023.

ÁNGEL ROMERO
Atacante
30 anos
Paraguaio
Cruz Azul (MEX)

Ángel Romero comemora gol do Paraguai contra o Peru - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Duas vezes campeão brasileiro pelo Corinthians e uma espécie de ídolo alternativo da torcida alvinegra pela dedicação que tinha em campo, o paraguaio chegou a ficar um semestre desempregado depois que deixou o San Lorenzo, em agosto do ano passado. Foi só em fevereiro, quando assinou com o Cruz Azul, que Romero conseguiu retomar a carreira. No México, ele veste a camisa 10, mas está longe de ser titular absoluto. Também sofre com a falta de gols (só marcou duas vezes nas últimas 15 partidas) e com resultados bem negativos, como a goleada por 7 a 0 aplicada pelo América, no mês passado. Por tudo isso, não há nada muito atrativo que prenda Romero ao Cruz Azul e o impeça de assinar um pré-contrato.

MARCOS ROJO
Zagueiro
32 anos
Argentino
Boca Juniors (ARG)

Marcos Rojo, defensor do Boca Juniors, em ação pelo clube - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Não é fácil encontrar no cenário sul-americano um zagueiro que tenha sete anos de experiência em um dos gigantes do Campeonato Inglês (Manchester United) e uma final de Copa do Mundo (2014) no currículo. Apesar de usar a braçadeira de capitão do Boca Juniors, Rojo tem se notabilizado em sua passagem pelo clube mais pelas entradas violentas e pelo excesso de cartões do que propriamente pela liderança em campo. Apesar dos excessos cometidos, o argentino ainda é um zagueiro bastante acima da média para o futebol do continente e seria um reforço de peso para qualquer clube brasileiro -o Palmeiras chegou a monitorar sua situação no começo do ano.

JHEGSON MÉNDEZ
Volante
25 anos
Equatoriano
Los Angeles FC (EUA)

Jhegson Méndez (Los Angeles FC) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Nome certo na convocação do Equador para a Copa do Mundo-2022, o volante foi uma das primeiras revelações importantes do Independiente del Valle (fez parte do elenco vice-campeão da Libertadores-2016) e está na quarta temporada no futebol dos Estados Unidos. De janeiro de 2019 até dois meses atrás, Méndez vestiu a camisa do Orlando City. Em julho, transferiu-se para o Los Angeles FC com um contrato curto, válido só até dezembro. Caso seja aprovado nesse "período de testes", o equatoriano provavelmente terá vínculo renovado para a próxima temporada. A questão é que ele ainda não conseguiu se transformar em titular da equipe californiana, o que abre brecha para ele negocie desde já um futuro em outro clube/país.