Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 brasileiros conhecidos que estão em campeonatos de 2ª divisão no exterior

Wesley Moraes já jogou até na seleção, mas agora encara a segundona da Espanha - Divulgação
Wesley Moraes já jogou até na seleção, mas agora encara a segundona da Espanha Imagem: Divulgação

14/09/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Atuar fora do Brasil é um sonho para praticamente todo jogador que desponta no nosso futebol. O pacote completo inclui defender uma das grandes equipes do planeta, dividir o gramado com estrelas do porte de Lionel Messi, Neymar, Kylian Mbappé e Erling Haaland e disputar competições como a Liga dos Campeões da Europa.

Mas esse caminho é para poucos, é a realidade de apenas uma pequena parcela dos representantes do país pentacampeão mundial que se aventuram fora das nossas fronteiras.

Até mesmo alguns jogadores conhecidos do grande público acabam tendo uma trajetória diferente: vão para nações bem menos relevantes no cenário internacional ou acabam disputando divisões inferiores dos campeonatos nacionais mais consagrados.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete brasileiros conhecidos que vivem a segunda situação. Na atual temporada, eles estão bem longe do glamour da Champions e ralando em alguma "Série B" do exterior.

WESLEY MORAES
Atacante
25 anos
Levante (ESP)

Três anos atrás, o centroavante protagonizou uma transferência de 25 milhões de euros (R$ 130 milhões, na cotação atual), foi jogar na Premier League inglesa e até chegou a estrear pela seleção. O andamento da sua carreira levava a crer que Wesley Moraes se firmaria como um dos principais camisas 9 brasileiros na Europa. Mas uma lesão no joelho transformou completamente sua trajetória. O mineiro de Juiz de Fora ficou um ano e três meses sem jogar pelo Aston Villa. E, quando voltou, já não era mais o mesmo. Wesley foi emprestado ao Brugge e ao Internacional com o objetivo recuperar a forma e o futebol de antes da cirurgia. Não deu certo. A terceira tentativa está sendo na segunda divisão espanhola. No Levante, o brasileiro ainda não fez gol, mas pelo menos tem sido escalado como titular.

JOÃO PEDRO
Atacante
20 anos
Watford (ING)

João Pedro, ex-Fluminense, com a camisa do Watford - Marc Atkins/Getty Images - Marc Atkins/Getty Images
Imagem: Marc Atkins/Getty Images

Enquanto a janela de transferências das grandes ligas da Europa estava aberta, parecia pouco provável que o jovem atacante revelado pelo Fluminense teria de encarar a segundona inglesa. João Pedro negociou com vários clubes da Premier League e chegou a ser dado como reforço certo do Newcastle. Só que, de última hora, o time de futebol mais rico do mundo preferiu concentrar seus investimentos no sueco Alexander Isak (ex-Real Sociedad), e o brasileiro permaneceu no Watford. Essa será a segunda temporada do garoto na Championship. Em 2020/21, ele teve papel importante no acesso do Watford à primeira divisão. Agora, já meteu dois gols e duas assistências nas oito primeiras rodadas.

GABRIEL SARA
Meia
23 anos
Norwich (ING)

Gabriel Sara (Norwich) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O meia formado no São Paulo está realizando o sonho de jogar na Inglaterra, o país com o futebol mais rico do mundo na atualidade. Mas, pelo menos por enquanto, a rotina de Gabriel Sara é brigar com o Norwich na segunda divisão. Recém-contratado, o brasileiro custou 10,5 milhões de euros (R$ 54,4 milhões) e ainda está em processo de adaptação ao novo campeonato. O meia vem sendo utilizado a conta-gotas pelo técnico Dean Smith e ainda nem completou uma partida inteira na Championship (jogou por apenas 56 minutos). A boa notícia é que seu time ocupa a vice-liderança da competição e já desponta como um dos favoritos para o acesso à elite.

RODRIGO MUNIZ
Atacante
21 anos
Middlesbrough (ING)

Rodrigo Muniz (Middlesbrough) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Na temporada passada, o centroavante formado pelo Flamengo estreou no futebol europeu ajudando o Fulham a chegar à primeira divisão inglesa (mesmo na reserva, marcou cinco vezes na campanha do acesso). Só que a promoção não representou um salto muito grande na carreira de Rodrigo Muniz. Em vez da esperada Premier League, o camisa 9 brasileiro está outra vez disputando a "Série B". Ainda contratado do Fulham, mas agora emprestado ao Middlesbrough, o atacante já disputou três partidas por seu novo time (duas como titular) e até já deixou seu golzinho.

RENATO KAYZER
Atacante
26 anos
Daejeon Hana Citizen (CDS)

Renato Kayzer (Daejeon Hana Citizen) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Após um 2021 relativamente interessante pelo Athletico-PR, o atacante chegou ao Fortaleza no começo do ano como grande aposta do time para a disputa da Copa Libertadores da América. Mas Renato Kayzer não conseguiu jogar bem na equipe cearense, perdeu espaço com o técnico Juan Pablo Vojvoda e acabou liberado para se transferir para o exterior. Em baixa naquele momento, o melhor que conseguiu foi um empréstimo de seis meses para a liga de acesso da Coreia do Sul. Pelo Daejeon Hana Citizen, o brasileiro tem feito a diferença na K-League 2. Com quatro gols marcados em nove jogos, Kayzer está ajudando seu time a permanecer na zona de acesso para a primeira divisão.

HERNANI
Meia
28 anos
Reggina (ITA)

Hernani (Reggina) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Conhecido no Brasil pelo período em que defendeu o Athletico-PR, o meio-campista já tem uma longa carreira no exterior. Na Europa desde 2017, Hernani passou por Rússia (Zenit São Petersburgo) e França (Saint-Étienne). Ele chegou à Itália três anos atrás e já foi rebaixado duas vezes: com Parma, em 2020/21, e Genoa, na temporada passada. O meia ainda pensou que escaparia da segunda divisão quando o Palmeiras lhe procurou com uma possibilidade de voltar ao Brasil. Como o negócio não saiu, Hernani terá mesmo de encarar a Série B, agora pelo Reggina, que o pegou emprestado do Parma, clube que continua sendo dono dos seus direitos econômicos.

SIDNEI
Zagueiro
33 anos
Las Palmas (ESP)

Sidnei (Las Palmas) - Carlos Diaz-Recio/Divulgação - Carlos Diaz-Recio/Divulgação
Imagem: Carlos Diaz-Recio/Divulgação

Após passagens frustrantes por Cruzeiro (de janeiro a abril) e Goiás (entre abril e julho), o veterano zagueiro revelado pelo Internacional resolveu retornar à Europa, onde esteve durante a maior parte da carreira (12 anos e meio). Na última janela de transferências, ele recebeu uma proposta do Las Palmas e se mandou para a segundona espanhola. Esse é o quarto time de Sidnei no país vencedor da Copa do Mundo-2010. Antes, ele já havia defendido Espanyol, La Coruña e Betis, mas todos na primeira divisão. No exterior, o zagueiro também jogou por Benfica (Portugal) e Besiktas (Turquia).